sem 12v com luzes ligadas

Ah sim? Tinha ideia que era automático.

Grato pela explicação ;)

Não é automático uma vez que tens de accionar a manete para inserir os segundos ou minutos que queres e cada vez que usares o sistema tens de o programar .antes de o usar.

Como disse em cima uma gatilhada na manete = 30s
para 2minutos dás quatro gatilhadas, se quiseres mais tempo vais dando mais gatilhadas até chegares ao valor que queres o tempo fica exibido no cb e começa logo a contagem decrescente, quando termina o tempo desliga as luzes.

Não estou a ver como se torna um sistema desses em automático, só se aquilo activasse sempre sem excepção quer a pessoa necessitasse ou não, mas isso não era automatismo, seria mais burrice... lol

Um gajo quer ir a algum lado sem dar nas vistas, desliga o carro e bumba, toma lá o arraial aceso sem necessidade...lol

Última edição:
Não estou a ver como se torna um sistema desses em automático, só se aquilo activasse sempre sem excepção quer a pessoa necessitasse ou não, mas isso não era automatismo, seria mais burrice... lol
Sim, ativa sempre que não exista luz! Não sei o que tem de burrice, os mercedes e por ai fora fazem isso aos anos... idiotas...

Um gajo quer ir a algum lado sem dar nas vistas, desliga o carro e bumba, toma lá o arraial aceso sem necessidade...lol
Se tiveres "algo a esconder" basta desligar no CB antes de saires...

O meu carro também tem esse esquema de 30s pela manete mas parece-me menos útil, um gajo sai, depois cá fora é que pensa "eish dava jeito o follow me home... ah, já não vou voltar ao carro para ativar e por ai fora, tenho mais que fazer, que se lixe..."

Sim, ativa sempre que não exista luz! Não sei o que tem de burrice, os mercedes e por ai fora fazem isso aos anos... idiotas...

Se tiveres "algo a esconder" basta desligar no CB antes de saires...

O meu carro também tem esse esquema de 30s pela manete mas parece-me menos útil, um gajo sai, depois cá fora é que pensa "eish dava jeito o follow me home... ah, já não vou voltar ao carro para ativar e por ai fora, tenho mais que fazer, que se lixe..."

Isso que referes acho que não é o followme home, mas posso estar enganado, já fazem tanta porcaria redundante e parva nos carros, que quase não me admira.

Antes da mercedes já outras marcas tinham isso e ainda existe outro metodo de activar as luzes saindo do carro.

Para mim esse sistema é burrice, se activa as luzes mal saias do carro quer necessites ou não o que queres que chame a esse sistema.
Desperdiça energia desnecessáriamente e não me parece ser nada eficiente, dizes que acciona quando está escuro, então activa sempre, as noites são sempre escuras.

O sistema de manete é o melhor, porque para meter a chave a uma porta ou outra situação, sabe-se mais ou menos quanto se vai dar, e nesse sistema que falas (automático)?
Ou desligas ou anda sempre ligado, quer queiras ou não.
Ou programas um tempo certo e aquilo sempre que activa só dá aquilo?

ps: tens razão há automático, prefiro ter a manete.

Última edição:
obrigado pela sua preocupação ...
mas o pedido de ajuda mantem-se na mesma ...

Isso como já foi dito a cima basta meter um relé a fazer a ligação dos dois circuitos.

Assim o relé fica normalmente a fincionar com a celula, e caso ligues o botao das luzes o relé atraca e passa a funcionar atravez do interruptor deixando de responder à celula.

Isso tornava-se mais facil se tivesses o esquema electrico do comutador das luzes, sabendo qual o fio que liga os médios bastava associar essa célula, claro como já foi dito tens de usar um relé, a forma de ligaçao tambem depende da forma da qual pretendes que isso actue.
Outro promenor que me lembrei os minimos tambem sao para acender certo?

Feito apenas para teres uma ideia....

2d7tqmp.png

Última edição:
amigo joliveira33 o que tenho no carro é isto :

problemas ?

1º ao dar à chave em parques de estacionamento as luzes acendem de imediato ... mau para a bateria... ou consigo dar a volta com um relé ou vou ter de colocar um temporizador ...

2º conforme está com esta DIY desligado quando ligo os mínimos pelo comutador de luzes acende-me logo os médios também ...

e é isto amigo ...

Essa celula está a fazer a funçao dela sempre esteja mais escuro ela activa claro, ou metes um botao para activar e desactivar ou um temporizador para passado X tempo depois de ligares o carro ela ficar a funcionar.

Essa celula está a fazer a funçao dela sempre esteja mais escuro ela activa claro, ou metes um botao para activar e desactivar ou um temporizador para passado X tempo depois de ligares o carro ela ficar a funcionar.

amigo , eu tenho esse tal botão como pode ver no esquema ...
o botão faz corte ao negativo ...
diga-me uma coisa , porque razão , ao desligar a célula e ao usar o comutador de luzes o carro liga logo os mínimos e médios ?

Voltar
Superior