Ainda não me decidi em relação ao tiida apenas estou inclinado... as outras alternativas são o Mito, honda civic 1.4 100cv, ceed a gasolina ou diesel, o mini 1.4 a gasolina ou diesel...
(só para dizer que o tiida tecna tem um óptimo equipamento) só não opto poe exemplo pelo qasqhai porque a minha mulher acabou de comprar um mas tem o mesmo motor do tiida...
Neste momento nem há tiidas em portugal devido ao sucesso do qasqhai desinvestiram do tiida se quiserem tem de vir de espanha...
de entre aqueles carros que referi quais escolhiam voces????
(vou colocar aqui parte do texto que te enviei por PM)
Julgo primeiro que deves ver qual o objectivo principal da compra. Por exemplo, é para ser 2º carro?
Se te preocupas com custos, outro factor a ter em conta é até onde pretendes ir em termos de preço.
E estás indeciso entre versões diesel e gasolina é porque provavelmente ainda não decidiste muito bem qual a utilização que o carro vai ter; deves ter em conta que da utilização vão depender - e muito - os custos.
Desses que indicas, devo dizer-te que o que mais me agrada é o Ceed diesel pela sua versatilidade. Já conduzi um e gostei, podes ver muita informação útil no tópico dele. Tem um preço muito em conta, anda bem, gasta pouco e cumpre em praticamente todo o resto. Não é o mais "estiloso", não vira cabeças à sua passagem, mas isso não me interessa porque simpatizo com ele e até aprecio discrição.
Depois, tens aí um grupo que considero extremamente emocional: MiTo, Mini e Civic. Os dois primeiros são mais "individualistas". Estes compra quem não precisa de outras coisas, tais como muito espaço ou mala. Talvez os motores do MiTo sejam mais agradáveis que os do Mini, mas só vendo/experimentando. Não os conheço a fundo, infelizmente, mas pelo que vejo estarão no topo da agradabilidade de condução.
O Civic, é mesmo para quem gosta do estilo futurista. Tem boas qualidades, embora motores 1.4 nestes carros possam, em algumas situações, desiludir. Já conduzi um, mas de 82cv. Gostei, mas não era carro que comprasse para mim, porque tenho receio de me cansar da linha exterior demasiado trabalhada (além de que não a adoro particularmente). Mas reconheço que tem muita personalidade, neste aspecto muito melhor que os Civic anteriores.
E assim chegamos ao Tiida. Carro que conheço maioritariamente em fotos. E pelas fotos, não acho feio, mas também é daqueles que só comprava se fosse mesmo um "negócio da China". Julgo que será porventura a compra mais racional desse lote que referes.
O motor 1.5 dCi é muito bom, mas não contes muito com 300.000 kms, apesar de ser perfeitamente possível lá chegar.
Sobre a manutenção não devem existir diferenças significativas entre eles. Fiabilidade, idem. Hoje em dia não há carros infalíveis. Acho que é mais uma questão de sorte.
Parece-me é que ainda vais ter que perder algum tempo a correr stand 's e queimar fusíveis a pesar os prós e contras de cada um. Mas é a vida de quem quer comprar carro e tem que contar os tustos... sei bem o que isso é, e para o ano ainda vou saber melhor...
Mais uma vez, boa sorte para a pesquisa. [

]