+1 Road Trip Europa 2010

Jfs

Active member
De forma a manter o tópico "para mais tarde recordar" decidi separar o relato do tópico geral das Road Trips.

A saída estava prevista para quinta-feira, mas graças a este tópico apercebi-me que não tinha ainda os documentos do carro, pelo que abortei a partida. Felizmente os documentos acabaram por chegar nessa mesma quinta-feira e decidi sair logo no dia a seguir. As coisas já estavam planeadas por alto e pelo caminho ia decidindo.

Dia 1:

Assim, saí pelas 6h00 com paragem prevista para pequeno almoço em Leon e almoço em Vitoria. No entanto as coisas foram rolando bem e acabei por tomar o pequeno-almoço logo a seguir a Burgos e acabei por almoçar em Biarritz.

biarritz1.jpg

biarritz2.jpg

biarritz3.jpg

Como as coisas estavam a correr melhor que o esperado, fiz logo a primeira mudança de planos e passei a paragem programada para passar a noite de Saintes para Tours, onde tinha quem me recebesse, e liguei logo a combinar.

No entanto, uns kms após a saída de Biarritz, travei conhecimento com um aviso que que dizia “BOUCHON”. Mal sabia que me esperavam mais de 3 horas de fila, primeiro devido a obras numa praça de portagem e depois um acidente. Lembrei-me então que era o último fim-de-semana antes do início de Setembro e viam-se muitos emigrantes no regresso. Mau timming, havia imenso trânsito! Na circular de Bordéus o GPS indicou-me o caminho pelo lado esquerdo quando a fila era pela direita (e as placas mandavam para lá), tendo fugido ao Bouchon e a partir daí voltou a ser sempre a andar.

Eu que pensava chegar a Tours a horas de jantar, acabei por ter de comer pelo caminho e apenas cheguei ao destino às 23h30 locais. Assim acabou o primeiro dia, o mais puxado, onde acabei por fazer 1300 kms.

Uma coisa curiosa é que não me lembro de ver praticamente ninguém a ultrapassar os limites, a viagem em França realizou-se a ver quase sempre os mesmos carros

Dia 2:

Acabei por passar o dia com os meus familiares e aproveitei parte da tarde para visitar a cidade, pelo que não há muito a contar. Não estava à espera que houvesse tanto para ver, tendo apenas passeado pelo centro e deixado os castelos das redondezas para uma outra visita. Ficam as fotos:

Tours1.jpg

Tours2.jpg

Tours3.jpg

Tours4.jpg

continua...

Dia 3:

Saí mais tarde que o esperado, pelas 10h00 e fiz a primeira paragem no Castelo de Chambord, o maior palácio do vale do rio Loire.

Chambord1.jpg

Chambord2.jpg

Chambord3.jpg

Dei uma volta pelo jardim, tirei umas fotos mas como o dia passava depressa não fui ao interior. Também já não parei em Orleans como queria, e segui directo para Amsterdão.

A passagem por Paris foi complicada, muitas estradas e bastantes carros. Ainda assim foi sempre a andar, apesar do tráfego, com excepção de uma zona na entrada.

Houve uma altura em que me lembrei de uma frase do cadito, numa zona em que a indicação do GPS não foi clara.

e se ele se engana no periphérique exterieur ou pior ainda, se sem querer entra no intérieur, não sai de lá tão cedo.

Mas as placas diziam Periphérique interior para a esquerda e exterior para a direita e então fui pelo caminho certo.

Na zona de Bruxelas apanhei uma chuvada como há muito não via! E foi de um momento para o outro, tive praticamente de fazer uma travagem de emergência pois deixou-se de ver o que estava à frente! A partir daí sempre chuva até Amsterdão, onde cheguei pelas 21h00. Check in no Hotel e siga para o centro para jantar e ver o ambiente. Num momento de sorte encontrei um lugar para estacionar a dois passos da Dam Square e não era a pagar! Até parecia mentira e fiquei sempre a pensar que o carro ainda ia ser rebocado e que ali não se podia estacionar. Andei pelo centro e pelo Red Light District e deixei o resto para o dia a seguir.

