Vossa ajuda :)

rulex1

New member
Viva!

Sou o Andre do Porto, tenho 28 anos e gostaria de comprar um jipe para dar uns passeios ao fim de semana e partilhar com a natureza :)

Os meus requisitos são:

Tracção traseira
Possibilidade de colocar redutoras sem ir aos cubos
Fiabilidade
Consumos
Preferencialmente autoblocante traseiro
Molas helicoidal

Do muito pouco que percebo de jipes fico com o Terrano II e o pajero certo?

Agradeço que indiquem a vossa escolha e o porquê de terem escolhido, pontes fortes e fracos.

Agradeço a vossa ajuda apr:)

Tracção traseira
Isso são 99% dos jipes.

Possibilidade de colocar redutoras sem ir aos cubos
Uma coisa não tem nada haver com a outra.
Redutoras é uma coisa, tracção á frente é outra.

A generalidade de jipes vem com cubos automaticos á frente.
Redutoras tambem quase todos tem, normalmente inseridas via alavanca.
Tipicamente:
Tracção traseira "baixas", tracção integral "baixas" e tracção integral "altas".

Mais sorte do que outra coisa, mas os que indicaste normalmente são boas apostas.

Isso vai depender do tamanho do motor, peso do bicho e tamnho das sapatas.
Mas com uns 10L/100 conta sempre.

Preferencialmente autoblocante traseiro
Isso já carece de mais pesquisa, mas melhor que autoblocante é mesmo um bloqueio. Segundo as indicações que me deram no passado, um Pajero GLS já tem bloqueio traseiro de serie.

Molas helicoidal
A não ser que compres algo mesmo muito antigo, quase todos os jipes recentes já as tem.

No meio das escolhas, os Frontera mais recentes (2.2DTI) tambem se devem incluir bem.

Última edição:
lfteixeira

Talvez nao me tenha explicado bem, mas queria um jipe em que seja possivel andar somente com a tracção traseira e que nao seja 4x4 permanente tipo range rover, discovery entre outros...

Quando falo em colocar redotoras, por exemplo no caso do patrol de 99 como mero exemplo, é necessario parar o jipe, rodar o cubo das rodas da frente e so depois é que podes colocar redoturas dentro do habitaculo.

Quanto ao autoblocante, não um bloqueio, mas normalmente esta cupulado ao diferencial traseiro e este pode ser viscoso ou por anilhas. É quase um controlo de tracção à moda antiga [:)]

E ja agora, a escolha vai para o frontera porque razao?

Obrigado pelas resposta ;)

Bem-vindo.

Com isso tudo não disseste o mais importante, qual é o teu orçam€nto?

Com 2.000€ pode ser uma coisa, e com 20.000€ pode ser outra :)

O orçamento é sempre pouco, queria gastar o menos possivel pois é so para dar umas voltas ao fds. No maximo uns 4000 €

Os terranos II vem de serie com autoblocante traseiro? Um amigo meu tinha um de 96 e tinha, os de 93/94 também traziam de serie?

Obrigado

Se queres molas helicoidais como enunciaste, o TerranoII não entra aí. À frente tem suspensão independente, e bem saltitona por sinal.
Para além disso, em termos de manutenção e peças, não é dos mais baratos de manter.

Ah, assim está bem.
Então é ao contrário, a maioria dos jipes mais antigos são como descreves.

O orçamento que tens ou vais para um Pajero do tempo da "velha carqueja" ou para um Jimny de 2001.

É uma questão de gostos.

É o teu primeiro jipe?

Que utilização vais dar?

Vai ser carro único? de Familia? Muitos km?

Precisas de 5P? Gasoleo ou gasolina?

Há ai alguns conceitos que estás a confundir.

Muitos jipes obrigam a sair do carro quando se querem ligar a tracção (a tracção e não as redutoras) e isto porque? Os jipes têm uma coisa que se chamam cubos.

Ao ter cubos estes permitem que quando se circula em 4x2 o veio de transmissão da frente deixa de rodar com os semi-eixos e rodas. Ou seja, existe uma poupança de material, menos consumos, direcção mais leve, ou seja, só vantagens.

Se os cubos forem manuais, podes opta-los por ter sempre em 4x4 e não precisas de sair do carro para naeda. Se forem automáticos... do que me têm dito são de evitar. Mas os cubos não é nada que não se monte/mude com facilidade.

Voltar
Superior