SRLA
New member
É a interpretação dele.
A minha é ao contrário.
Mas penso que de qualquer das formas o problema está mal formulado, porque não devia deixar margem para estas dúvidas.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
É a interpretação dele.
Ora vamos só ver uma coisa, a questão aqui não é de matemática mas de convenção (como já foi referido).
A dúvida é se o (1+2) multiplica o 6 ou o 2. Para evitar estas dúvidas evita-se esta notação (mas a escrever a computador tem que ser), mas quando ela é utilizada usa-se parêntesis para evitar diferentes interpretações.
Em caso de dúvida, penso que apenas faz sentido multiplicar pelo que está anexo aos parêntesis (que é o mesmo que fazer as multiplicações antes das divisões, como sempre aprendi desde a primária e até à data tem sempre funcionado).
Ou seja:
6/2(1+2)=/=(1+2)6/2
6/2(1+2)=6/[2(1+2)]
(1+2)6/2=[(1+2)6]/2
A calculadora também concorda.
Eu como disse não me quero gabar mas, embora não seja nenhum professor de matemática, tenho confiança suficiente nas minhas capacidades matemáticas (referi álgebra e análise porque são os exemplos mais recentes, também tive 19 em exame nacional a matemática B (foi a disciplina que tive no secundário) e aprovação a matemática A já no ensino superior com 18) para que até que me apareça um professor (pode ser um da FEUP []) a demonstrar o contrário é no que vou ficar.
É a interpretação dele.
A minha é ao contrário.
Mas penso que de qualquer das formas o problema está mal formulado, porque não devia deixar margem para estas dúvidas.
A mat. A, álgebra e análise foram feitas sem calculadora, mas tá bem :sh)Aposto contigo que, se te pedissem para fazer uma divisão sem
usar a calculadora, te ias estender ao comprido. Não tenho a menor dúvida.
Está incompleta, e a prova disso é a dúvida toda que está a causar.Estás a dizer que esta expressão 6÷2(1+2), está incorrecta/mal formulada?
É a interpretação dele.
A minha é ao contrário.
A mat. A, álgebra e análise foram feitas sem calculadora, mas tá bem :sh)
A calculadora é um dos modelos aprovados pelo ministério para exames nacionais...
Está incompleta, e a prova disso é a dúvida toda que está a causar.
É a interpretação dele.
A minha é ao contrário.
É a interpretação dele.
A minha é ao contrário.
A mat. A, álgebra e análise foram feitas sem calculadora, mas tá bem :sh)
A calculadora é um dos modelos aprovados pelo ministério para exames nacionais...
Está incompleta, e a prova disso é a dúvida toda que está a causar.
SRLA estás errado.
Incrivel como uma questão matematica, ciencia exacta, consegue levantar tantas dúvidas!! Aqui não poderia/deveria haver campo para subjectividades. Matematica há só uma..não dá para interpretar de várias formas. Resposta certa só há uma.![]()
Ora bem, é uma questão como a do copo meio cheio ou meio vazio. []
Mas tem a ver com duas questões:
- O "*" não ter que estar lá
- As pessoas (mesmo que insconscientemente) deixarem a divisão para o fim, levando a que imaginem logo 6/[2(1+2)]
Para se considerar a fracção 6/2, e o resultado ser 9, na minha opinião devia estar escrito (6/2)(1+2), ou seja a fracção devia aparecer entre parêntesis.
No Wolfram por exemplo é exactamente a mesma coisa com ou sem parêntesis na fracção
Recorrendo às regras da tal aritmética, um conjunto de multiplicações (divisões sendo entendidas como o inverso de multiplicações) tem que dar o mesmo resultado qualquer que seja a ordem pela qual se faz as operações.