[Acidente] Responsabilidade

Agradeço as respostas e já me convenci que irei ser responsabilizado.
No entanto gostava que alguém me explicasse como é que num local tracejado sem sinal de proibição de ultrapassagem e pior ainda sem sinal de aproximação de entroncamento, como eu saberia da existência do mesmo?
E o stop não obriga a ceder passagem a todos os veiculos?
Estás em Portugal. Tens que advinhar, e se a bola de cristal não funcionar, a culpa é tua.

Sim, o stop obriga a ceder a passagem a todos os veiculos. Não é menos válido por vir alguém a ultrapassar, em sentido contrário, claramente em excesso de velocidade ou até com os copos. Stop é para parar, e esperar parado o tempo que fôr preciso até poder entrar em segurança. Não existe limite de tempo previsto no código.
No entanto não bateste nesse...

Estás em Portugal. Tens que advinhar, e se a bola de cristal não funcionar, a culpa é tua.
Parece que a realidade é mesmo essa.

No entanto não bateste nesse...

Agora vamos imaginar que ao invés de ultrapassar eu vou na faixa da direita e alguém "distraído" me aparece à frente vindo dum entroncamento à direita com stop, eu tento evita-lo e vou chocar com alguém que vinha em sentido contrário.
Sou o responsável e quem provoca o acidente vai embora sossegado à vida dele?

Segundo o código da estrada, um entroncamento é uma bifurcação de 2 vias Públicas.
Como é que tu sabes que a outra via é publica, se não existe nenhuma sinalização a indicar isso (vertical e horizontal)?
Aquela estrada podia ser um acesso privado, um parque de estacionamento, etc.
Se não existe sinalização, os condutores são obrigados a adivinhar?
Mas isso é uma questão para os seguros apurar.

A falta de sinalização em Portugal é uma realidade, mas não desculpa infrações ao CE.

Mas é necessária a sinalização de entroncamento (ou seja é obrigatória?). Não sei. Dentro de uma localidade não será com certeza. Continuo a dizer que não sei se era o caso.

Mas é necessária a sinalização de entroncamento (ou seja é obrigatória?). Não sei. Dentro de uma localidade não será com certeza. Continuo a dizer que não sei se era o caso.

Dentro duma localidade não é necessário porquê?
Dentro das localidades é onde deveria existir essa sinalização.
Aquela estrada podia ser de acesso particular, acesso a um estacionamento, um terreno alcatroado ([:D]), etc.
Dentro das localidades sempre vi sinalização verticalde entroncamento/cruzamento, ou então existe sinalização horizontal para proibir a ultrapassagem.
O condutor não pode ser responsabilizado pela má sinalização da estrada.
N105

https://goo.gl/maps/3mybBrnv8xN2
Exemplo de sinalização dentro.duma localidade.
Edit:

Última edição:
Agora vamos imaginar que ao invés de ultrapassar eu vou na faixa da direita e alguém "distraído" me aparece à frente vindo dum entroncamento à direita com stop, eu tento evita-lo e vou chocar com alguém que vinha em sentido contrário.
Sou o responsável e quem provoca o acidente vai embora sossegado à vida dele?
Sim e não.

Saiste da tua faixa de rodagem quando não havia condições para o fazer em segurança, portanto és culpado. Evitaste um acidente do qual não eras culpado, mas causaste outro do qual és culpado!
Depois cabe a ti e às autoridades provar que te desviaste por causa do outro, mas não é fácil porque não há contacto.
Só para as seguradoras ou as autoridades ponderarem estudar essa hipotese, já é um filme, quanto mais para aceitarem culpar um outro que nem sequer bateu...

Isso, carros estacionados na passadeira ou à volta, etc etc. é tudo um filme

A falta de sinalização em Portugal é uma realidade, mas não desculpa infrações ao CE.
Correcto, mas felizmente até nós evoluímos, portanto há-de chegar o dia em que o verdadeiro responsável é responsabilizado. Já se usa um pouco pelo mundo fora, e normalmente desencadeia a resolução do problema (sinalização, alteração da estrada, buracos tapados, etc) por parte do responsável.

Dentro duma localidade não é necessário porquê?
Dentro das localidades é onde deveria existir essa sinalização.
Aquela estrada podia ser de acesso particular, acesso a um estacionamento, um terreno alcatroado ([:D]), etc.
Dentro das localidades sempre vi sinalização verticalde entroncamento/cruzamento, ou então existe sinalização horizontal para proibir a ultrapassagem.
O condutor não pode ser responsabilizado pela má sinalização da estrada.
N105

https://goo.gl/maps/3mybBrnv8xN2
Exemplo de sinalização dentro.duma localidade.
Edit:

Não disse que não era necessário, apenas que não será com certeza obrigatório. É fisicamente impossível colocar um sinal de entroncamento em todos os cruzamentos de uma localidade.

Concordo que há muitas situações onde é útil e necessário, especialmente em estradas nacionais que cruzam localidades mais pequenas como o exemplo que mostras. Não é o mesmo que ser obrigatório porque isso implicava que TODOS os cruzamentos teriam de ter sinal de entroncamento. Não faz sentido.

Mas dito isto, gostava de saber encontrar onde se define a esta questão porque desconheço

Voltar
Superior