...

Billab0nGz

New member
Boa tarde. Hoje pela manhã enquanto me deslocava para o trabalho o meu carro teve uma avaria, trata-se de um opel corsa 1.3 cdti comercial. A certa altura do percurso que estava a fazer senti falta de potencia no carro, estava numa terceira e o carro não tinha força. Pus a segunda velocidade e comecei a ouvir barulho de metal a bater em metal, olhei pelo retrovisor e vi imenso fumo branco ( óleo ), abri pisca e encostei, a reacção foi de desligar o carro como provavelmente todos farão numa situação destas.

Bom após rodar a chave para desligar o carro e de a remover mesmo do canhão o carro continuou a trabalhar, numa aceleração enorme como se tivesse numa 1ª a fundo sem tirar o pé. Como não consegui desligar o carro normalmente e dado que o carro estava em enorme aceleração a minha reacção como a de qualquer pessoa é fugir de ao pé do carro. E foi o que fiz, bom o carro esteve coisa de 3 a 4 minutos não consigo precisar bem, a fundo numa aceleração enorme, os plásticos do compartimento do motor começaram a cair para o chão em chamas, pensei que o carro ia ser consumido. Felizmente apareceu pelo meio do fumo um senhor que entrou dentro do carro e " milagrosamente " desligou o carro.

Ao que parece a coisa a fazer nestes casos é engrenar a 5ª velocidade ou 6ª vá depende do carro e largar a embraiagem rapidamente. Pois é como se tentarmos ligar o carro numa 5ª "ele vai abaixo". Felizmente para mim estava aquela pessoa ali perto que se apercebeu da situação e me ajudou. Mas noutros casos pode não estar ninguém com este conhecimento por perto e o carro pode perder-se.

Desta forma partilho a minha experiência para puderem ajudar-vos a vós mesmos ou a alguém que vejam na estrada com este problema. Eu podia ter pago " pela falta de experiência ".

Cumprimentos

Disseram que foi do filtro de partículas. Bom primeiro o homem que o desligou disse que foi o turbo que foi a vida. Depois o senhor do reboque disse que foi o motor que desalvorou. E mais tarde na oficina disseram que foi o filtro de partículas. Até questionei, o filtro? Pois pensei que o meu ainda não tinha, é de dezembro de 2011.

Sei que o compartimento do motor está todo derretido, tudo o que é plásticos derreteu.

Isso já aconteceu a um membro aqui do fórum que, felizmente, teve a mesma reação que o senhor que te salvou e poupou danos (ainda) maiores ao carro. [;)]

EDIT: o FAP?!?

Isso já aconteceu a um membro aqui do fórum que, felizmente, teve a mesma reação que o senhor que te salvou e poupou danos (ainda) maiores ao carro. [;)]

EDIT: o FAP?!?

Sim pensei que o meu ainda não tinha FAP

Estou um bocado receoso é com a reparação que irão fazer, o carro está dentro da garantia, está comigo apenas a 7 meses, e tinha apenas 70 000 km. De certeza que tudo o que está no compartimento do motor queimou ou se não queimou não deve estar integralmente seguro. Digo eu que não percebo nada de mecânica. Para alem disto deve ainda a caixa de velocidades estar danificada e muitas outras coisas que nem me passam pela cabeça agora. Tenho receio até de conduzir aquele carro depois do sucedido.

Última edição:
Mudaste o óleo há pouco tempo? Isso costuma acontecer quando o nível do óleo está acima do normal e entra na combustão. O carro não desliga porque está a consumir o óleo do motor em vez do diesel. O FAP também pode provocar o aumento do nível do óleo no compartimento do motor com a adição de gasóleo não consumido nas regenerações.

Mudaste o óleo há pouco tempo? Isso costuma acontecer quando o nível do óleo está acima do normal e entra na combustão. O carro não desliga porque está a consumir o óleo do motor em vez do diesel. O FAP também pode provocar o aumento do nível do óleo no compartimento do motor com a adição de gasóleo não consumido nas regenerações.

