125 e a crise... honda pcx..

RMRLG

New member
Pois bem! Face ao panorama nacional e o que se avizinha e sendo um fiel utilizador de transportes publicos mas mediante as limitações que o estado se prpõe a impor com a limitação quase certa de funcionamento da rede de metro de lisboa até às 21 horas tenho pensado em alternativas. Já pensei em carro mas como faço menos de 10000 kms / ano mesmo um usado seria dinheiro mal investido por desvalorizaria e não tiraria o real rendimento do carro...

desta forma começo a olhar para as 125 com outros olhos...

estou a apaixonado pela honda pcx... relativamente a motociclismo como é para arranjar acessórios como capacete, vestuário, bagagem e afins sem ser na marca mas na concorrência conhecem locais e em temros de oficinas sem ser na marca refiro-me em lisboa...

já agora o noticiado sobre impostos sobre motociclos é os 60 euros sobre isv para 2012 ou sobe também para iuc e isso é para os novos de 2012 ou aplica-se a todos.

alguém aqui tem a referida honda. qual a o opinião?

cumprimentos

Não será este o forum mais adequado...

O seguro, se procurares bem, arranjas por certo metade ou ainda menos...

Atenção que a manutenção na marca não fica barata. Revisões a cada 4 mil kms, sendo que cada uma fica pelos ~60€

O IUC será de 5/6€. Os ~60€ que mencionas vai ser para pagar na aquisição.

Cump.

Então é assim:

Tenho uma PCX desde dia 29 de agosto, e fiz contas e foi comprada na altura por causa dos aumentos dos transportes públicos, por estar farto das greves e para ganhar tempo nas deslocações casa-trabalho.

Contas a fazer:
A média de consumos, sem grandes preocupações anda nos 2,5L/100. Há quem faça menos, há quem faça mais, mas conta sempre com 2,5. 1 depósito (+-8€) dá para 200kms (+-).

A mota custa 2600+- Chave na mão. Para o ano já vão pagar 60€ de ISV (A acrescentar ao valor de compra e apenas pago no acto da compra) e 5€ e uns trocos de IUC (anual).
Conta com pelo menos 200€ para equipamento (E não estou a ir para o mais caro) 120€ um capacete +- 80 para luvas e casaco (e aqui é preciso arranjar um casaco em promoção)

O seguro: Tenho danos próprios com franquia de 20% (Mínimo 1000€) e aqui o seguro não é atractivo, apenas na franquia de furto ou roubo que é de 0% e pago 180€ por ano.
As revisões são de 4 em 4 mil kms, havendo uma aos mil para troca de óleo. Aqui é que os valores variam imenso de oficina para oficina. A título de exemplo tinha um orçamento na santogal que rondava os 60€ para a revisão dos mil e efectuei-a por 18€ na aparáguas em alenquer.

Quanto à PCX em si. é muito ágil no transito, leve e extremamente fácil de guiar.
Se for para fazer auto-estrada, não aconselho 125 devido ao peso e à limitação de velocidade (a pcx corta às 8000RPMS +-108km/h)
Se forem troço curtos de AE com transito "compacto" já não é tão problemático, visto 100 ser uma velocidade confortável nessas situações.

Qualquer coisa dispõe.

Para quem quer um pouco mais em AE aconselho uma vista de olhos na CBF 125, gasta o mesmo, anda um pouco mais e tem mais ar de mota! Pode igualmente ser conduzida com carta B e custa o mesmo da PCX.

Para quem quer um pouco mais em AE aconselho uma vista de olhos na CBF 125, gasta o mesmo, anda um pouco mais e tem mais ar de mota! Pode igualmente ser conduzida com carta B e custa o mesmo da PCX.

A cbf gasta ligeiramente menos, anda (muito) ligeiramente mais, e tem condições de compra mais vantajosas, nomeadamente opção de 24 (ou será 36:confused:) meses sem juros[;)]

Cump.

A cbf gasta ligeiramente menos, anda (muito) ligeiramente mais, e tem condições de compra mais vantajosas, nomeadamente opção de 24 (ou será 36:confused:) meses sem juros[;)]

Cump.

São 33meses sem juros e com 10% de entrada e ainda o preço de legalização, 225€ se não estou em erro.

Mas eu já equacionei comprar uma mota destas para mim e fica mais barato comprar a 24 meses com juros, por causa do desconto que o Stand fazia, 2450€ já com documentação, etc.

Boas,

A pcx é uma exelente aquisição. Não é por acaso que é a mota mais vendida em Portugal neste momento.
No entanto antes de avançares proponho que vejas mais hipoteses, por exemplo as que refiro abaixo.

Sym GTS 125 EVO CBS - E 3199.00 (13.5 cavalos)

SYM | GTS 125/300

Este modelo é um dos mais fiaveis do mercado. Tem provas dadas e basta pesquisar um pouco pelos foruns para perceber que é uma das melhores escolhas do segmento.
Este modelo é diferente da PCX, em primeiro lugar pelo porte da mota que é mais imponente. Por ser uma Maxiscooter protege muito bem do vento e da chuva.
Também é bastante economica e o custo de manutenção deverá andar pelo mesmo da PCX.
Não tomes a decisão somente pela imagem de marca, a SYM é das marcas mais vendidas em Portugal com um grau de satisfação elevado.

