[Antevisão] SEAT Leon Leasing

Eu estou muito satisfeito. Há uns 4 anos comprei um Megane em 2ª mão e apesar de ter gostado do carro, se soubesse o que sei hoje tinha feito um renting, pois ao fim de dois anos vendi-o.

Não digo que o renting seja mais barato, mas acho que é melhor. Primeiro porque tens um carro novo. Segundo porque ao fim de 2 anos e meio entregas o carro e não ficas a dever nada a ninguém. Claro que o que pagaste no Renting durante 2 anos, já era, mas se fores vender um carro usado ao fim de dois anos de o teres também já não recuperas o dinheiro todo que deste por ele, ou seja, a diferença entre o dinheiro que deste por ele e o que te vão dar depois, é despesa/ prejuízo.

A isso juntas as coisas que tens de pagar do teu bolso e...

Crédito: 7000 € (mais 5000 do meu bolso)
MTIC: 9950 € (ou seja, pedes 7000 € mas no final do contrato pagaste 9950 €, levaram-te quase 3000 € em juros e comissões se fores até ao fim)

Mas interessa só o tempo que tive o carro (2 anos):

2000 € (desvalorização)
1200 € (O que paguei só em juros)
500 € (seguro)
750 € (Revisão 100.000 km)
850 € (oficina - só um injetor foram 300 € e o elevador do vidro mais 350€)
250 € (pneus)
300 € (IUC 2 anos)

Total: 5850 € (só por alto, de certeza que faltam aqui coisas)

Renting Leon para 2 anos e meio: 6270 (209 € mês)

Diferenças na despesa total: Quase nenhuma e o leon ainda o tenho mais 6 meses.

Diferença do carro: Megane com 7 anos e poucos extras VS Leon novo com 0 Kms, 5000 € em extras.

Conclusão: Nunca mais compro carro (estou a brincar, não sei o dia de amanhã). Pobre não pode fazer um crédito para andar 6, 7, 8 anos a pagar um carro e quando chega ao fim não valer já metade e com 200.000 km. Em menos prazo também não convém porque depois a prestação é alta.

- A alternativa é comprares um chaço por 3000 € ou 4000 € euros, pagares logo e pronto, não há mais prestações e tens carro na mesma. Mas toda a gente tem este dinheiro mesmo para um chaço?

De resto, se não tens dinheiro e tens de pedir um crédito para não sei quantos anos, mais vale estar quieto e aproveitar uma boa campanha de renting. É muito bom chegares à marca e levar um carro novo sem dares qualquer entrada e teres tudo incluido como na campanha.

Daqui a 2 anos quando acabar o contrato, logo se vê. Se estiver bem de dinheiro, posso trocar por outro novo e continuar em renting. Se estiver rico, vou ao stand e compro um. Se estiver mal, entrego e pronto, sem créditos para pagar e livre da prestação.

Se pelo meio ficar desempregado, posso simplesmente entregar o carro, faz parte do contrato. Se tiver um crédito e ficar desempregado, tenho de ir pedir.

Este foi o resumo à campanha do ponto de vista do Cliente "pobre". lol.

Quanto ao carro, estou bastante satisfeito. Primeiro porque nunca tinha tido um carro novo. Depois porque o carro em si é estéticamente bonito (claro que não é um BMW ou um mercedes e mesmo assim depende dos gostos) e os extras complementam o pactote. Como tenho um iphone 8, dá-me bastante jeito o extra de carregar o tlm daquela forma (sem fios). Também gosto do teto de abrir, as luzes Led...

O megane que tive não tinha bluetooth, portanto já posso finalmente meter música no Apple Music e ouvir no carro.

O Stand entregou-me as duas chaves e ofereceu-me o porta chaves da Seat. Cortesia bonita. Ante de sair o senhor do Stand sentou-se no banco de trás e explicou-me tudo do carro, como fiuncionava toda a tecnologia, etc etc. Muito simpático.

Meti-me na auto estrada e ao contrário do que pensei, chegas facilmente aos 170/180 km. Durante o percurso (Évora-Lx) ainda fui aos 200 km/h. Vinha com um consumo de 5,9 antes de fazer fórmula 1, depois passou aos 6.1 mas vim sempre nos 140/150 km/h.

