teste electroventilador funciona ??

offpring

Banido
boas!! recentemente comprei uma carrinha com motor 1.9 D, desde que a comprei nunca ouvi a ventoinha trabalhar, existe alguma forma caseira de saber se a ventoinha funciona?? o manometro do tablier não funciona, já deixei prai uns 5 min. ao ralentim acelerando de vez em quando e não " disparou" a ventoinha com medo de sobreaquecer desliguei o motor.
obrigado.

p.s. enganei no titulo quiz dizer eletroventoinha.

Última edição:
Sim, vês onde estão os fios da ventoinha e com 2 fios eléctricos ligas da ficha à bateria directamente, que a ventoinha deverá funcionar.

Curiosamente, à bem pouco tempo fiz isto no meu Kadett.

Ou então desligas a ficha da ventoinha, que deverá estar perto do termoestato ou do sensor de temperatura e com um clip unes os pinos da ficha. Se ela estiver operacional começa logo a rodar.

Mas se o 1.9D for o da Rinô até digo que é normal. Tive um durante um ano e só com 20 minutos no trânsito é que a ouvia a funcionar.

pois tambem pensei nisso, só que a carrinha tem um protector de metal por debaixo do radiador, e para tirar á que desmostar 8 parafusos, tive a " googlear" e li, que se pouse-se a sofagem aquece mais rapido, no entanto não sei ate que ponto devo desligar o motor antes que comece o sobreaquecimento, caso a ventoinha não dispare,quais são os sinais/ sintomas de aquecimento?? antes que queime a junta, ou tenha danos graves??
obg.

pois tambem pensei nisso, só que a carrinha tem um protector de metal por debaixo do radiador, e para tirar á que desmostar 8 parafusos, tive a " googlear" e li, que se pouse-se a sofagem aquece mais rapido, no entanto não sei ate que ponto devo desligar o motor antes que comece o sobreaquecimento, caso a ventoinha não dispare,quais são os sinais/ sintomas de aquecimento?? antes que queime a junta, ou tenha danos graves??
obg.

Pelo que sei nos Renault basta desligar a ficha que liga na valvula da temperatura e dispara logo a ventoinha

encontrei a ficha, que esta traz o radiador, tirei e fiz a ponte, a ventoinha funciona, no entanto ainda não posso estar 100% descansado, porque se a valvula estiver estragada não faz disparar as ventoinhas??

Voltar
Superior