6÷2(1+2)=?

6÷2(1+2)=?

• 1

Votos: 78 30,4%
  • 9

Votos: 179 69,6%

• Total de eleitores
    257
SRLA, o teu erro está precisamente aqui. Tens razão quando dizes que quando se trata de multiplicações apenas, a ordem nao interessa. No entanto, divisão é diferente de multiplicação. E quando misturas as duas, a ordem interessa, e é da esquerda para a direita.

Se este problema fosse so com multiplicações seria 6 x (1/2) x 3. E aqui sim, qualquer que seja a ordem pela qual faças a conta, irá dar sempre 9. Mas se tiveres o 6 / 2 x 3 tens de respeitar a ordem da esquerda para a direita, visto nao haver quaisquer parentesis.

Espero que estejas esclarecido.

6/2*3 = 3*3 = 9

3*2/6 = 6/6 = 1

...

6*2*3 = 36
3*2*6 = 36

[:cool:]

someone_is_wrong_on_the_internet1.jpg

......

brutal! [:)][:)][:)]

Para professor catedrático que assassine a LP estou cá eu.
Para os que duvidam das minhas capacidade técnicas, podem sublinhar o meu post inicial. [kiss][:cool:]

É a interpretação dele.

A minha é ao contrário.

Mas penso que de qualquer das formas o problema está mal formulado, porque não devia deixar margem para estas dúvidas.

Epá...tu desculpa lá. Está mal colocada? Eu tive matemática até ao nono ano, era aluno de 2 e se não soubesse fazer essa "conta" era aluno de - 10. Mas como já passaram 30 anos, se calhar mudaram a matemática e tal...

Só não entendo como é que ainda restam dúvidas.

As regras básicas aprendem-se em que ano? 5º ou 6º (antigo ciclo preparatório)?
Mas onde é que a questão está mal formulada? Só se for para os que estão a colocar () onde eles não existem!

9 páginas é um pouco demais.

O problema está na forma como as pessoas estão a interpretar a expressão. Umas, nas quais eu me insiro, interpretam que o (1+2) está em numerador:

Código:
 6                                        1
--- x (1+2) que é a mesma coisa  que 6 x --- x (1+2) = 9
 2                                        2

Outras, como não está explícito o sinal de multiplicação, por uma questão visual acham que o (1+2) está "agarrado" ao 2 e, assim, no denominador:

Código:
    6                                  1      1
--------- que é a mesma coisa que 6 x --- x ----- = 1
2 x (1+2)                              2    (1+2)

Obviamente, que o facto de o (1+2) parecer "agarrado" ao 2, não significa que esteja. Para tal, teriam que ser usados parêntesis: 6÷(2(1+2)).

Assim, a resposta correcta será 9.

Última edição:
Interpretação é o termo correcto, por que a linguagem matemática está escrita em código, com símbolos, por isso tem que ser interpretada. Agora, a interpretação é que tem que ser CORRECTA.

pois lógico, agora de nada serve dizer que se interpretou desta ou daquela forma, porque como alguém já disse isso serve noutras áreas que não a matemática.

Interpretação é o termo correcto, por que a linguagem matemática está escrita em código, com símbolos, por isso tem que ser interpretada. Agora, a interpretação é que tem que ser CORRECTA.

Não há nenhuma interpretação a fazer.
Há que aplicar as regras e ponto final.

Ou seja... não está sujeito a interpretação, no sentido de que possam existir interpretações
diferentes. Não há interpretações!

Quando muito, onde pode existir uma "interpretação" errada é das próprias regras.
Por exemplo, pensar em "operações com parêntesis" quando a regra diz "operações DENTRO
de parêntesis".

Voltar
Superior