Trazer Libras para PT

btteiro

New member
Boas,

Um amigo meu estava a falar comigo sobre esta situação:

ele trabalhou em londres 1 ano. Tem na conta do banco ingles, 15 000 libras. Agora quer vir para portugal, converter as libras para eur, e depositar num banco portugues.

Acontece que foi ao banco dele, e a taxa de cambio que aplicam é miseravel (menor que a taxa em vigor) e ele perde dinheiro. Qual será a melhor forma para trazer o dinheiro sem perder muito no cambio?

Sera melhor levantar o dinheiro e trazer um molho de notas no aviao e fazer o cambio ca?

Thanks

Boas,

Um amigo meu estava a falar comigo sobre esta situação:

ele trabalhou em londres 1 ano. Tem na conta do banco ingles, 15 000 libras. Agora quer vir para portugal, converter as libras para eur, e depositar num banco portugues.

Acontece que foi ao banco dele, e a taxa de cambio que aplicam é miseravel (menor que a taxa em vigor) e ele perde dinheiro. Qual será a melhor forma para trazer o dinheiro sem perder muito no cambio?

Sera melhor levantar o dinheiro e trazer um molho de notas no aviao e fazer o cambio ca?

Thanks

O taxa de câmbio vai ser sempre menor que a "actual" que vês no Google ou assim, penso eu. Pois a casa leva sempre uma comissãozinha... Terá de comparar onde existe uma taxa mais favorável...

Atenção que se viajar com mais de 10.000€ em dinheiro é obrigado a declarar na alfândega.

De qualquer modo, o melhor é sempre transferir e mentalizar-se que quando se troca a moeda se perde sempre algum dinheiro. Pode é andar a ver vários bancos ou tentar saber se há algum cá onde possa abrir conta em moeda estrangeira e esperar por melhores dias. A libra está muito baixa e se ele não precisar já do dinheiro, pode arriscar e esperar a ver se valoriza.

Pode abrir uma conta em libras num banco português e aguardar uma época mais favorável para o câmbio, isto claro se não precisar imediatamente do dinheiro.

Pode abrir uma conta em libras num banco português e aguardar uma época mais favorável para o câmbio, isto claro se não precisar imediatamente do dinheiro.

É uma ideia perfeitamente válida, se bem que pode dar para ganhar ou para perder.
Trazer o dinheiro todo em notas é totalmente desanconselhado. Em primeiro lugar porque é preciso declarar no Aeroporto, em segundo lugar porque vai ser preciso fazer uma declaração de proveniência dos fundos na altura de depositar no banco português, e em terceiro luagr porque não tem vantagem financeira nenhuma dado que as taxas de câmbio para notas/moedas são sempre mais desfavoráveis do que para moeda escritural (transferências, cheques, etc).
O melhor mesmo é ver os câmbios de alguns bancos, quer no UK, quer em Portugal, e ver qual será o menos penalizador. Podes também abrir uma conta no Paypal e transferir por lá. Penso que costumam ter taxas de câmbio mais interessantes que as da banca comercial. Também há outros serviços, como por exemplo o Western Union, que uma vez mais também costumam ter taxas de câmbio mais competitivas que as da banca comercial.

Diz ao teu amigo que aproveite a conta que tem e a mantenha. Trazer dinheiro para dentro do rectângulo é arriscado.

Em relação à transferência pode fazê-a através do Post Office (tenho amigos que dizem que é favorável e não há (havia) comissão). Eu quando fazia era através de cheque depositado cá (o câmbio libras - euro era feito no banco inglês).

Eu deixava era lá a conta e continuava a meter lá as poupanças em GBP...

Ia responder uma coisa semelhante. Como isto anda e como vai ficar, nada como ter uma segurança num depósito em nota estrangeira e num banco fora de Portugal.

Ainda para mais sendo a libra uma moeda forte.

ainda ontem recebi uma transferência em dólares e o banco pagou à taxa de 0.722 quando o câmbio "oficial" deveria ser qualquer coisa como 0.732

Pode parecer pouco mas numa transferência por exemplo de 10.000 dólares (não é o meu caso), o cliente fica a perder nada menos do que 100 euros, fora as comissões.

ainda ontem recebi uma transferência em dólares e o banco pagou à taxa de 0.722 quando o câmbio "oficial" deveria ser qualquer coisa como 0.732

Pode parecer pouco mas numa transferência por exemplo de 10.000 dólares (não é o meu caso), o cliente fica a perder nada menos do que 100 euros, fora as comissões.

Não se pode dizer, tecnicamente, "perder". As taxas de câmbio do Banco de Portugal são as taxas a que o BdP cede ou compra divisas (o câmbio de combra é sempre igual ao câmbio de venda). As taxas de câmbio dos bancos incluem um markup, uma margem de lucro. Daí que o Banco compre sempre divisas a um preço inferior ao preço a que vende.
Da minha experiência verifico que os bancos tradicionais raramente têm as taxas de câmbio mais competitivas.

Também há outros serviços, como por exemplo o Western Union, que uma vez mais também costumam ter taxas de câmbio mais competitivas que as da banca comercial.

"Oficial": 1 Euro = 0,8452 GBP

Na western Union: 1 Euro = 0,8095461

No Paypal: 0,80645

No BPI: 0,8282

Parece que nos bancos ainda é melhor um bocadinho :sh)

sim, quero mais info.

Pelo que já li, parece que o melhor é ter uma conta BES cá e lá e depois transferir, nao levam comissao e o spread sobre a taxa oficial é baixo.

Voltar
Superior