Sinceramente o carro é mais do que suficiente, nem sei para que seria necessário um carro mais potente. Aliás, com o Mégane que era um 1.5 CC e 110 CV, não me lembro de ter chegado aos 200 km. E este é bastante silencioso, quando sai do Stand parecia que ia num carro elétrico.

Só melhorava duas coisas, uma delas porque me habituei no megane que era sair do carro e ir embora pois ele fechava sózinho. No megane para abrir ou fechar, só precisava ter a chave no bolso, não precisava de lhe mexer para nada.

O outro pormenor é o banco, pois eu sou alto e gosto de ir sentado muito para baixo, como se estisse sentado num "puff", lol. Andei uns tempos num BMW Série 1 e esse sim, dava para baixar mesmo muito. Outro pormenor é que o Megane tinha um apoio lombar que eu usava sempre. O banco do Seat é para baixo/cima e para os lados. Não são desconfortáveis, mas podiam ter mais "opções".

De resto... é não apanhar o corona para poder andar por ai a dar umas voltas :)

Eu estou muito satisfeito. Há uns 4 anos comprei um Megane em 2ª mão e apesar de ter gostado do carro, se soubesse o que sei hoje tinha feito um renting, pois ao fim de dois anos vendi-o.

Não digo que o renting seja mais barato, mas acho que é melhor. Primeiro porque tens um carro novo. Segundo porque ao fim de 2 anos e meio entregas o carro e não ficas a dever nada a ninguém. Claro que o que pagaste no Renting durante 2 anos, já era, mas se fores vender um carro usado ao fim de dois anos de o teres também já não recuperas o dinheiro todo que deste por ele, ou seja, a diferença entre o dinheiro que deste por ele e o que te vão dar depois, é despesa/ prejuízo.

MTIC: 9950 € (ou seja, pedes 7000 € mas no final do contrato pagaste 9950 €, levaram-te quase 3000 € em juros e comissões se fores até ao fim)

2000 € (desvalorização)
500 € (seguro)
250 € (pneus)
300 € (IUC 2 anos)

Diferença do carro: Megane com 7 anos e poucos extras VS Leon novo com 0 Kms, 5000 € em extras.

Conclusão: Nunca mais compro carro (estou a brincar, não sei o dia de amanhã). Pobre não pode fazer um crédito para andar 6, 7, 8 anos a pagar um carro e quando chega ao fim não valer já metade e com 200.000 km. Em menos prazo também não convém porque depois a prestação é alta.

- A alternativa é comprares um chaço por 3000 € ou 4000 € euros, pagares logo e pronto, não há mais prestações e tens carro na mesma. Mas toda a gente tem este dinheiro mesmo para um chaço?

De resto, se não tens dinheiro e tens de pedir um crédito para não sei quantos anos, mais vale estar quieto e aproveitar uma boa campanha de renting. É muito bom chegares à marca e levar um carro novo sem dares qualquer entrada e teres tudo incluido como na campanha.

Daqui a 2 anos quando acabar o contrato, logo se vê. Se estiver bem de dinheiro, posso trocar por outro novo e continuar em renting. Se estiver rico, vou ao stand e compro um. Se estiver mal, entrego e pronto, sem créditos para pagar e livre da prestação.

Se pelo meio ficar desempregado, posso simplesmente entregar o carro, faz parte do contrato. Se tiver um crédito e ficar desempregado, tenho de ir pedir.

Quanto ao carro, estou bastante satisfeito. Primeiro porque nunca tinha tido um carro novo. Depois porque o carro em si é estéticamente bonito (claro que não é um BMW ou um mercedes e mesmo assim depende dos gostos) e os extras complementam o pactote. Como tenho um iphone 8, dá-me bastante jeito o extra de carregar o tlm daquela forma (sem fios). Também gosto do teto de abrir, as luzes Led...

O megane que tive não tinha bluetooth, portanto já posso finalmente meter música no Apple Music e ouvir no carro.

O Stand entregou-me as duas chaves e ofereceu-me o porta chaves da Seat. Cortesia bonita. Ante de sair o senhor do Stand sentou-se no banco de trás e explicou-me tudo do carro, como fiuncionava toda a tecnologia, etc etc. Muito simpático.

