6÷2(1+2)=?

6÷2(1+2)=?

• 1

Votos: 78 30,4%
  • 9

Votos: 179 69,6%

• Total de eleitores
    257
Ok...
Vamos ver então...

Aqueles que continuam a insistir na resposta "1", resolvam este:

(1+2)/2*6

ATENÇÃO: Só é para responder quem diz que o outro é igual a 1.

Bem, como ninguém responde, respondo eu...

Qualquer coisa a dividir por x é o mesmo que multiplicar por 1/x.
Certo?

Então temos:

(1+2) x 1/2 x 6

Agora pensem nas propriedades da multiplicação...

Já pensaram?
Vejam se reconhecem:

(1+2) x 1/2 x 6 = (1+2) x 6 x 1/2 = 1/2 x 6 x (1+2) = ... etc. etc. etc. e TAMBÉM:
= 6 x 1/2 x (1+2)

Tudo isto tem de dar o mesmo valor. E esse valor é?...
É?...
Qual?...
Digam lá?...

E mesmo os que estão bem não precisam aproveitar algo tão simples para brilharem, é um bocado triste.

Isso é para mim?:confused:

É que eu vim ao tópico e disse qual era o resultado. E depois disse que não escrevia mais nada. Como insistiram eu, ainda de boa fé, tente explicar. Depois deparo-me com um post cheio de smiles, a dizer que era por aquelas e por outras que o FMI estava em Portugal e eu devia ter continuado sem dizer nada?

Triste é esse user não ter dito mais nada. Simples.

Porque isto, desculpa lá, não dá para ninguém brilhar. [;)]

Mas para a próxima estou a ver que mais vale ninguém tentar explicar nada, porque é triste.

Isso é para mim?:confused:

É que eu vim ao tópico e disse qual era o resultado. E depois disse que não escrevia mais nada. Como insistiram eu, ainda de boa fé, tente explicar. Depois deparo-me com um post cheio de smiles, a dizer que era por aquelas e por outras que o FMI estava em Portugal e eu devia ter continuado sem dizer nada?

Triste é esse user não ter dito mais nada. Simples.

Porque isto, desculpa lá, não dá para ninguém brilhar. [;)]

Mas para a próxima estou a ver que mais vale ninguém tentar explicar nada, porque é triste.

Estamos sensiveis! Não, era para outras personagens.

Bem, como ninguém responde, respondo eu...

Qualquer coisa a dividir por x é o mesmo que multiplicar por 1/x.
Certo?

Então temos:

(1+2) x 1/2 x 6

Agora pensem nas propriedades da multiplicação...

Já pensaram?
Vejam se reconhecem:

(1+2) x 1/2 x 6 = (1+2) x 6 x 1/2 = 1/2 x 6 x (1+2) = ... etc. etc. etc. e TAMBÉM:
= 6 x 1/2 x (1+2)

Tudo isto tem de dar o mesmo valor. E esse valor é?...
É?...
Qual?...
Digam lá?...

Não compliques .... [:D]

Eu sei que era só para quem disse que era 1, mas eu vou responder:

(1+2)/2*6

=

3/12

=

1/4

=
....

0,25! [;)]

Até acho o problema pertinente. [:D]
É isto que me parece que deve ser lido e interpretado:

contas.jpg

Distributiva:

A(B+C) = AxB + AxC

No nosso caso:
A = 6/2
B = 1
C = 2

6/2(1+2) = 6/2x1 + 6/2x2 = 9

Mais elucidativo que isto, é difícil.

Oh Nuno 156, eu ainda sou do tempo que quando se tiravam negativas se apanhava no lombo em casa (eu por acaso nunca tirei) e muitos que reprovavam comiam comida de Urso e iam trabalhar nas férias como serventes ou ajudantes de mecânico.

E depois do 9º ano todas as cadeiras (disciplinas) tinham que ser feitas com positivas.

Mas eles rebentaram com tudo!

Tudo para dizerem que em vez de 20% das pessoas com o Liceu, existem 50%. [:D]

Que tristeza, trabalharem para estatísticas e manhosas.

Arranjaram maneira de uma pessoa como eu descredibilizar qualquer habilitação pré-Universitária, sem averiguar pessoalmente as capacidades das pessoas.

Não há volta a dar, a coisa tinha que ser de raiz!
Ninguém poderia sair da escola primária sem pelo menos:
- saber bem a tabuada (como um jogo, é fácil. Criem uma espécie de jogo, de "prémios");
- Conseguir ler um texto vulgar de forma corrente sem soluços;
- Conseguir escrever um texto simples sem cometer erros graves.

a minha resposta inicial seria 1, porque por norma neste tipo de equações vou sempre dar "prioridade" ao 2(2+1), e só depois o dividiria por 6.

parece que vou ter de actualizar os meus conhecimentos básicos de matemática (o que não é estranho que aconteça, ninguém deve ter a pretensão de estar 100% certo em assunto nenhum).

No entanto, gostava mesmo que alguém com conhecimento sólido de matemática desse a sua opinião (se já alguém o fez desculpem, não li o tópico todo).

O que está aqui a complicar é a falta do sinal x.
6÷2(1+2) = 6÷2x(1+2)

De resto, já foi aqui bem explicado o porquê do resultado ser 9.

Eu acho que existe uma explicação para cerca de 1/3 das pessoas dizerem que é 1.
Não é por acaso que este problema surge a dar tanta polémica. [;)]

Das operações básicas: somar, subtrair, multiplicar e dividir (que no fundo são apenas duas, mas pronto) as pessoas sempre tiveram mais dificuldade em dividir (Dividir ou partilhar custa [:D]).

Como o dividir é sempre o mais difícil, no subconsciente deixam para o fim a divisão; e sendo assim ficam com 6/6=1 [;)]

a minha resposta inicial seria 1, porque por norma neste tipo de equações vou sempre dar "prioridade" ao 2(2+1), e só depois o dividiria por 6.

parece que vou ter de actualizar os meus conhecimentos básicos de matemática (o que não é estranho que aconteça, ninguém deve ter a pretensão de estar 100% certo em assunto nenhum).

No entanto, gostava mesmo que alguém com conhecimento sólido de matemática desse a sua opinião (se já alguém o fez desculpem, não li o tópico todo).

Concordas que AxBxCxD(E+F) é o mesmo que AxBxCxDx(E+F), certo?
Nesse caso, há que aplicar as regras das precedências.
Simples.

Voltar
Superior