94 vs 06

Pois é para terminar esta "saga" voltei ao encontro do Swift do meu amigo, desta vez mais vitaminado, Repro. para 95Cv sem catalizador, bla bla bla, e ficou com +-100cv foi alterado também o corte do motor para poder dar mais um bocadinho de ponta ( na minha opinião tudo isto só serve para dar cabo do carro, mas enfim ). Claro que o punto está o mesmo.
Partimos então para a nossa corrida para ver qual o menos lento. De salientar que o punto levava o deposito com +-30 lts de combustivel e o swift perto da reserva ( muito sabido o meu amigo). Logo no arranque em 2ª foi bem visivel a cavalagem extra que o swift agora dispõem, se com 70 cv eu ia embora lentamente, agora foi o inverso, ficando o swift totalmente à minha frente tendo como avanço a sua traseira sobre a minha frente (pensei bem isto vai correr mesmo mto mal) mas á medida que as mudanças do swift se iam esgotando ( 2ª, 3ª), e com o punto ainda a dar um extra, acabei por passar o swift ( tinha o nariz do carro como vantagem), mas apatir dos 160 de novo o swift foi ganhado ligeiro avanço, até q o punto o deixou ir embora apartir dos 180 (apenas com o efeito de cone conseguia continuar colado a ele, porque lado a lado como decorreu o nosso teste isso não acontecia apartir da velocidade mencionada).

Conclusão fiquei mais uma vez espantado com o meu punto, que tanta gasolina consome e por isso me obriga a ir a 80 para o trabalho, para que o depósito "dure" 700 KM hehehe.
Agora a sério bem sei que nesta brincadeira devo ter gasto o dobro de combutivel do swift, mas cada vez mais tiro a conclusão que muita gente tem a ilusão que um carro a diesel da nova geração tem muito melhores prestações que os gasolina, sendo iludidos pelo "kick" do turbo.

P.S. preferia ter o swift com 70Cv que o Punto.

Última edição:
Isso é um bom resultado para o punto, apesar de tudo.

Claro que por um lado o punto tem 100 kg a menos do que o swift, que é o equivalente a levares um adulto + uma criança de 10 anos no Punto.

Mas há outro factor a não esquecer. O Punto pertence a uma era em que os motores não eram tão castrados pelas normas anti-poluição como actualmente, para além de os motores fiat dessa era serem referenciais em termos de andamento.

Já agora....voltando msmo ao inicio dos anos 90 o Uno 60SX, além de muito bem equipado andava muito bem....na altura devia ser mesmo o melhor utilitário!

fiata18027eq.jpg

Voltar
Superior