Edit: Agora que vejo no GoogleMaps, estacionei naquele sítio onde está a carrinha da FedEx, mas tenho quase a certeza que não tinha aquele sinal. O que interessa é que não fui multado.

Última edição:
Dia 4:

Depois de no dia anterior o tempo estar mauzinho, neste já esteve melhor mas sempre muito incerto; ora abria o sol, ora passados uns minutos lá vinha chuva. De manhã o parque estava assim:

Amsterdam1.jpg

Como li em todo lado que Amsterdão não está feita a pensar nos carros (e não está) aproveitei uma promoção que lá têm. Deixei o carro num dos parques periféricos o dia todo (Olympisch Stadion), e fui para o centro de tram. E tudo isto ficou por apenas 6€ (10h parque + 2 bilhetes ida e volta)! Em alternativa podia ter levantado 2 bicicletas mas o tempo não aconselhava. Tinha um guarda chuva mas não resistiu e teve uma overdose de vento...

Foi uma visita relâmpago à cidade, andei de barco pelos canais e passei pelos principais pontos turísticos. De qualquer modo, ficou a ideia de que a cidade vale mais pelo ambiente que nela se vive do que pelos sítios a visitar.

O famoso parque de bicicletas (2500 lugares, se não me engano, e já está prevista a ampliação)
Amsterdam2.jpg

Passeio de barco:
Amsterdam3.jpg

As casas tinham todas a mesma linha
Amsterdam4.jpg

Blue Bridge
Amsterdam5.jpg

Fim do dia e siga para Bonn, que fica a menos de 3 horas de distância.

Dias 5 e 6:

Conheci Bona e aproveitei para visitar as redondezas. Não cheguei a ir a Colónia, mas fiz a viagem de barco até Konigswinter, onde subi no elevador até ao Drachenburg Palace.

Visitei ainda o palácio de Cochem e tentei o de Eltz onde não cheguei a entrar porque fechava às 17h00

Poppelsdorfer Schloss
Bonn1.jpg

DrachenBurg Schloss
Bonn2.jpg

"Elevador"
Bonn3.jpg

Cochem
Bonn4.jpg

Burg Eltz
Bonn5.jpg

"Uma coisa curiosa é que não me lembro de ver praticamente ninguém a ultrapassar os limites, a viagem em França realizou-se a ver quase sempre os mesmos carros"

em frança cumpre-se muito os limites. se vais na via rápida e são 120km/h, vês carros a 130 e acima disso só muito esporadicamente. se fores pela nacional, vais a uns 80, chega-se a uma localidade e os carros à frente quase que literalmente bloqueiam o travão até aos 50. o meu pai assustou-se das primeiras vezes que eles faziam isso à nossa frente e depois lá percebeu. assim chegava a uma localidade e lá ia travando para não se assustar com a travagem do carro da frente.

quanto ao periphérique, afinal o cadito ainda não diz muitas baboseiras! ainda bem que te safaste. aconteceu connosco nessa mesma viagem. meu pai enganou-se, mas ao contrário. queríamos ir para o intérieur, fomos para o extérieur e para voltarmos a entrar foi uma complicação. da 2ª vez a mesma coisa. tínhamo andado ali na zona e acabámos penso que por sair. eram praí 11h da noite e ainda andávamos por ali às voltas. depois num hotel lá nos explicaram o caminho de volta para o 14eme.