Meti-me na auto estrada e ao contrário do que pensei, chegas facilmente aos 170/180 km. Durante o percurso (Évora-Lx) ainda fui aos 200 km/h. Vinha com um consumo de 5,9 antes de fazer fórmula 1, depois passou aos 6.1 mas vim sempre nos 140/150 km/h.

Sinceramente o carro é mais do que suficiente, nem sei para que seria necessário um carro mais potente. Aliás, com o Mégane que era um 1.5 CC e 110 CV, não me lembro de ter chegado aos 200 km. E este é bastante silencioso, quando sai do Stand parecia que ia num carro elétrico.

Só melhorava duas coisas, uma delas porque me habituei no megane que era sair do carro e ir embora pois ele fechava sózinho. No megane para abrir ou fechar, só precisava ter a chave no bolso, não precisava de lhe mexer para nada.

O outro pormenor é o banco, pois eu sou alto e gosto de ir sentado muito para baixo, como se estisse sentado num "puff", lol. Andei uns tempos num BMW Série 1 e esse sim, dava para baixar mesmo muito. Outro pormenor é que o Megane tinha um apoio lombar que eu usava sempre. O banco do Seat é para baixo/cima e para os lados. Não são desconfortáveis, mas podiam ter mais "opções".

Boa, Parabens
Comprar carro para mim por agora chega nem metade me querem dar pelo meu que tem 4 anos com 52000km!!
Essa da chave tb vai ser um problema para mim que tb tenho um Renault ehehe

2000 € (desvalorização)
500 € (seguro)
250 € (pneus)
300 € (IUC 2 anos)

Gostei da análise, para quem possa estar continuamente a pagar uma prestação a medio prazo parece valer a pena.
O megane era diesel certo?
Vai deixando a informação de consumos citadinos

DDarco, bom ponto de vista essa comparação entre o Megane usado e o Leon novo e os custos de utilização, verdadeiramente o que nos sai do bolso para usufruir desse bem, que é por sinal uma fatia relevante no orçamento mensal.

Estamos ainda na nossa sociedade muito vinculados ao modelo mais tradicional da aquisição do veículo e nem sempre se olha para outras alternativas, havendo sempre a conotação errada de se achar que fulano tal quer é mostras e viver acima das possibilidades, enfim...

No meu caso tenho um carro comprado novo em 2016, segmento B a gasolina. E como a vida vai dando algumas voltas, passei a fazer a minha vida usando mota em quase 99% da minha utilização, consequentemente o carro fica muito tempo parado e pensando sobre o assunto já tenho pensado que pode ser muito boa alternativa no futuro voltar-me para os alugueres mais tipo rent-a-car.
Tudo somado é como dizes, seguro +IUC + manutenção programada e peças de desgaste + desvalorização + possíveis avarias, dá uma bela conta ao fim do ano...
Por essa razão a vontade de trocar por outro carro mais recente e mais caro esmoreceu, vou manter este mais anos enquanto servir o seu propósito, e quando não servir logo vejo, mas é muito provável que procure alternativas com outro tipo de serviços.
Se não me engano foi a Jaguar que já há algum tempo disse que o futuro dos automóveis serão outro tipo de serviços e não a propriedade particular.

Desde há uns 2 anos que resolvi compilar todos os custos associados ao veículo principal da casa, uma Megane dci 110 de 2013. O objectivo é perceber qual a opção mais económica entre a compra, leasing/renting ou aluguer low-cost de uma viatura à semana.

Até agora, para uma quilometragem anual que ronda os 40 mil km, a opção da posse está a ser mais barata.

As suas principais desvantagens estão relacionadas com a sujeição a avarias pagas pelo proprietário, ter de andar a “vasculhar” o mercado de usados e não andar de carro novo a cada 2 ou 3 anos.

A principal vantagem é monetária obviamente, dado que um contrato para 40 mil km anuais custa uns 700€.

Nas contas não estou sequer a entrar com as vantagens que tenho actualmente como não pagar seguro de DP, e se quiser recorrer a crédito para aquisição de viatura, não pagar juros.

