alfamaniaco
New member
Em que ano foi imposta como sendo obrigatória?
E é obrigatória para todos os veiculos?!
E é obrigatória para todos os veiculos?!
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
citação:Originalmente colocada por LusoRib
É obrigatória para ligeiros de passageiros matriculados após 01.10.2000 e facultativa para as outras categorias de veículos...
Essa portaria já é antiga e já não está em vigor. A obrigatoriedade da 3.ª luz de stop é imposta por directivas europeias que já estão em vigor em PT há alguns anos...Antes disso esta luz era proíbida.
citação:Originalmente colocada por AF147
Essa portaria já é antiga e já não está em vigor. A obrigatoriedade da 3.ª luz de stop é imposta por directivas europeias que já estão em vigor em PT há alguns anos...Antes disso esta luz era proíbida.
mas qual directiva?
as unicas directivas europeias que encontro e que se referem à iluminação do veiculos são estas:
Directiva 1999/18/CE
Luzes de nevoeiro da frente dos veículos a motor
Bélgica, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Portugal, Suécia, Finlândia
Directiva 1999/17/CE
Faróis para veículos a motor
Directiva 1999/16/CE
Luzes de estacionamento dos veículos a motor
Directiva 1999/15/CE
Luzes indicadoras de mudança de direcção dos veículos a motor
Directiva 1999/14/CE
Luzes de nevoeiro da retaguarda dos veículos a motor
http://europa.eu.int/eur-lex/pri/pt/oj/dat/2001/l_061/l_06120010301pt00050007.pdf
nenhuma se refere às luzes de travagem/stop.
se sabes qual é a directiva, acho que seria interessante dizeres especificamente qual é.
Era proibida....citação:Originalmente colocada por Eliselotus
Lusorib, antes disso a 3ª luz de stop nao era obrigatoria, mas n era proibida. era opcional nalguns carros![]()
Texto da Portaria 851/94 (cujo link está postado acima):citação:Originalmente colocada por Eliselotus
Lusorib, antes disso a 3ª luz de stop nao era obrigatoria, mas n era proibida. era opcional nalguns carros![]()
Estas directivas que referes são directivas específicas para determinados tipos de luzes (mais directamente aplicáveis às luzes como componentes - específicações técnicas, etc. -).
Eu refiro-me às directivas que regulam a instalação das luzes nos veículos (para tua referência é a directiva 76/756/CEE com a última alteração dada pela 97/28/CE) onde aparecem as datas a partir das quais se aplicam. Neste caso, as especificações relativas a cada tipo de luz (no veículo), tais como: número de luzes, posicionamento, etc estão definidas num regulamento separado (a que as directivas fazem menção)
citação:Originalmente colocada por VitorPedroO
Afinal é poíbida ou obrigatória?????
boa ajuda!citação:
Como podes ver no texto, para automóveis ligeiros e pesados são obrigatórias duas luzes, não uma nem três, logo a terceira luz é proíbida, penso eu de que...
citação:Originalmente colocada por Eliselotus
boa ajuda!citação:
Como podes ver no texto, para automóveis ligeiros e pesados são obrigatórias duas luzes, não uma nem três, logo a terceira luz é proíbida, penso eu de que...
vou processar a VW e a Opel por terem vendido carros ilegais à familia e amigos
procurando bem, aposto que encontro exemplares de muitas outras marcas...
dá-me ideia que nenhum construtor tem coragem para lançar um carro ilegal, ainda por cima quando é sabido que eles teem departamentos com bastantes pessoas bem pagas para revirar todas as leis de todos os paises para se certificarem que os carros cumprem todas as leis nos mercados onde vao ser comercializados! é um erro bastante grande e, neste caso, bastante facil de provar.
exemplos de 97, 98 e 99 ja tenho...
sinceramente acredito mais na possibilidade de a 3ª luz nao ser proibida nesses anos, pois as indeminizaçoes a todos os lesados sao suficientes para levar algumas das marcas à falencia. até a UE dará uma ajuda nesse processo..