TendÊncias "sociais"

mas não estou a perceber uma coisa

essas "tendências" como tu lhe chamas, que são acima de tudo não tendências mas sim mudanças derivadas da necessidade da adaptação a uma sociedade em constante mudança

são baseadas em quê? senso comum? dados cientificos já elaborados? são hipoteses de trabalho para uma investigação?

se for senso comum mando já 100 bardas..........se forem dados cientificos ou algo do género, sugiro-te a consulta do site do INE para não dizer outras fontes nacionais e europeias de recolha e processamento de dados estatisticos

A ideia é exactamente partir do senso comum, e depois arranjar dados que as justifiquem.
Agradeço a todos a ajuda
E se puderem dizer mais, agradecia, é que mtas das q disseram já identificámos.

Há uma vaga de Emigração que está a ser camuflada.

É impressionante o número de pessoas próximas de mim que emigraram e como viajo por todo o País nem compreendo como se continua a camuflar isto. A Juventude está a pirar-se daqui ...No Interior nem se fala,mas no Litoral também são cada vez mais os que fogem para outras paragens fora da tugolândia...

Acho que desta ninguém falou.

- Vida virtual a superiorizar-se à vida real no caso dos jovens. Seja hi5's, MSN's, etc etc etc. Eu sinto isso, eu faço quase tudo a partir da net, mesmo o que não devia ser feito. Quero falar com um amigo ia ter com ele, falar aqui é tudo muito impessoal.

Edit: Espero ter ajudado.

No fundo, muita gente vive de aparências.
Mas voltando ao tema, não sei se referiram:

-O facto de chavalos de 8 anos andarem com telemóveis de última geração.

-A dependência das sms.

Acho que desta ninguém falou.

- Vida virtual a superiorizar-se à vida real no caso dos jovens. Seja hi5's, MSN's, etc etc etc. Eu sinto isso, eu faço quase tudo a partir da net, mesmo o que não devia ser feito. Quero falar com um amigo ia ter com ele, falar aqui é tudo muito impessoal.

Edit: Espero ter ajudado.

exacto, até já começam namoros pela net

por isso é que deixei de ir ao MSN e raramente vou ao Hi5

se quero falar com essas pessoas vou ter com elas, se elas querem falar comigo, venham ter comigo

prefiro falar frente-a-frente e ver as reacções, porque uma frase por ter mais que um sentido ...

just my opinion [;)]

É impressionante o número de pessoas próximas de mim que emigraram e como viajo por todo o País nem compreendo como se continua a camuflar isto. A Juventude está a pirar-se daqui ...No Interior nem se fala,mas no Litoral também são cada vez mais os que fogem para outras paragens fora da tugolândia...

É verdade, um amigo meu e o seu irmão, daquelas pessoas que podemos considerar uns cérebros, tiveram que sair porque aqui não eram valorizados...

Parece-me que há aqui alguns mitos:

Saudações a todos

Estou a fazer um projecto no trabalho e pedia vossa ajuda, nesta primeira fase estamos a recolher "tendências", passo a exemplificar:

- As pessoas optam cada vez mais por férias mais repartidas;

Opção? - muitas empresas não permitem que os seus empregados tirem um mês completo de férias

- As pessoas praticam cada vez mais exercicio fisico;

Mas cada vez se fala mais em obesidade.

- O utilizar o faça voçÊ mesmo, como as caixas sem operador na fnac;

Dantes não se usava porque não havia

- Os filhos sairem cda vez mais tarde de casa;

Aumentando a escolaridade, empregam-se cada vez mais tarde. Como tal, obtêm estabilidade financeira cada vez mais tarde.

- Jovens a aderir a movimentos nacionalistas;

Antes do 25 de Abril havia muitos mais: eram obrigados! Até o José Saramago pertenceu à Mocidade Portuguesa.

Infelizmente é bem verdade!

Depois de o Estado investir na formação destes jovens, muitos deles levam esse investimento para o estrangeiro - já que o país deles lhes vira as costas.

Não só jovens, mas mesmo de profissionais já com algum currículo, tendo convite, optam por ir.

bem se é baseado no senso comum

-maior endividamento dos jovens
-maior consciencialização dos problemas ambientais
-ligam cada vez mais a modas
-dependência da tecnologia
-internet substitui bibliotecas e literatura fisica
-maior índice de consumo de drogas apesar de mais informação
-necessidade de independencia financeira mais cedo
-ficam em casa dos pais até mais tarde
-maior numero de jovens a consumir alcool , e em estados de coma alcoolico
-experimentam drogas e sexo cada vez mais cedo
-menor preocupação com os problemas globais devido á banalização das catastrofes globais, através dos mass media
-alienação aos valores e cultura do seu país e familia
-maior preocupação com a saude

sei lá..........isto sendo pelo senso comum eu podia tar aqui a escrever o resto da noite [:p]

N te acanhes...

[:D]

-os jovens participam cada vez mais em fóruns em vez dos tradicionais cafés
-cada vez mais internetodepentes [:D]
-cada vez mais jovens têm menos relações reais e cada vez mais relações virtuais

epá................vou mas é ver um filme e esperar que a xuxa diga qualquer coisa [:D] [;)]

Voltar
Superior