ainda nessa viagem éramos para ir à dinamarca, mas uns assuntos em frança demoraram mais 2 dias e só fomos até à bélgica (muito cinzentona) e à holanda, onde fomos inclusive ao madurodam, uma espécie de portugal dos pequenitos, mas muito mais gira e com bonecos que e movimentavam e tudo, fomos aos moinhos a volendam, a roterdão, a amsterdão (onde visitámos a casa da anne frank, o red light ditrict à noite - agora tem uma zona de gays e lésbicas ou está mais divulgada, não sei - visitamos um museu e umas igrejas, também andámos de barco num pequeno cruzeiro entre várias pontes e comemos uns kebabs muito bons nuns turcos. [;)]

edit: só vi agora os dias 5 e 6. os "schlosses" da zona são fantásticos. também podias realmente ter visitado a catedral de köln. é espectacular.

edit2: também fiz ontem uma mini roadtrip de 120kms, mas sozinho. fui ao gerês por terras do bouro e vim pelo outro lado, perto de vieria do minho. andei a tomar banho na cascata do arado, fui à pedra bela, andei à procura de outra cascata que não encontrei e depois começou a chover forte e feio e decidi vir embora.

Última edição:
A casa de Anne Frank li que não valia a pena ir lá dentro, nem liguei. Passei só de barco. Procurei foi um restaurante indonésio, que era tão recomendado, mas não encontrei nenhum que me chamasse.

A ultima vez que passei na cascata do arado no verão estava um caos, nunca mais lá fui. Outro sítio que deixei de ir e gostava são as fisgas :\ Este ano estive foi no Ermal, há 15 dias, tranquilo e bonito também.

Voltando ao relato:

Dia 7

Aqui começou a viagem de regresso, por isso estava de volta à estrada com destino a Bayeux, na Normandia.

Contava chegar pelas 17h-18h, o que foi conseguido. Fiz o check in no hotel e ainda deu para visitar:

Baterias Alemãs em Longues sur Mer, capazes de disparar até à distância de 15 milhas, conseguindo atingir a praia de Omaha

Bayeux1-1.jpg

Omaha Beach - cerca de 34000 soldados desembarcaram aqui e ficou conhecida como "bloody Omaha". Foi aqui construído um porto artificial que se aguentou apenas durante uma semana, tendo sido destruído por uma tempestade, vendo-se na foto a parte que sobrou
Bayeux1-2.jpg

Bayeux1-3.jpg

Passei no cemitério americano mas já estava fechado. Continuei pela costa até Pointe du Hoc, que consiste numa falésia que os rangers americanos escalaram debaixo de fogo, de forma a conquistar e destruir a peça de artilharia que lá se encontrava. Dos 225 rangers iniciais apenas 90 sobreviveram
Bayeux1-4.jpg

E depois voltei à base pois estava a fazer-se tarde para jantar. Dei ainda uma volta pela cidade que, incrivelmente, se encontrava praticamente deserta e eram apenas 22h!

Bayeux1-5.jpg

Dia 8

Acordei cedo e continuei a visita pela zona de desembarque. Primeiro voltei ao cemitério americano, onde estão sepultados 9387 soldados.
Bayeux2-1.jpg

Segui para a praia de Utah, a outra praia do desembarque
Bayeux2-2.jpg

Bayeux2-3.jpg

E depois St Mère Eglise, conhecida por um dos paraquedistas ter ficado pendurado na torre da igreja
Bayeux2-4.jpg

E só deu para visitar estes sítios :\ Fazia-se tarde e eu ainda queria ir ao Mont Saint Michel, onde cheguei pelas 14h30
Bayeux2-5.jpg

Muito imponente e com muita gente a visitar. Entrei por lá de carro até que a estrada desviava para o parque e tinha que pagar logo aí €5, nem vi maneira de voltar atrás se quisesse! Foi pena a maré estar baixa, se estivesse mais alta devia ter ainda mais impacto!

Visita terminada e continua a viagem para Tours.

