9.45= ??

Existem actualmente duas correntes para os arredondamentos: a que arredonda sempre por excesso - e neste caso 9,45 passa a 9,5 - e a que vem indicada no VIM - Vocabulário Internacional de Metrologia - e que segue rigorosamente o que o AIR referiu.

Assim, segundo o VIM, e que é a opção que eu considero mais correcta, 9,45 arredonda para 9,4.

De notar, por exemplo, que o Excel arredonda sempre por excesso.

o que interessa é os algarismos significativos! Se se está a usar duas casa decimais . e se quer arredondar à unidade . Entao 9.45 arredonda a 9 orque o numero antes da unidade é 4. Se se quer arredondar a uma casa decimal , entao 9.45 é 9,5 , porque o numero antes dos 4 é 5. Como uma nota é arredondada àunidade , 9.45 é 9.

Onde é que está a dúvida?

Arredondar a 1 casa decimal 9,45 = 9,5
Arredondar a 0 casas decimais 9.45 = 9

Nunca dará o 10.

A minha média final de faculdade é 15,49... Ou seja 15!

Depende dos criterios dos Prof´s

Nos meus tempos de faculdade tinha prof´s que diziam que a partir de 8 passavam...o que eles não diziam e só se dava conta no exame é que em 300 e tal alunos passavam 4 ou 5, tal a dificuldade do exame.

Tive outros que eram extremamente rigorosos e 9.45 dava direito a chumbo...os exames também era relativamente fáceis.

Acho que não há uma resposta exacta a este tipo de situações, depende.

Depende dos criterios dos Prof´s

Nos meus tempos de faculdade tinha prof´s que diziam que a partir de 8 passavam...o que eles não diziam e só se dava conta no exame é que em 300 e tal alunos passavam 4 ou 5, tal a dificuldade do exame.

Tive outros que eram extremamente rigorosos e 9.45 dava direito a chumbo...os exames também era relativamente fáceis.

Acho que não há uma resposta exacta a este tipo de situações, depende.

Tinha um professor que dizia que cotava os exames para 21 ou 22 para não reprovar o pessoal todo. [:D]

Eu não acho que tenha nada a ver com rigor ou não.

9,45 de facto é chumbo.

Ele pode é ser simpático e dar mais 0,2 numa ou outra pergunta, e passar com 9,65. Ou algo assim!

Acaba por ser um preciosismo, provavelmente dava para dar 0.05 a mais numa resposta qualquer e a nota passaria a ser 9.5..

E porque partes do princípio que não houve já boa vontade antes e o prof tinha conseguido passar de 9.3 para 9.45? Quando as pessoas estão à rasca, qualquer justificação serve... às vezes parece que pedem esmola :(

Voltar
Superior