Não mudei o óleo. Desde que comprei o carro no dia 2 de Janeiro deste ano nunca foi a oficina. Pois a revisão era só aos 90 mil " salvo erro". E a ultima vez em que o nível do óleo foi verificado estava dentro do normal.

Só faço 50 km diariamente, 25km para cada lado. Provavelmente é pouco e não o suficiente para o carro fazer as regenerações. Fiquei um pouco com sentimento de culpa pois vim ontem do Algarve, fiz 300 km e pensei será que puxei demasiado pelo carro? Vim sempre a 120/130, uma vez por outra 140/150 para ultrapassar. Terei eu puxado pelo carro em demasia pensei eu!!??

Hoje após 20 km a andar acontece isto a 5 km do trabalho sensivelmente.

Obrigado!! vou escrever num post it para a minha mulher ler: "Se ao desligar o carro continuar a trabalhar, mete a quinta e foge"

Não sei se é algo que acontece frequentemente, mas não deve ser do conhecimento geral que a solução passa por ai. Pelo menos no trabalho após contar este episódio os meus colegas de trabalho ficaram :O pois não faziam ideia do que fazer se tal coisa lhes acontecer.

Isso geralmente acontece quando o óleo que lubrifica os rolamentos do turbo passa para a admissão do turbo. O motor passa a ser alimentado pelo óleo do turbo, sendo um motor diesel não precisa de faisca, apenas compressão, o que faz com que fique a trabalhar até acabar o óleo ou aconteça alguma falha mecânica.

Não sei se é algo que acontece frequentemente, mas não deve ser do conhecimento geral que a solução passa por ai. Pelo menos no trabalho após contar este episódio os meus colegas de trabalho ficaram :O pois não faziam ideia do que fazer se tal coisa lhes acontecer.

Também aconteceu com um familiar meu e também ficou sem reação. Também teve a sorte de ir um mecânico a passar e ter desligado o carro da forma que descreveste. O carro foi reparado, mas ficou sempre a fazer mais fumo preto que o normal, até que foi despachado.

Também aconteceu com um familiar meu e também ficou sem reação. Também teve a sorte de ir um mecânico a passar e ter desligado o carro da forma que descreveste. O carro foi reparado, mas ficou sempre a fazer mais fumo preto que o normal, até que foi despachado.

Pois, eu vou exigir que o carro esteja tão bom quanto vem de fabrica. Está na garantia, e tenho seguro contra todos os riscos. Do que os mecânicos me disseram, o motor deverá a partida estar despachado. Se bem que como tinha apenas 70 mil km será a opel a dar o veredicto final. Uma coisa eu sei, o carro terá de vir em condições. Tenho é receio que la coloquem um motor com uma porrada de km e me apareça a zero.

Já aconteceu essa situação numa V40 de um amigo meu, o turbo foi à vida. Na altura tivemos a mesma reacção (ou falta dela) e simplesmente fugimos do carro. Para nossa sorte, o "safety mode" do carro actuou, desligando o carro e ligando os 4 piscas se não estou em erro. Lembro-me de na altura ter ficado algo impressionado com o sistema de segurança de um carro já com uns anos valentes. Na altura estávamos incrédulos, tínhamos a chave do carro na mão e o bandido continuava a acelerar como se não houvesse amanha, achámos aquela situação demasiado macabra e obra do diabo [:)], sem explicação possível. Fugimos dele com medo porque o habitáculo foi invadido por imenso fumo do motor. Agora o mesmo erro já não ocorre de certeza :)

Sempre vi o pessoal a tapar a entrada de ar, mas essa de fazer o carro ir abaixo é genial

Tapar a admissão é o correcto a fazer em caso de carros de caixa automatica, porque é a única forma de "calar" o motor, ja nos manuais basta engrenar uma mudança alta e deixar a embraiagem, isto é algo que deveria ser ensinado nas escolas de condução

Caixa manual dá para "engatar" a mudança mais alta possível e obrigar que vá abaixo.

Carros com caixa automática só mesmo tapando admissão de ar, algo que não é fácil em todos os carros!

PS - já era altura de no processo de tirar a carta de condução, mesmo de ligeiros, ser obrigatório aprender algumas noções de mecânica!

Voltar
Superior