1.9 tdi 130 explicaçao

é fácil, no meu (tdi 110) uma vez fiz um arranque a frio e durante 2 meses sempre que carregava um bocadinho entrava sempre em safe mode até um dia eu o levar a fazer 100 km em AE e mais outros 200km em estrada, a partir daí NUNCA mais fiz um arranque em frio e nunca mais me entrou em safe mode, por isso, não lhe carregues até o ponteiro da temperatura passar de 1/4 (~70ºC) [;)]

Como fasso isso dos logs no vag-com podes me dizer? (Só sei ver os erros [:p])

Já há alguns anos que não pego nisso, mas do que me lembro é algo do género:
Engine
Measuring Blocks
Escolher algures entre o campo 11, 12, 15, 18 (já não me lembro)
Start - Stop (no final)

Abrir o ficheiro gerado com um programa próprio (Arranjas o logviewer pelas internets')

Deve ser +- isto.

é fácil, no meu (tdi 110) uma vez fiz um arranque a frio e durante 2 meses sempre que carregava um bocadinho entrava sempre em safe mode até um dia eu o levar a fazer 100 km em AE e mais outros 200km em estrada, a partir daí NUNCA mais fiz um arranque em frio e nunca mais me entrou em safe mode, por isso, não lhe carregues até o ponteiro da temperatura passar de 1/4 (~70ºC) [;)]
oi? Isso não é verdade...fartei-me de assapar no meu PD130 a frio e nunca tive problmas...mas acredito que fa pior..., mas o motor não bloqueia nada

Já há alguns anos que não pego nisso, mas do que me lembro é algo do género:
Engine
Measuring Blocks
Escolher algures entre o campo 11, 12, 15, 18 (já não me lembro)
Start - Stop (no final)

Abrir o ficheiro gerado com um programa próprio (Arranjas o logviewer pelas internets')

Deve ser +- isto.

Já tive a ver pela net e como tu disse mas tenho de por o codigo 01 para o motor 11 para maf e 12 para turbo ou lá perto [;)].
Só falta arranjar co-piloto, porque não acho boa ideia ir a olhar para o pc e para a estrada enquanto puxo a fundo.

Sim, é melhor arranjar alguém.

Em último caso...
Metes-te aí às 1300rpms
Fazes "start"
Aceleras a fundo aí até às 4000
Tiras pé e fazes "stop"

Páras o carro e vês o gráfico

Hoje fiz um log, onde tem as marcas (pretas de lado) foi quando puxei 3º das 1200 RPM's até as 3500 RPM's a fundo .
A conclusão que eu tirei foi que o throttle não é o pedal? Eu estava com o pé no fundo porque não esta a 100%?
Alguém que percebe me tire mais conclusões.

Vejo aí 2 problemas.

Um é o sensor do pedal do acelerador aparentemente não está em condições. Deveria mostrar 100% com pedal a fundo.

E estás com um desvio de pressão positivo. Está a picar 1.76bares quando deveria fazer 1.35, não muito longe disso. E a centralina nem está a pedir os 1.35, porque o pedal não está a dar gasoleo suficiente para tal.

Faz copy paste do erro gerado pelo safe.

Última edição:
Como faço para calibrar o sensor? :confused: Dá pelo vag-com?

O que faz ao ter o turbo a fazer mais pressão? O carro anda mais assim? Mas não noto com grande alma.
Será que o antigo dono lhe fez alguma reprogramação?

Ah, e não tem erros. Para já ainda não entrou nenhuma vez que eu notasse.

Não da para calibrar, podes é ver se o tapete está a impedir o curso do pedal.

Não notas mais alma porque tens ar a mais para o que a MAF consegue ler e a quantidade de gasoleo é menor que a quantidade de ar, mistura pobre.

Pelos valores de IQ e pressão de turbo parece-me totalmente stock, mas é possivel reprogramar valores quando o pedal está nos 100%.

Após o safe tem que aparecer erro.

Possivelmente irá aparecer "positive pressure deviation"

Amanha vou tirar o tapete e repetir o teste, se estiver igual o que aconselhas fazer no caso do pedal?

E no desvio de pressão o que devo fazer?

Das vezes que fez safe, não apareceram erros.

Afinal o tapete estava mesmo entre o pedal, pareces adivinho. [;)]
Está aqui o novo log agora feito em 4º, e só pus o pé no fundo onde tem o azul até ao fim.
Vê como ficou este.

Então ele entrava em safe, porque devia estar a ganhar carvão no turbo, porque nestes últimos meses anda a tocar muitas vezes no red-line e a fazer A.E a 140-150 km/h em 5º, ando a evitar por 6º para ganhar rotação.
A partir de agora já posso andar descansado e de vez em quando ir dando umas aceleradelas na A.E para desentupir. [:p]

Obrigado ktp. [;)]

Voltar
Superior