Transferência Internacional

O revolut é fixe mas tem uns limites muito baixos. 4000 euros por ano??
Um gajo que usa estas cenas online com frequência fica logo impedido de usar

Tenho a conta básica que é grátis e em fevereiro transferi mais de 7K, se optar pela conta premium custa 6.99 libras e sem limite de transferências.

Última edição:
Normalmente quem faz a transferência tem a opção de seleccionar em que moeda quer que o dinheiro seja enviado e coloca o montante a enviar nessa moeda.

Pegando na moeda referida neste tópico (frango do liechtenstein) e adoptando uma taxa de câmbio à toa e de modo a facilitar as contas:

1 frango = 2 euros

Por exemplo a tia quer enviar 1000 frangos para uma conta de destino em portugal. Mesmo que haja certeza que a conta de destino aceite frangos o melhor é fazer a transferência logo em euros.

Na secção das transferências selecciona euros, mete 2000 (euros) no montante a transferir e o banco de origem debita da conta à ordem 1000 frangos mais uns miúdos para despesas de transferência, câmbio, etc

Depende se o banco dela converte ou nao... E se ela pediu ou nao. Mesmo que não tenha pedido depende se o banco dela converte ou nao. Mas o problema é o Banco CTT. Outros bancos recebem noutras moedas.
O banco de origem não vai adivinhar para que moeda deve converter. E a conta de destino sendo de euros, obviamente não vai aceitar outras moedas e nem sequer sabe se o cliente quer ou não isso.

Normalmente quem faz a transferência tem a opção de seleccionar em que moeda quer que o dinheiro seja enviado e coloca o montante a enviar nessa moeda.

Pegando na moeda referida neste tópico (frango do liechtenstein) e adoptando uma taxa de câmbio à toa e de modo a facilitar as contas:

1 frango = 2 euros

Por exemplo a tia quer enviar 1000 frangos para uma conta de destino em portugal. Mesmo que haja certeza que a conta de destino aceite frangos o melhor é fazer a transferência logo em euros.

Na secção das transferências selecciona euros, mete 2000 (euros) no montante a transferir e o banco de origem debita da conta à ordem 1000 frangos mais uns miúdos para despesas de transferência, câmbio, etc
É isso mesmo.

E como é que o banco sabe se queres converter ou se é erro? E quem converte é o banco de envio ou o banco de recepção? E quem decide isso para saber que banco é que vai fazer a conversão?

O banco sabe porque a conta de destino é uma conta euros.
O banco emissor é o banco que faz o câmbio, tanto que antes de dares a ordem de confirmação ( online banking) tens lá a taxa de câmbio ( que por acaso até é uma roubalheira...)
Mais, o mesmo banco aplica taxas de câmbio diferentes para contas pessoais vs business.

Para terem um a ideia, na última transferência que fiz a libra estava a 1.14 e o banco pagava a libra a 1.12, ou seja 20€ a menos por cada mil.
Por isso é que uso o revolut, se a libra está a 1.14, o câmbio é feito por este valor.

Última edição:
O banco de origem não vai adivinhar para que moeda deve converter. E a conta de destino sendo de euros, obviamente não vai aceitar outras moedas e nem sequer sabe se o cliente quer ou não isso.
E como é que o banco sabe se queres converter ou se é erro? E quem converte é o banco de envio ou o banco de recepção? E quem decide isso para saber que banco é que vai fazer a conversão?

não percebes nada do que estás a dizer no entanto não te impede de vir mandar bitaites, por isso é que hoje em dia quando alguém faz uma pergunta no forum ainda fica mais confuso.

A mim também nunca deram erro. Mas a parte de os números se apagarem está-me a acontecer num deles e acho isso bastante mauzinho.

Isso acontece porque as letras são imprimidas com tinta, para entregarem os cartões na hora.

Quando receberem a renovação é enviado para casa e as letras já são em relevo

Uma tia minha que se encontra no Liechtenstein fez me uma transferência internacional para a minha conta,domiciliada no Banco CTT.
Ela fez no balcão do banco dela,em francos e indicou o meu IBAN.
Após ter pesquisado sobre o tema,reparei que existe o Código BIC/Swift,que desconheço se é obrigatório ou não,só que,por estar pouco habituado a este tipo de transferências,não o indiquei (indiquei somente o meu IBAN e o nome do Banco).
O mais grave,isto a meu ver,é que o Banco CTT não aceita transferências noutras moedas.
Que poderá vir a acontecer?
Já me disseram para expôr a situação pelo homebanking.
É que estava a precisar do dinheiro com muita urgência e agora encontro-me encravado por completo.
Ela enviou-me comprovativo de transferência.
Que sugerem que se faça?

O melhor que fazes é entrar em contacto com o teu banco, mas não creio que tenhas problemas a receber a transferência. Apesar do Liechenstein estar abrangido pelo sistema SEPA, como a transferência foi efectuada noutra divisa que não o Euro, não creio que se irá enquadrar nesse grupo. Será tida como uma transferência internacional não SEPA e terás possivelmente que pagar uma taxa pela recepção do valor(15€+imposto selo). Se o banco da tua tia efectuou a conversão para Euro, será uma simples transferência SEPA sem custos.

SEPA - Área Única de Pagamentos em Euros ("Single Euro Payments Area"). Países abrangidos: Alemanha, Áustria, Bélgica,
Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha (inclui Ilhas Canárias, Ceuta e Melilla), Estónia, Finlândia, França, Grécia,
Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Liechenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polónia, Portugal (incluindo Açores e
Madeira), Reino Unido e Irlanda do Norte, República Checa, República da Irlanda, Suécia, Bulgária, Roménia, Mónaco, Suíça e
Croácia.

O banco sabe porque a conta de destino é uma conta euros.
O banco emissor é o banco que faz o câmbio, tanto que antes de dares a ordem de confirmação ( online banking) tens lá a taxa de câmbio ( que por acaso até é uma roubalheira...)
Mais, o mesmo banco aplica taxas de câmbio diferentes para contas pessoais vs business.

Para terem um a ideia, na última transferência que fiz a libra estava a 1.14 e o banco pagava a libra a 1.12, ou seja 20€ a menos por cada mil.
Por isso é que uso o revolut, se a libra está a 1.14, o câmbio é feito por este valor.
Mas como é que o banco de origem sabe para que moeda deve converter? Apenas com nib e swift não tens essa informação.

Voltar
Superior