Touches Opel Vectra

fuca33

New member
Precisa da ajuda dos mestres.
Comprei uma Opel Vectra de 2001 a gasolina. O carro esteve parado cerca de um ano num stand, ninguem lhe pegava.
Ao principio o carro andava um pouco aos soluços e engasgava-se um pouco. O meu mecânico disse que era normal, o carro esteve parado muito tempo e ganhou carvão. Com o tempo e com um aditivo na gasolina o carro começou a andar normalmente.
Entretanto começou um barulho estranho e o mecânico disse que deveria ser as tuches que tambem ganharam carvão e com o andar e um liquido especial de lubrificação elas ficariam limpas e deixavam de bater.
Algo disto tem sentido ou deveria mandar trocar as tuches?
O mecânico disse-me que as tuches são hidraulicas.
Obrigado pelas dicas.

Se os aditivos não resultarem, nem a mudança de óleo e as touches continuarem a bater, pode ter de se desmontar o carter para verificar a bomba de óleo e a respectiva pesca.
Caso esteja tudo bem terá mesmo de levar touches.
Já vi motores desses a gasolina com trabalhar que mais parecia diesel.
Também já vi casos de problema no próprio bloco, por exemplo haver camisas estaladas.
Se tem garantia convém resolver enquanto é tempo e por conta de quem o vendeu!

uma conhecida meteu óleo que não era da viscosidade recomendada, e o motor do corsa começou com o bater das touches. parecia um diesel dos antigos.

não sei se terá "realmente" alguma coisa a ver

Se os aditivos não resultarem, nem a mudança de óleo e as touches continuarem a bater, pode ter de se desmontar o carter para verificar a bomba de óleo e a respectiva pesca.
Caso esteja tudo bem terá mesmo de levar touches.
Já vi motores desses a gasolina com trabalhar que mais parecia diesel.
Também já vi casos de problema no próprio bloco, por exemplo haver camisas estaladas.
Se tem garantia convém resolver enquanto é tempo e por conta de quem o vendeu!

pois, tb começava com uma lavagem do motor e óleo bom

Supostamente isso não dá muitas chatisses mas já se sabe que pode haver casos de avaria.

Isso nos motores Ecotec, neste caso o Z16XE, acaba por ser feitio tal como no seu irmão 1.4 (X14XE ou Z14XE). Mesmo os que se possa dizer estarem 100% bons fazem sempre um pouco.

Se estás a usar óleo 10W40, muda-o já! Têm a mania de meter 10W semi sintético nestes motores e eles não gostam nadam disso, mas mesmo nada. O X16XE ainda vá que não vá mas o Z16XE é 100% sintético, 5W ou 0W mas o normal é 5W.

Faz mais a frio que a quente não é? Não te stresses muito com isso, ela se estivesse mesmo avariada tu notavas porque aquilo parecia um autêntico martelo.

Cumprimentos.

Última edição:
Precisa da ajuda dos mestres.
Comprei uma Opel Vectra de 2001 a gasolina. O carro esteve parado cerca de um ano num stand, ninguem lhe pegava.
Ao principio o carro andava um pouco aos soluços e engasgava-se um pouco. O meu mecânico disse que era normal, o carro esteve parado muito tempo e ganhou carvão. Com o tempo e com um aditivo na gasolina o carro começou a andar normalmente.
Entretanto começou um barulho estranho e o mecânico disse que deveria ser as tuches que tambem ganharam carvão e com o andar e um liquido especial de lubrificação elas ficariam limpas e deixavam de bater.
Algo disto tem sentido ou deveria mandar trocar as tuches?
O mecânico disse-me que as tuches são hidraulicas.
Obrigado pelas dicas.

Boas, por coincidência tenho uma zafira A com o mesmo problema, pior que esta andando em rotações baixas fazia fumo e consumia óleo, repórter ao stand e o motor foi reparado 3x (burrice) mas como não era eu a pagar...
Bem isto tudo e por fim o barulho das tuches e a acumulação de fumos e consumo de óleo foram todos originadas pela bomba de óleo que funcionava mas a quente e só a quente debitava 0,5 bar de pressão quando devia debitar 1,5bar as 835rpm.
Verifica a pressão do óleo pois as tuches são hidráulicas, não tem afinação, podem tar estragadas, mas se o motor n tiver pressão com umas novas fará o mesmo barulho.

2cfehqg.jpg

Voltar
Superior