Nesse caso, 40 mil já são muitos km's por ano. Não te compensa leasing?
Só em revisões, pneus, e por exemplo troca de correia, amortecedores... é uma nota, metes 100 mil em 2.5 anos.
Nesse caso tem de se escolher muito bem o que comprar usado.

No meu caso, apesar do Covid com 2 meses de paragem, desde janeiro que não levo o carro para o trabalho, que foram praí uns 8 dias, isto porque tive a mota na oficina. Se fosse de Uber gastaria menos de 20€ por dia, por exemplo.
Acabei por usar o carro muito poucas vezes e algumas até foi mais por circular, e fez 2 viagens de 500 km's durante fds.

Ou seja, somando todos os custos associados, pelas minhas contas tenho um prejuízo com o carro no mínimo de 2000€ por ano se o mantiver durante 10 anos, porque se for menos é pior ainda. E estou a falar de um segmento B 1.0, que paga ~100€ de IUC, revisão 170-240€ e pela baixa quilometragem (~10 mil por ano) faz com que outras despesas de desgaste não sejam muito elevadas.
Se o vende-se agora ao fim de 4 anos ia levar uma cacetada grande, por isso acho que o melhor é manter uma vez que está praticamente novo, gosto do carro e serve-me perfeitamente, e aquela ideia que às vezes passa pela cabeça de ter um carro melhor, mais caro e mais potente, acaba por esmorecer [:D]
Mas lá está, nunca se sabe o futuro e isto ainda pode dar uma volta de 180°, e apesar de gostar muito de conduzir, sinceramente prefiro assim do que andar a fazer 40 mil km's por ano e constantemente a largar nota em gota, pneus e revisões.
Tenho um colega que fazia diariamente Aveiro-Porto-Aveiro num GLA. Gastava uma nota em portagens e gasóleo, mas a gota de água foi quando teve de substituir os pneus 19". Passou a vir de comboio [;)]

DDarko, o banco do condutor Seat Leon tem apoio lombar. Procura bem porque tens lá no banco uma afinação (alavanca) para a lombar [;)]

Mas considero que os bancos podiam ser melhores/mais confortáveis.

Última edição:
SEAT Leon Leasing

Nesse caso, 40 mil já são muitos km's por ano. Não te compensa leasing?
Só em revisões, pneus, e por exemplo troca de correia, amortecedores... é uma nota, metes 100 mil em 2.5 anos.
Nesse caso tem de se escolher muito bem o que comprar usado.

No meu caso, apesar do Covid com 2 meses de paragem, desde janeiro que não levo o carro para o trabalho, que foram praí uns 8 dias, isto porque tive a mota na oficina. Se fosse de Uber gastaria menos de 20€ por dia, por exemplo.
Acabei por usar o carro muito poucas vezes e algumas até foi mais por circular, e fez 2 viagens de 500 km's durante fds.

Ou seja, somando todos os custos associados, pelas minhas contas tenho um prejuízo com o carro no mínimo de 2000€ por ano se o mantiver durante 10 anos, porque se for menos é pior ainda. E estou a falar de um segmento B 1.0, que paga ~100€ de IUC, revisão 170-240€ e pela baixa quilometragem (~10 mil por ano) faz com que outras despesas de desgaste não sejam muito elevadas.
Se o vende-se agora ao fim de 4 anos ia levar uma cacetada grande, por isso acho que o melhor é manter uma vez que está praticamente novo, gosto do carro e serve-me perfeitamente, e aquela ideia que às vezes passa pela cabeça de ter um carro melhor, mais caro e mais potente, acaba por esmorecer [:D]
Mas lá está, nunca se sabe o futuro e isto ainda pode dar uma volta de 180°, e apesar de gostar muito de conduzir, sinceramente prefiro assim do que andar a fazer 40 mil km's por ano e constantemente a largar nota em gota, pneus e revisões.
Tenho um colega que fazia diariamente Aveiro-Porto-Aveiro num GLA. Gastava uma nota em portagens e gasóleo, mas a gota de água foi quando teve de substituir os pneus 19". Passou a vir de comboio [;)]

A última vez que vi preços, rondava 700€ mensais, ou mais.

No nosso caso optámos por comprar a Megane, despida de extras, com JLL de 16, com 46 mil km e 3 anos. Gastei menos uns 6 mil € face a uma nova, e só “perdi” 1 ano de utilização.