Kymco Dowtown 125i - E 3399,00 (15 cavalos)

http://www.kymco.pt/downtown125i.html

Esteticamente a melhor das 3. LINDA.
É também a mais cara. Em termos de imagem de marca não está tão proxima da SYM.
É também uma marca fiavel, não tanto como a SYM, e a representação em Portugal não é tão forte.
Dinamicamente é melhor que GTS.

Em conclusão, tens que definir bem para quê que queres a mota.
Espero que estejas preparado para quando começares a rolar de mota não parares mais. É uma sensação de liberdade inigualavel, para alem da vantagem de deixarem de existir filas de transito e problemas de estacionamento. Juntando a isto uma manutanção baixa e consumos fabulosos faz da mota um meio de transporte espectacular.
Se estivesse na tua posição eliminava a Kymco das propostas, embora seja a mais bonita e potente de todas é também a que gasta mais.
Entre a PCX e a GTS aconselho-te a ver pessoalmente as duas. São totalmente diferentes. Podes até fazer um test-drive nas duas e ver em qual encaixas melhor.
Eu optaria pela GTS, por ser mais robusta, porque tem melhor protecção ao vento e chuva, porque tem uma capacidade de carga maior, e finalmente porque é mais confortavel e mais espaçosa para andar com pendura.

Depois e como já disseram não te esqueças do equipamento de protecção, Capacete, Luvas e Casaco são indispensaveis.
Não te deixes levar pelo lema "este baratinho chega", tenta comprar pelo "meio", entre o barato e o caro.
Entre os 100 e os 150 euros já compras exelentes capacetes e pelo mesmo valor um casaco com boas protecções.
Se a ideia for andar de mota o ano inteiro, mesmo com chuva, um impermeavel faz-te chegar a todo o lado completamente seco.

Faz uma boa escolha, sendo que em qualquer dos casos ficas muito bem servido.

Espero ter ajudado.

Um abraço.

Última edição:
Comprei uma Sym Joyride 125 em Outubro.

No stand onde comprei deram-me a possibilidade de abater 300 euros no preço ou de adquirir equipamento no mesmo valor. Optei pelo equipamento e fiquei com tudo o que é preciso para andar: capacetes, blusão, luvas, impermeável.

Chego em 10 ou 15 minutos ao trabalho, faça chuva ou faça sol. Combustível abasteço mais ou menos 10 euros de 2 em 2 semanas.

Ando quase sempre sozinho mas também dá para levar pendura à vontade. Quando chove chego sempre mais seco do que quem vem de transportes, por exemplo.

Despesas com parquímetros, estacionamento e filas de trânsito são águas passadas. É claro que há mais riscos e é preciso andar com sete olhos, sobretudo nos outros.

Até à data não estou nada arrependido e estou quase nos 500 Km, ainda me faltam outros tantos para a 1ª revisão.

A Sym tem em curso uma campanha de 0% de juros para este modelo Joyride

Cumprimentos

Tambem tenho uma pcx[;)]
Matriculadas este ano vão pagar 5,37€ as matriculadas em 2012, 60€[8b]

Não percebo de onde aparecem estes boatos.

O que vão pagar a partir de 2012 é 60€ de ISV que é pago no acto da compra e 5,37€ de IUC, este sim pago anualmente e independentemente se é deste ano ou do século passado.

Não enganem as pessoas SFF.

Boa opinião do facpf,
Só alerto para os consumos da GTS, que pelo que vejo e de colegas meus que têm uma andam pelos 3,5 - 3,8. O que para uma 125 me parece um pouco excessivo.
Agora o facto de ser maior, e ter mais protecção aerodinâmica é verdade, mas também faz com que não seja tão ágil no transito da cidade.

O melhor é testar as 2 e tirar as próprias conclusões. O que é bom para um pode não ser para outro ;)

Última edição:

Cump.

Isso falando de ambas de origem.

Mas basta substituir o variador na PCX e já fica a dar uns 120kmh com um arranque superior à CBF.

E preço por preço a PCX oferece muito mais tecnologia, espaço de carga e protecção aerodinâmica e de pés, e muito mais conforto de utilização em cidade devido a ser automática, para além de ter start-stop.

Última edição:
Em termos dos 150€ para casaco e capacete, só queria deixar aqui a sugestão do capacete AGV K3 que é facilmente encontrado numa sport zone, e dos casacos da Drenaline.

A Kymco é a minha preferida mas também ficas muito bem servido com a GTS. Se puderes fazer o esforço vai para uma dessas, perderás um pouco em versatilidade e consumos mas ganharás mais conforto e proteção.

Em termos dos 150€ para casaco e capacete, só queria deixar aqui a sugestão do capacete AGV K3 que é facilmente encontrado numa sport zone, e dos casacos da Drenaline.

Em capacetes recomendo a marca NEXX. São portugueses e são de excelente qualidade! Toca a apoiar o produto nacional!

comprei a minha PCX na terça, fui busca-la ao Porto, fiz 230 km, repidinho... já não andava de mota à mais de 10 anos, e o mais que fiz de mota até ontem de manhã eram para aí 10 km, vim na PCX e adorei, ao principio a medo depois a fundo (100/108 kmh) [:D] atestei hoje com 227km desde gaia e gastei 8,44€ de gasolina... há melhor????? seguro na AXA por 61,75€.
Agora todas as 125 de 1997 até agora passam a pagar os tais 5€ e tal...

Voltar
Superior