relantim clio dci

não façam off topic

Tive um saxo que sempre que o ligava tinha uma rotação, passado um minuto tinha outra. Acho que descia um pouco.
Nunca tive problemas com ele.

tenho agora um 1.5 dci e acho que faz o mesmo, ainda é recente em casa

que consideras instável?

Por instável, pretendo dizer que a rotação vai a cima e a baixo sucessivamente, entre as 800 e as 1000 rpm mais ou menos, coisa que há coisa de um mês nao acontecia.
hás-de reparar se no teu, os tubos de gasóleo tem bolhas de ar e depois diz alguma coisa.

obrigado

a minha clio, a cerca de 2/3 meses, andou quase um 1 mes que ponha a trabalhar e a soluçava um pouco, desapareceu quando meti de novo gasoleo, na altura fiquei a pensar que quando atestei o deposito veio agua junto porque desapareceu quando atestei o deposito.

experimenta trocar o filtro de gasóleo a ver se resulta. nao tem um sensor que controla as rpm?? pode ser algum sensor a dar dados errados.

a minha levou oleo 5w50 long life (por engano mas na próxima leva 5w40), ja vai com quase 14mil e ainda nao tive de acrescentar, vou fazer os 15mil agora e faço a revisão.

quanto ao gasóleo, atesto sempre, um bocado antes de chegar à reserva, ja meti uns tres depósitos e continua na mesma. se calahr tenho é de trocar de posto, uma vez que é sempre no mesmo.
sim, pode ser o filtro já a ficar sujo, ja tem uns 20.000, relativamente ao sensor das rpm, nao deve ser, porque apesar de se notar no quadrante, no mostrador das rpm, nota-se também ao ouvir o motor a trabalhar, que as rpm estão sempre a subir e a descer.
no teu, notas bolhas de ar nos tubos de gasóleo?
penso que deve ser disso, algum vedante, ou alguma coisa do genero, que deixa entrar ar, e quaqndo esse ar entra na camera de combustão (ainda fria), faz com que o carro não tenha o relantim certo.

obrigado

Quais os consumos que costumas fazer, e os percursos/trajectos fazes? Muitas subidas, cidade, etc??
Notaste algum aumento do consumo nestes ultimos tempos?

os consumos, mantêm-se estáveis, cerca de 5l/100, trajecto é quase 90% em nacional e o resto cidade, em estradas normalmente pouco acidentadas, centro e ribatejo.

obrigado a todos

Eu acho que nunca fiz média de 5L com o meu clio... andava sempre pelos 4,5L, ás vezes menos... utilização variada. Se dizes que fazes 5L maioritariamente a andar a 90/100, tou a achar um pouco alto. Pede para ligar o carro á máquina e ver os valores que os sensores dão... fala nos sensores de temperatura, que é o que me parece ser... Se o sensor n estiver bom, a frio ele atribuiu um valor standard para o mesmo, e depois está sp a tentar corrigir o relantim... se o sensor n estiver bom, n há variação de valores, logo, o gasóleo injectado é maior... dai, achar que o teu dCi está a gastar um pouco a mais...
É só um palpite... experimenta...!

quanto ao gasóleo, atesto sempre, um bocado antes de chegar à reserva, ja meti uns tres depósitos e continua na mesma. se calahr tenho é de trocar de posto, uma vez que é sempre no mesmo.
sim, pode ser o filtro já a ficar sujo, ja tem uns 20.000, relativamente ao sensor das rpm, nao deve ser, porque apesar de se notar no quadrante, no mostrador das rpm, nota-se também ao ouvir o motor a trabalhar, que as rpm estão sempre a subir e a descer.
no teu, notas bolhas de ar nos tubos de gasóleo?
penso que deve ser disso, algum vedante, ou alguma coisa do genero, que deixa entrar ar, e quaqndo esse ar entra na camera de combustão (ainda fria), faz com que o carro não tenha o relantim certo.

obrigado

boas a minha também oscilava entre 800 e 1000 mas dava-se fé era no trabalhar que parecia soluços, quando atestei passou, agora ar nos tubos por acaso tenho, então o tubo que traz o gasóleo do deposito para o filtro onde tem a bomba manual, depois de estar toda a noite parada fica ali sem gasóleo fica mesmo a cima da bomba manual, mal que dou a chave enche logo, e nao fica a passar ar, a trabalhar, como vou fazer a revisao vou mandar ver os vedantes. agora pega normal e nao faz saluço nenhum, ja viste as velas incandescentes ?

vim agora da renault, falei com o mecânico, e ele disse para ligar-mos o carro há máquina, que em principio devia ser o sensor da temperatura. ficou entao agendado para o dia 24.
falei-lhe nas bolhas de ar nos tubos e ele disse que era normal, e que se fosse dai, o carro iria ficar instavel tanto a frio como a quente, uma vez que deveria haver uma fuga e entrar constantemente a entrar ar.
depois digo como ficou.