As peças são compradas pela net, e montadas por mim ou pelo meu mecânico. Conforme a complexidade e a minha vontade de me sujar.

A última vez que vi o Excel, há uns 2 meses, estava com um custo mensal, incluindo desvalorização, de 298€... combustível e portagens não entram nesta contagem, porque serão transversais a qualquer uma das opções. Estás contas podem ser fortemente influenciadas , em caso de avaria grave, obviamente.

Está neste momento com 198 mil km, tendo feito apenas uns 500 desde o fim de Fevereiro. Está carrinha teve meses de só parar ao domingo, e semanas de nem isso acontecer. (Não sou taxista nem UBER )

Aos 210 mil vai levar amortecedores. 150€ uns KYB vindos da loja alemã.

Se não fosse o Covid, neste momento a média iria subir para uns 50 a 60 mil km anuais, mas com esse aumento a ser remunerado a O,40€\km.

Já que estamos no tópico da Leon, o exemplo mais extremo que conheço faz diariamente 320 km, ida e volta, ao volante de uma Leon 1.6 TDI. Essa de renting, trovada a cada 2 anos.

Última edição:
A principal vantagem é monetária obviamente, dado que um contrato para 40 mil km anuais custa uns 700€.

Esse valor é para 40K anuais, mas por quantos anos? 3 ou 4 anos?

Um contrato de 40K anuais, com uma duração de 4 anos (48 meses) para o Leon 1.0 TSI 115cv, versão Style++ (a referência deste tópico) custava 375€, na campanha do ano passado.

Última edição:

Já não me lembro, mas julgo que seriam uns 3 anos.

Ha umas semanas simulei um renting de usados, julgo que de uma Megane 3 das últimas, na Leaseplan, e eram mais de 500€ mensais.

Para quem valorize carro novo, com a configuração que pretende, ou próxima disso, acredito que valha a pena. Mas cá em casa não ligamos a isso... só queremos economia/conforto e fiabilidade.

Não me parece que o renting particulares tenha como alvo clientes que façam 40.000 km ano. Digo eu, porque quem pode pagar 700€/mês provavelmente também pode comprar um carro e pagar metade desse valor por mês. Claro que ao fim de 4 anos o carro está meio rebentado e já vale pouco, mas não pode ser tudo perfeito.

Na minha opinião e do meu ponto de vista, o renting particular faz sentido quando a pessoa não tem muito dinheiro e a diferença mensal entre pagar um renting ou comprar um usado não é muita, com a vantagem de saberes de que mesmo que hajam avarias, não te vai queimar o rendimento desse mês. É que com valores iguais mas de um lado correres o risco de ter uma avaria e largar mais uma nota, não compensa muito, além de que comparamos um novo com um usado.

É como eu disse, se há 4 anos quando comprei um megane houvesse esta campanha e eu soubesse dela, tinha feito um negócio melhor e tinha andado de carrinho novo em vez de um com 6/7 anos.

Agora claro, para 40.000kms por ano, não é viável fazer um renting, isso é já ao nível empresarial, o particular do meu ponto de vista pode compensar para 10/15.000 ano, que é o que eu faço.

Também sou sincero, o que eu gostava mesmo era de ter dinheiro para chegar ao vendedor (particular ou stand), pagar logo tudo e ficar sem rendas ou prestações. Mas não posso porque não tenho e é nesse panorama que feitas as contas, preferi fazer este renting até porque a campanha é boa.

Última edição:

Um contrato de 40K anuais, com uma duração de 4 anos (48 meses) para o Leon 1.0 TSI 115cv, versão Style++ (a referência deste tópico) custava 375€, na campanha do ano passado.

Atendendo ao valor do contrato aqui do tópico, até julgava que seria mais. Esse valor, mesmo com a diferença de preço dos combustíveis, é bastante competitivo face aos valores para os segmentos C a diesel.

Não me parece que o renting particulares tenha como alvo clientes que façam 40.000 km ano. Digo eu, porque quem pode pagar 700€/mês provavelmente também pode comprar um carro e pagar metade desse valor por mês. Claro que ao fim de 4 anos o carro está meio rebentado e já vale pouco, mas não pode ser tudo perfeito.

