Solavanco ao levantar a embraiagem

R4E

New member
Boas noites.

Tenho um sintoma no meu carro que já à um tempo me intriga e que se tem vindo a agravar, é o seguinte, ao engrenar mudanças mais baixas, por exemplo, passagem de 1ª para 2ª e de 2ª para 3ª, por muito devagar se levante a embraiagem o carro dá sempre um solavanco, parece que se tira o pé da embraiagem "à bruta", faz sempre, até pensei que fosse de mim, mas já andei em carros iguais e não faz nada.

Isto tem-se vindo a agravar e à bocado com o carro ao relanti e com a embraiagem no fundo a quinta não entrava, e as outras entravam com pouca resistencia, que não é normal, depois de andar um pouco começaram a entrar as mudanças todas bem, mas o solavanco cada vez se agrava mais.

Já me falaram em apoios da caixa ou algo assim, os de motor já mudei todos...

O carro é um Renault 19 1.9D, alguem pode dar umas dicas?

Cumps

Penso que poderá ser daquelas molas que têm no prato da embraiagem. Essas molas ajudam a que a troca seja suave, se se estragam, ficas com uma embraiagem racing :D

PS: É desta que se escangalha o R19 :D

Penso que poderá ser daquelas molas que têm no prato da embraiagem. Essas molas ajudam a que a troca seja suave, se se estragam, ficas com uma embraiagem racing :D

Exactamente o meu primeiro pensamento.

Apoios de motor/caixa soltos ou partidos tb podem dar uns solavancos giros.

Poderão ser as transmissões a dar o berro também!

EDIT: se forem as transmissões, o barulho é mais uma pancada em vez de solavanco...mas...

Última edição:
A embraiagem é recente?

Boas

Não faço ideia, já comprei o carro usado e não sei quando foi mudada, mas com os quilometros que tem (325 mil) o motor já foi reparado pela anterior dona (confirmado) mas não sei se mexeram na embraiagem. Realmente até tenho notado a embraiagem mais "macia", não a pegar mais em cima, mas a custar mais a agarrar, poderá ter a ver com o problema?

Cumps

ou entao simplesmente "esticas muito" a mudança e quando trocas para a mudança seguinte ele vai em RPM tão altas que automaticamente trava com o motor...o solavanco pode ser ele a travar com o motor...

experimenta trocar de mudança sem esticar tanto as mudanças e ve se sentes diferença...[;)]

Conheço carros que aguentaram a embraiagem até aos 300 000 km, e se for o caso desse pode ser bem daí porque eu as vezes "estico" a mudança até ao fim e quando mudo, claro que sinto um solavanco mas nada de mais do que seria de esperar (até porque a caixa do meu carro como é mt longa e ao engrenar a relação acima tenho uma queda de 2000rpm.) e tenhamos em conta que se não se consegue engatar a 5ª parado aponto para a embraiagem sem dúvida alguma.

Deve tar lindo esse Disquinho [;)]

Tem-me acontecido o mesmo, mas só noto quando deixo o carro muito tempo ao sol. O que é bastante estranho.. A embraiagem também ainda é de origem e o carro tem 342 mil kms.

Voltar
Superior