P
Pastis
Guest
Pelas respostas que vejo aqui há pessoal que precisa urgentemente de estudar matemática.
Tu até podes acertar e não perceber um boi de matemática.
Matemática não é isto.
Aqui falamos de convenções apenas...
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Pelas respostas que vejo aqui há pessoal que precisa urgentemente de estudar matemática.
Precisamente para evitar este tipo de dúvida é que se faz as multiplicações antes das divisões (embora analiticamente sejam equivalentes).
Em caso de dúvida que a resposta seja 1 e porquê se deve fazer assim, podemos ir pela distributividade da multiplicação:
6/2(1+2)=6/(2*1+2*2)=6/(2+4)=6/6=1
(acho que ninguém discutirá que se faz primeiro as operações que envolvam parêntesis, ou neste caso a operação entre o que está dentro e o que aparece imediatamente adjacente que tem o mesmo valor algébrico)
Ou seja, 6/2(1+2) deve ser lido como 6/[2(1+2)] e não (6/2)(1+2).
Não quero parecer convencido nem nada mas há poucos meses tive 17 em exame de ensino superior de álgebra linear e ainda ontem fiz um teste de análise matemática que até correu bem, se a nota for fraca apareço cá para ponderar a minha posição mas caso contrário a não ser que me seja explicado por um professor vou deixar como está.
Precisamos é de um professor catedrático...
Não quero parecer convencido nem nada mas há poucos meses tive 17 em exame de ensino superior de álgebra linear e ainda ontem fiz um teste de análise matemática que até correu bem, se a nota for fraca apareço cá para ponderar a minha posição mas caso contrário a não ser que me seja explicado por um professor vou deixar como está.
Precisamente para evitar este tipo de dúvida é que se faz as multiplicações antes das divisões (embora analiticamente sejam equivalentes).
Em caso de dúvida que a resposta seja 1 e porquê se deve fazer assim, podemos ir pela distributividade da multiplicação:
6/2(1+2)=6/(2*1+2*2)=6/(2+4)=6/6=1
(acho que ninguém discutirá que se faz primeiro as operações que envolvam parêntesis, ou neste caso a operação entre o que está dentro e o que aparece imediatamente adjacente que tem o mesmo valor algébrico)
Ou seja, 6/2(1+2) deve ser lido como 6/[2(1+2)] e não (6/2)(1+2).
Pois não é representativo... é PREOCUPANTE!!!
[]
Tu até podes acertar e não perceber um boi de matemática.
Matemática não é isto.
Aqui falamos de convenções apenas...
Aqui vai a explicação para ver se a gente se entende (leiam até ao fim para perceberem):
Se seguirmos as regras da matemática então:
- 6÷2(1+2)=9
1º Resolver o que está dentro de ()
2º Resolver a DivisãoCódigo:(1+2)=3
3º Resolver a MultiplicaçãoCódigo:6÷2=3
Explicação da ÷ e do x: A multiplicação e a divisão têm a mesma ordem de operações, mas á uma regra que devemos de ter aqui em atenção, é que quando isto acontece, deve-se ler o calculo da esquerda para a direita, pois é a forma como nós escrevemos.Código:3(3)=9
Regra esta que muitos professores se esquecem de dizer nas aulas, na qual se vê aqui o resultado.
Como muitos cépticos aqui não vão "acreditar" deixo aqui algumas provas para lerem e reflectirem:
http://math7.khb3.com/notes/orderOfOperations/orderOfOperations.html
http://www.chem.ox.ac.uk/fortran/arithmetic.html (Aqui veja depois do titulo Mixed Mode Arithmetic)
http://www.lpb.org/education/classroom/itv/algebra/guide.html[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][SIZE=-1] (Ler parte Please Excuse My Dear Aunt Sally)[/SIZE][/FONT]
Acho que não restam duvidas correcto? Ou será que mesmo com provas dadas ainda á pessoal que levam a deles avante?
PS: Podem dizer que está incorrecto porque ensinaram assim blablabla, mas para aprenderem mais um pouco, a maior parte dos professores sempre ensinaram os alunos para seguirem um método bastante utilizado na América chamado de PEMDAS (eu próprio seguia esse método enquanto estudava):
Em Português:
Parenteses
Exponenciais
Multiplicação
Divisão
Adição
Subtracção
Escrita original:
Parentheses
Exponents
Multiply
Divide
Add
Subtract
Mas esta explicação estava incorrecta isto porque na expressão PEMDAS, a ultima parte "MDAS" significava Multiplicação ou Divisão ou Adição ou Subtracção, mas tudo junto ficavamos em quê? criou-se bastantes erros e duvidas, até que surgiu a ideia de se alterar esta abreviatura para:
P
E
M D
A S
Aplicando a nova regra na qual se aparecer um calculo em que tenham uma multiplicação ou divisão, ou uma adição e subtracção, deve-se calcular primeiro da esquerda para a direita.
Ex:
2+6÷3-5x3+5(1+1)=
2+6÷3-5x3+5x2=
2+2-5x3+5x2=
2+2-15+5x2=
2+2-15+10=
4-15+10=
-11+10=-1
Penso que já deu para perceber, imaginem agora os erros que os profs de Matemática cometem e cometeram e certamente irão cometer na época de exames. Isto porque á professores que não concordam com este método, e preferem ensinar mal, que ir contra o que está comprovado como correcto:sh)
Cumprimentos
Ora vamos só ver uma coisa, a questão aqui não é de matemática mas de convenção (como já foi referido).
A dúvida é se o (1+2) multiplica o 6 ou o 2. Para evitar estas dúvidas evita-se esta notação (mas a escrever a computador tem que ser), mas quando ela é utilizada usa-se parêntesis para evitar diferentes interpretações.
[...]

É verdade, mas uma pessoa não saber as leis básicas da matematica é algo grave.