6÷2(1+2)=?

6÷2(1+2)=?

• 1

Votos: 78 30,4%
  • 9

Votos: 179 69,6%

• Total de eleitores
    257
Para encerrar a discussão...

Os que continuam a insistir que a resposta é 1:

- Parece claro que A(B+C) pressupõe uma multiplicação, ou seja, é igual a Ax(B+C). Pelo menos
todos, sem excepção, fizeram 2x3 para chegar a 6/6 e depois 1. Além de que se aprende que
o símbolo da operação de multiplicação pode ser omitido em certos casos, como este e outros.
Penso que ninguém nega isto.

- Assim sendo, expliquem-me, como é que:
6/2(1+2) = 6/2/(1+2)

Pois...
Podem fechar...
[:)]

You are a genius!!! [:D]

11 páginas?

Matlab:
matlabg.jpg

Máxima:
mxima.jpg

Incrível, hoje num grupo de 11 amigos esta questão veio à baila e dos 11 só dois afirmávamos que dava 9 todos os outro afirmavam 1!
Eu saquei de 30 e meti-os em cima da mesa... mas mais nenhum dos que afirmava que dava 1 teve coragem de apostar cmg!

BTW o neph levou um pena dura desta vez... Provavelmente 1 mês por cada clone.
É pena. Gostava de saber a sua sábia opinião em relação a este assunto.[:D]

Podemos desbloqueá-lo por umas horas! [:D] (Brincadeira, antes que surjam aí 1000 movimentos em 5 minutos para o trazermos de volta! [:p][:)])

Esta discussão já faz lembrar aquela de quando começa o séc. XXI, ou quando é que termina a primeira década do mesmo, etc. [:D]

Eu as regras que aprendi muitos e muitos anos atras, era que os calculos dentro de parentisis têm prioridade sobre os outros, por isso, primeiro faz-se o calculo dentro do parentisis que dá 3

(1+2) = 3

depois tanto a X como a / têm a mesma prioridade :

6/2X3 = { 3x3 = 9 ou 6/6 = 1 **

realmente aplicando o que aprendi, poderia dar qualquer um dos resultados..

Aqui está a questão que não tenho certeza, se o 2(1 + 2) terá prioridade e seria assim que eu fazia, decomponha os parentises:

como 2(1 + 2) = (2 + 4) e deve se efectuar o calculo entre parentisis primeiro, será assim:

6/(2 + 4) = 6/6 = 1

isto de quem nao é matematico, lol

abraço

Não. Em caso de operações do mesmo "nível hierárquico" (divisão e multiplicação), prioridade tem aquilo que vem primeiro, da esquerda para a direita, que é como tu lês. Então, a primeira conta que te aparece para fazeres é: 6/2, que dá 3. Depois vais multiplicar isso pelo que está no parêntesis, que é 1+2, ou seja, 3. Então, 3x3=9.

Está explicado, e sem precisar de recorrer a 50.000 teorias matemáticas ou a elaborados programas de computador. Qual é a dificuldade de perceber isto? Eu aprendi isto no 5.º ou 6.º ano, há mais de 25 anos atrás...

Voltar
Superior