Registo Individual do Condutor

vexvic

New member
Olá, pessoal.

Uma dúvida: o RIC reporta-se ao indivíduo ou à carta de condução? Ou seja, se a primeira carta for cassada e obtivermos uma segunda, as contra-ordenações praticadas continuam patentes no RIC?

Obrigado.

Pois, também me parecia.

Em relação aos 5 anos, sim, limpa passado esse tempo. Mas o que isto quer dizer é que se eu tiver uma contra-ordenação de há 5 anos e uma de há 3 anos a primeira limpa mas a segunda fica, não é? Ou só limpa mesmo quando não há NADA em 5 anos?

Olá, pessoal.

Uma dúvida: o RIC reporta-se ao indivíduo ou à carta de condução? Ou seja, se a primeira carta for cassada e obtivermos uma segunda, as contra-ordenações praticadas continuam patentes no RIC?

Obrigado.

Reporta-se a ambos. Todo e qualquer condutor habilitado com um título de condução tem um registo indivídual de condutor .
O RIC encontra-se previsto no decreto-lei 317/2004 ,a lterado pelo decreto-lei 130/2009 :

http://dre.pt/pdf1sdip/2009/06/10500/0339303398.pdf

Pois, também me parecia.

Em relação aos 5 anos, sim, limpa passado esse tempo. Mas o que isto quer dizer é que se eu tiver uma contra-ordenação de há 5 anos e uma de há 3 anos a primeira limpa mas a segunda fica, não é? Ou só limpa mesmo quando não há NADA em 5 anos?

Tens sempre de " cumprir" períodos de cinco anos a andar para a frente , isto é, 2005-2010 se nada tiveres limpa mas, por exemplo, a 2007 tens uma grave ou muito grave só limpa em 2012.

Imaginemos:
G em 2003
MG em 2005
MG em 2008
G em 2010
G em 2011

RIP actual: apenas 1MG e 2G, certo?

Ou seja, quando passam 5 anos, essa deixa de contar, Não é preciso ter 5 anos limpos à frente...

Pois, a grande questão para mim é essa. A mim parece-me que seria mais lógico elas "irem limpando", conforme a data de cada uma. Ou seja, se tiveres uma grave de há 5 anos atrás essa limpa e as que estão para a frente ficam. De qualquer forma e pelo que vi no CE não me pareceu estar muito explícito.

Mas também pode ser ao contrário, como um sistema de "bónus", na onda do "portaste-te bem, rapazão, 5 anos seguidos sem infracções - toma lá registo limpo!" [:D]

Não faço ideia...

Voltar
Superior