Venda de automóvel e IUC

Red5Alive

New member
Boa noite.

Pretendo vender o meu automóvel. No entanto, por motivos que não são pertinentes para esta questão, não me foi possível pagar o IUC do mesmo e não tenho possibilidade de o fazer neste momento.

A minha questão é : se o vender, a responsabilidade do IUC não pago continua a ser exclusivamente minha, ou passa a ser do comprador também? O comprador fica isento de responsabilidade uma vez que o IUC em falta deveria ter sido pago por mim enquanto proprietário na altura?

Obrigado.

Quando vence o IUC? O prazo vai sempre até ao final do mês de matrícula do carro, independentemente do dia.

Cabe ao comprador verificar essa situação contigo, embora também seja de bom tom avisares quanto a isso ou fazeres uma atenção no preço.

Quando vence o IUC? O prazo vai sempre até ao final do mês de matrícula do carro, independentemente do dia.

Cabe ao comprador verificar essa situação contigo, embora também seja de bom tom avisares quanto a isso ou fazeres uma atenção no preço.

não me parece que o comprador se tenha de preocupar muito, até porque à data de vencimento aparece na situação fiscal do actual proprietário (como foi o caso) mesmo que tenha prazo de X dias para pagar.

terá de ser o proprietário a pagar do seu bolso ou mediante o negocio, solicitar o valor ao comprador e proceder ao pagamento.
pessoalmente não me iria fiar num acordo com a entrega da ref. MB ao comprador e esperar que ele pague. é que se por algum motivo ele não pagar, os problemas fiscais serão sempre do proprietário à data.

Obrigado pelas respostas.

Sim, eu tenho conhecimento das multas que são aplicadas caso não se pague no mês correspondente.
Ou seja, pelo que percebi, imaginemos que a data de matrícula do carro é de Outubro, quem me comprar o carro agora não vai ser chamado à responsabilidade e não vai ter qualquer problema até à data limite do iuc do próximo ano, correcto? Posso vender sem causar qualquer problema ao comprador, uma vez que o que não está pago é relativo a uma data em que o carro ainda estava em meu nome (corrijam-me se estiver errado).
Eu pergunto isto porque quero vender o carro, não tenho possibilidade de pagar o iuc em atraso até o vender, mas não quero causar qualquer problema a quem o comprar

Obrigado pelas respostas.

Sim, eu tenho conhecimento das multas que são aplicadas caso não se pague no mês correspondente.
Ou seja, pelo que percebi, imaginemos que a data de matrícula do carro é de Outubro, quem me comprar o carro agora não vai ser chamado à responsabilidade e não vai ter qualquer problema até à data limite do iuc do próximo ano, correcto? Posso vender sem causar qualquer problema ao comprador, uma vez que o que não está pago é relativo a uma data em que o carro ainda estava em meu nome (corrijam-me se estiver errado).
Eu pergunto isto porque quero vender o carro, não tenho possibilidade de pagar o iuc em atraso até o vender, mas não quero causar qualquer problema a quem o comprar

Se é de Outubro, verificarás na situação fiscal, que o mesmo IUC está em teu nome.

Portanto o novo adquirente, nunca será responsável pelo pagamento em si.

Sim, compreendo. A minha dúvida era se o comprador poderia vir a ser chamado à responsabilidade por andar a circular com um automóvel com iuc em atraso. Ou seja, o iuc acaba por ser um imposto pessoal que só levanta questões a nível fiscal, correcto? Posso circular com o automóvel na mesma, embora tenha de pagar a multa (exclusivamente) às finanças, é isso? Peço desculpa mas sou um bocado leigo nesta matéria.

Ou seja, falando em português claro, se vender o carro agora com o iuc por pagar, o comprador não terá qualquer tipo de problema, certo?

Boa noite.

Pretendo vender o meu automóvel. No entanto, por motivos que não são pertinentes para esta questão, não me foi possível pagar o IUC do mesmo e não tenho possibilidade de o fazer neste momento.

A minha questão é : se o vender, a responsabilidade do IUC não pago continua a ser exclusivamente minha, ou passa a ser do comprador também? O comprador fica isento de responsabilidade uma vez que o IUC em falta deveria ter sido pago por mim enquanto proprietário na altura?

Obrigado.

Se ele era devido antes da venda, a responsabilidade é só tua. Sim, vais ter que o pagar e não há maneira de entalares o gajo que te comprou o carro.

Caríssimo, agradeço o comentário, mas essa ideia de "entalar o gajo" não passa de estupidez. A minha intenção é precisamente o contrário, vender o carro com a certeza que não vou "entalar" ninguém! Caso contrário, não vendo!

infelizmente o IUC será sempre alto, seja ele de 220, 260 ou 600€. longe já vão os tempos em que se pagava 30 ou 42€. mas se não pudeste pagar até à data, aconselho-te que com o dinheiro da venda vás às finanças liquidar essa dívida, dizendo que te esqueceste ou algo do género. pode ser que eles fiquem de te mandar uma notificação para casa e passe ao lado...

quanto ao valor ir para o novo dono, ele que esteja descansado. [;)]

Sim, compreendo. A minha dúvida era se o comprador poderia vir a ser chamado à responsabilidade por andar a circular com um automóvel com iuc em atraso. Ou seja, o iuc acaba por ser um imposto pessoal que só levanta questões a nível fiscal, correcto? Posso circular com o automóvel na mesma, embora tenha de pagar a multa (exclusivamente) às finanças, é isso? Peço desculpa mas sou um bocado leigo nesta matéria.

Ou seja, falando em português claro, se vender o carro agora com o iuc por pagar, o comprador não terá qualquer tipo de problema, certo?

Desde que não tenhas dívidas antigas às finanças e não tenhas sido alvo de penhora, podes vender o carro sem problemas assim como ele pode circular.

Depois da venda não te esqueças de regularizar a situação pois é prejudicial para ti.

No caso da responsabilidade por ter o IUC em atraso será sempre tua, mas (porque há sempre um mas) em caso de andar a circular com o veiculo sem o IUC pago e se for o comprador o condutor não sei se será igual ou se terá também chatices porque ele como condutor deve ter toda a documentação em dia

"As autoridades policiais (GNR e PSP) não emitem qualquer coima devido à falta de pagamento do IUC nem solicitam a prova de liquidação do imposto. Apenas poderão realizar a apreensão da viatura caso exista um pedido por parte da Autoridade Tributária pelos valores em falta. Tal implica a imobilização do veículo enquanto persistirem as dívidas fiscais."

Por outro lado:

De qualquer das maneiras, se for comprador e se a responsabilidade pelo pagamento não for sua, conforme o que escrevi acima, não tem que se preocupar, pode comprar um carro sem o IUC pago - a responsabilidade por esse IUC em falta não é sua, isto é, a responsabilidade por eventuais pagamentos de IUC em falta ou atrasados não é transferida com o carro.

Fonte: https://impostosobreveiculos.info/iuc/quem-paga-o-iuc-o-comprador-ou-o-vendedor/

Regulariza essa situação o quanto antes... eu por exemplo há 1 ano por esquecimento deixei passar cerca de 10 dias, e paguei 50€ coima e 38€ de encargos administrativos (!)... ou seja num IUC de 100€ paguei quase o dobro... por uns meros dias.... [8b]

Voltar
Superior