Na minha opinião e do meu ponto de vista, o renting particular faz sentido quando a pessoa não tem muito dinheiro e a diferença mensal entre pagar um renting ou comprar um usado não é muita, com a vantagem de saberes de que mesmo que hajam avarias, não te vai queimar o rendimento desse mês. É que com valores iguais mas de um lado correres o risco de ter uma avaria e largar mais uma nota, não compensa muito, além de que comparamos um novo com um usado.

É como eu disse, se há 4 anos quando comprei um megane houvesse esta campanha e eu soubesse dela, tinha feito um negócio melhor e tinha andado de carrinho novo em vez de um com 6/7 anos.

Agora claro, para 40.000kms por ano, não é viável fazer um renting, isso é já ao nível empresarial, o particular do meu ponto de vista pode compensar para 10/15.000 ano, que é o que eu faço.

Também sou sincero, o que eu gostava mesmo era de ter dinheiro para chegar ao vendedor (particular ou stand), pagar logo tudo e ficar sem rendas ou prestações. Mas não posso porque não tenho e é nesse panorama que feitas as contas, preferi fazer este renting até porque a campanha é boa.

Pois, mas eu sou particular... Apenas escolhi morar longe do meu local de trabalho, e por exemplo, a determinada altura, estudar aos sábados a 180 km de casa.

Aqui foi paga a pronto, porque havia possibilidade obviamente, e não convivemos bem com prestações. Mas se o Excel que tenho pender para o lado das prestações, então vai por aí.

Fez o negócio que lhe pareceu melhor e acho muito bem. Mas vai de encontro ao que eu disse, quem pode pagar logo o carro não faz um renting e muito menos para 40.000 ano. É claro e óbvio que cada caso é um caso e o que é a melhor opção para uns pode não ser para outros. O meu anterior era a uma megane e gostei muito mas agora prefiro assim.

No entanto, antes da megane tive um Ford Focus e se tivesse feito renting também tinha ficado a ganhar :) Pedi um crédito para o Focus a pagar em 5 anos mas ao fim de dois parti o carro todo e foi para a sucata. Resumindo, como não tinha seguro contra todos, fiquei sem carro e com o crédito para pagar. Não desejo a ninguém ��

Última edição:
Tenho acesso ao Eurotax... [;)]

O que pode estar a acontecer é estar a chegar a "mercadoria" toda e o teu vir já com o meu agora no inicio do mês... pois foi a data que me disseram (07/07).

A mim também não me faz confusão nenhuma ser um modelo descontinuado... ou seja, foi descontinuado há dois meses... que interessqa isso? Esta questão colocava-se se estivessem os dois modelos em Renting por um valor idêntico, o que não existe. De qualquer das formas, quando compramos um fcarro, dai a pouco tempo também passa a ser o "modelo anterior". É como a roupa, meses depois de a comprarmos já é Outlet. Aliás, eu compro logo direto em outlet que sai mais barato [:D]

Não falharam com os prazos embora ainda não tenha o carro, na quinta feira passada tal como tinham prometido perguntaram me se precisava de um carro emprestado o que eu não quis, hoje ja me ligaram a dizer que o carro estava pronto para ser levantado!!
Ou seja tive sorte assinei os papéis dia 25 ou 26 de Junho embora ja tivesse entregue os papeis para aprovação so dei o ok dia 25 e fazem a entrega em 11 dias!! O que me leva a crer que realmente eles tem varios canais la dentro e uns sao mais rapidos que outros, o outro canal so me garantia carro a partir da terceira semana de Julho!!

Bons dias, o que acham da promoção da Locarent de um Ateca por 259? Na leaseplan está bem mais caro, nos 300.
Tb andei a fazer contas, ando uns 10k ano se tanto, tive um polo 17 anos, mas agora queria algo mais novo. A alternativa é um negócio de um Kamiq style a 21900€, mas lá está mensalidade é ela por ela e a depreciação de um skoda deve ser bem maior.

Boa noite,

Agora que já todos entregaram os carros (digo eu), foi-lhe pedido que pagassem o "acerto" do IUC?

A mim estão-me a pedir e eu sempre pensei que estivesse incluído...

Voltar
Superior