obrigado a todos

tenho um clio dci de fins de 2002 (65 cv), e desde à uns tempos para cá que de manha, quando o meto e trabalhar (a frio) o relantim é instavél, permanecendo assim por um ou dois minutos, até que começa a aquecer, e ai mantém a rotação ao relantim.
o carro tem 130.000, nao leva grandes apertos, deixo aquecer um bocado antes de andar com ele, nao passo das 2000rpm enquanto não atinge a temperatura ideal e deixo um bocado a trabalhar antes de desligar. revisões de 10 em 10.000, não há consumos exagerados de óleo entre revisões (talves 0.5l por cada 10.000), quando puxo por ele, não se nota fumos de escape exagerados, resumindo uma utilização algo cuidada.
o que me está a preocupar agora é mesmo o relantim incerto quando o carro pega em frio, após por exemplo uma noite sem trabalhar. de referir que recentemente (4 meses), fui obrigado a deixar o carro na rua durante a noite, por falta de garagem.
outro aspecto importante, é que quando comprei o carro há 7 meses, com 100.000, os tubos do gasóleo sempre tiveram algumas bolhas de ar, ao que o vendedor me disse ser normal, mas o que eu acho estranho. mas apesar de sempre ter tido bolhas de ar nos tubos de gasólea, só há coisa de um mês é que está com o relantim instável a frio.

alguem já passou por algo idêntico, ou tenha alguma ideia do que possa ser?

agradecias algumas respostas, obrigado

Bolhas de ar no circuito de combustivel é normal? [:D][:D]

Aconselhava-te a ver isso, desde o filtro até à bomba do deposito. Para um vendedor tudo é normal.

Já pensaste que se calhar dás uma utilização demasiado cuidada? Isso é um diesel, essa linha de escape e Egr às vezes precisam de ser limpas, puxa por isso.

Um das principais causas de relanti errático nesses carro é mesmo ar no sistema de combustivel, agora pensa nisso.

vim agora da renault, falei com o mecânico, e ele disse para ligar-mos o carro há máquina, que em principio devia ser o sensor da temperatura. ficou entao agendado para o dia 24.
falei-lhe nas bolhas de ar nos tubos e ele disse que era normal, e que se fosse dai, o carro iria ficar instavel tanto a frio como a quente, uma vez que deveria haver uma fuga e entrar constantemente a entrar ar.
depois digo como ficou.

obrigado a todos

Porque raio vai ele ligar à maquina? Aparece-te algum erro de gestão de motor no painel de instrumentos?

Se fizeres uma reprogramação, isso passa.
Ar nos tubos, isso pode ser a bomba de pesca em que as molas já estejam um pouco fracas,nos clios dci anteriores a 2003 era frequente ficar sem gasóleo quando chegava a 1/4 do deposito devida á falta de força das mesma, fazia em que não exerce-se força nos o-rings para vedar bem.
A reprogramação é feita num concessionario renault, em que basicamente actualiza o versão e elimina algumas correcções que a centralina vai fazendo ao longo dos kilometros percorridos, por outras palavras um "reset".

respondendo a todos:

-quem me disse que era normal o carro ter algumas bolhas de ar nos tubos do gasóleo, foi um chefe de oficina da renault, pelo que eu confiei, alguem que tenha carros iguais, pode confirmar se é ou não normal?

-eu disse que nao apertava com o carro em frio, quando está quente por vezes leva alguns esticões, com algum juizo.

-ligar o carro à maquina (na renault), vai permitir saber quais os valores que o sensor está a enviar para a centralina, e saber se são os correctos ou não.

-hà uns tempos atrás vim cá, porque o carro por vezes custava a pegar em quente, pegava só à segunda ou terceira. pensou-se que fosse das velas, e levou 4 velas de incandescencia novas. não era isso, pelo que depois foi à renault levar uma reprogramação na centralina. facto que eu aproveitei para fazer uma limpeza na egr.

posto isto digam de vossa justiça.

e obrigado pelas respostas

-quem me disse que era normal o carro ter algumas bolhas de ar nos tubos do gasóleo, foi um chefe de oficina da renault, pelo que eu confiei, alguem que tenha carros iguais, pode confirmar se é ou não normal?

É normal ver-se sempre alguma coisa que se parece com bolhas de ar, sim senhora. [;)]

Quando fores á renault, confirma se os injectores estão correctamente ordenados.
Ou seja, eles têm um numero de calibração e esses mesmo números têm que figurar correctamente na centralina, dizes que já levou injectores e reprogramação, ou não colocaram os valores correctos, ou trocaram de posição ao escreve-los na memoria.
Se tiverem trocados ou incorrectos podem dar os sintomas que descreves.

Voltar
Superior