Registo Propriedade

ultra desenterranço.... :)

bem, estou um pouco aluado devido á papelada necessária para a compra de um carro a um particular. Sempre que compramos carro novo ou em stands a papinha é feita toda por eles e neste caso como sou eu que a tenho que fazer não queria fazer asneiras.

Aos entendidos na matéria pergunto quais os documentos necessários (se houver disponível online melhor) e onde os devo entregar??

obrigado desde já

para não ficar no esquecimento... não ha ninguém que saiba??

que é que isso quer dizer? :confused:
não entendi, é que eu não percebo nada disto... está a querer dizer que o impresso só tem 1 mês ?
abraço *

Vendi uma scooter de 50 de cilindrada a um amigo meu. Ele quer passar a mota para nome dele. Sabem-me dizer qual é o impresso que devo arranjar para fazermos isto?

Já agora, vou por as cartas na mesa, e explicar o k se passa.
Estou prestes a comprar o meu primeiro carro(comprado por mim), e estou um pouco a nora.
Tenho um bocado de receio dos vendedores, pois podem ocultar-me algum documento ou problema k o carro tenha em termos de multas por pagar ou coisa do genero.

portanto, segundo sei:

1º - preciso duma declaraçao de compra e venda , k consiste num doc k diz k pessoa X vende o carro a pessoa Y por valor Z, em tal dia/mes/ano, certo?
2º - mudar o tal doc (registo de prop e livrete k sao agora so um) e preciso da declaraçao acima referida pra fazer isto
3º - tratar dum seguro

falta alguma coisa??
estou enganado em relaçao a algum destes pontos?

obrigado

E comprovativos de pagamento de todos os IUC anteriores também ajuda... Não te deixes levar pelo "ah e tal está tudo em dia..."

Estou aqui com uma pequena dúvida...

Quando comprei o meu carro, demos o que tinhamos para troca. Hoje vim a saber que esse mesmo carro ainda está no meu nome! Liguei para o stand, que me confirmou que o carro ainda não tinha sido vendido e que a transferência do registo de propriedade só será feito quando arranjarem comprador...De salientar, que tenho os documentos que provam que o carro foi dado como troca pelo que tenho actualmente.

Lá disseram-me que era prática comum, porque assim o carro não fica com mais um registo!

Será assim mesmo?

[;)]

Eles fazem isso mas o DUA ao contrario do antigo livrete não diz o numero de registos. Não é por ter mais um registo que deixa de se vender ou ter menos valor.

Isso é fácil de resolver. Se carro está em teu nome, continua a ser teu. Dás-lhes 8 dias para proceder à transferência senão mandas cancelar matricula e apreender veículo. A ver se eles não se mexem.

Alguns vendedores usam esses esquemas para se esquivarem à obrigação de garantia. Se carro estiver em nome do stand já não dá para fazer vendas à consignação... (Equivalente a venda particular a particular)

Eu perguntei também por causa do selo e disseram-me que não tinha que comprar!

O selo passou a ser um imposto unicamente fiscal. Antes era fiscalizado pela PSP ou GNR. Agora apenas e só pelas finanças. Portanto é responsavel pelo pagamento o proprietário registado do carro na data limite anual de pagamento do selo (IUC). Se está em teu nome as finanças não querem saber de quem usa o carro ou de quem o tem. Se está em teu nome, é "propriedade" tua e és tu que pagas. És também tu que te sujeitas a ser penhorado se não pagares. É como dever IRS... Com declaração de compra e venda podes depois conseguir demonstrar que já não eras o dono na altura do pagamento devido mas não vale a pena arriscar. Normamelmente finanças obrigam-te primeiro a pagar e só depois reclamas...

como este é o tópico com mais respostas, venho aqui perguntar algo diferente:

hoje vendeu-se uma carrinha, assinou-se a declaração de compra e venda, mas como era sábado e o tipo não queria um notário, mas sim logo o IMT, deu um sinal e foi-se embora e sou eu que vou levar a carrinha para a semana. entretanto combinámos mudar num dia de semana perto de onde trabalho e da terra do homem. a minha dúvida é a seguinte:

a carrinha é do meu cunhado. ao registo vai comigo o comprador. será que vão implicar por não ser eu o dono da carrinha, mesmo levando as cópias dos documentos? ou nem ligam a isso e consigo mudar facilmente? é que ainda são cerca de 350kms... o tipo não quer vir mais ao norte e vive abaixo de lisboa. não estou para levar a carrinha e depois não dar, ter que vir com o tipo, mudar com o meu cunhado e ele ir embora novamente. fica a dúvida e se alguém já fe algo parecido, mesmo que a distância fosse curta. ou seja, mudar em nome de terceiro.

como este é o tópico com mais respostas, venho aqui perguntar algo diferente:

hoje vendeu-se uma carrinha, assinou-se a declaração de compra e venda, mas como era sábado e o tipo não queria um notário, mas sim logo o IMT, deu um sinal e foi-se embora e sou eu que vou levar a carrinha para a semana. entretanto combinámos mudar num dia de semana perto de onde trabalho e da terra do homem. a minha dúvida é a seguinte:

a carrinha é do meu cunhado. ao registo vai comigo o comprador. será que vão implicar por não ser eu o dono da carrinha, mesmo levando as cópias dos documentos? ou nem ligam a isso e consigo mudar facilmente? é que ainda são cerca de 350kms... o tipo não quer vir mais ao norte e vive abaixo de lisboa. não estou para levar a carrinha e depois não dar, ter que vir com o tipo, mudar com o meu cunhado e ele ir embora novamente. fica a dúvida e se alguém já fe algo parecido, mesmo que a distância fosse curta. ou seja, mudar em nome de terceiro.

Podes fazer isso sem problema. Basta a declaração de venda devidamente preenchida e assinada pelos dois intervenientes(comprador e vendedor) e respectivas cópias dos CC(ou BI + cartão de contribuinte, se for o caso). Faço isso quase todas as semanas...

tenho o documento preenchido levo as cópias do BI e Contribuinte comigo, o comprador vai ter lá comigo na hora. sendo assim fico mais descansado.

Ressuscitando o tópico...

Caso apenas possa/queira ser o comprador(ou vendedor) a mudar o registo de propriedade da viatura é necessário o CC de ambos ou basta que o comprador (ou vendedor) leve o modelo 9 assinado por ambos e os docs do carro?

Voltar
Superior