Estes dois dias foram estranhos, principalmente na zona de Bayeux, onde o GPS me mandava por estradas da “França Profunda”, onde mal se cruzavam 2 carros. Uma altura ainda perguntei se o caminho dava para o destino para onde queria ir e pelos vistos ia bem. Noutra altura a “Carla” mandou-me atirar do viaduto para a via rápida :eek:

Dia 9:

Este dia foi o da visita ao Futuroscope. Já cheguei um bocado tarde, às 12h00 (abre às 10h00). Fiquei lá até às 22h e não consegui visitar as atracções todas. Gostei particularmente das "montanhas russas virtuais". Tinha ainda bastantes divertimentos para crianças.

Fotos tirei poucas, e arranjar algumas onde não apareça ainda é mais difícil. Ficam estas:

Futur1.JPG

Futur2.JPG

Futur4.JPG

Futur5.JPG

O espectaculo nocturno vale bem a pena, pelo que fiquei até final. à saída aproveitei o rodei um bocado mais para baixo, tendo passado a noite em Angoulème.

Dia 10:

O último dia e finalmente a chegada a casa. Foi mais um dia quase sempre na estrada, com paragem em S.Sebastian para apreciar as vistas

SS1.jpg

Fiquei surpreendido com a quantidade de pessoas, a qualidade da praia e a cor da água! Pareceu-me ter bastante para visitar, bastante histórica e organizada. Tive alguma dificuldade em estacionar e encontrar um sitio onde almoçar, por isso segui viagem e comi pelo caminho. A partir daí foi praticamente directo até Portugal. Terei parado 1 ou 2 vezes.

Balanço Final

Dia 1: Guimarães - Biarritz - Tours
Dia 2: Tours
Dia 3: Tours - Chambord - Amsterdão
Dia 4: Amsterdão - Bona
Dia 5: Bona
Dia 6: Bona
Dia 7: Bona - Bayeux
Dia 8: Bayeux - Mont Saint Michel - Tours
Dia 9: Tours - Futuroscope - Angoulème
Dia 10: Angoulème - San Sebastian - Guimarães

total.jpg

Comb.jpg

velo.jpg

media.jpg
(aldrabão, dá 5,465 [;)], mas até burgos vinha a gastar 5,3)

Obrigado pela partilha!

Quanto ao Mt. St Michel, segundo li na net estão obras previstas para remover a areia que se encontra em roda deste. Porque de facto é um sítio lindíssimo (a julgar pelas fotos).

Estava assim?

mont_st_michel_luftbild.jpg

Para se ver melhor a beleza da ilha:

2028010-Le_Mont_Saint_Michel-France.jpg

Última edição:
se eles vão acabar com a subida das águas perde a piada!!!

jfs, não deu tempo pra ires ao museu da 2ª guerra mundial que havia perto de omaha beach? eu fui lá. o cemitário também estaa fechado, mas eu e o m meu irmão ainda tentámos escapulirmo-nos lá para dentro, mas nao dava. tirámos só umas fotos do lado de fora da cerca.

as ruas estarem quase desertas à noite nessas cidades é normal. eles têm um modo de vida diferente do nosso. se fores ao Egipto, por outro lado, às 2 da matina ainda estão todos cá fora por causa do calor, incluindo crianças e velhos.

Excelente relato e excelentes fotos, jfs. Até parece que queres fazer concorrência ao "dito cujo"[:D]

Que máquina foi essa que levaste?

Bom relato, fotos fixes e uma viagem porreira...

Mas não posso concordar com o que foi feito. 10 dias para fazer o que querias é demasiado pouco, passas muito tempo no carro, e visitas as cidades a correr só para dizer que foste... Mais de 500km por dia é um exagero.

Dia 3:

Na zona de Bruxelas apanhei uma chuvada como há muito não via! E foi de um momento para o outro, tive praticamente de fazer uma travagem de emergência pois deixou-se de ver o que estava à frente! A partir daí sempre chuva até Amsterdão, onde cheguei pelas 21h00.

Bem-vindo à Bélgica [:D]

Isso foi em que dia?

Voltar
Superior