Registar patentes: como?

Baiones

Banido
Boas.

Imaginem que "inventaram" uma nova maneira de fazer arte.

Imaginem que é apenas uma tecnica diferente de fazer uma certa arte que ja existe.

Imaginem que é uma tecnica nova que permitirá, se levado ao extremo comercial, fazer peças em serie, para venda em lojas tipo "Michelle K" e afins.

Ha alguma maneira de patentear a tecnica?

Ou só poderei patentear as diversas obras em si?

O truque é explicares-me qual é a tecnica toda que eu trato de registar a patente.. :D

Atenção que de pouco adianta registar patentes a nível nacional, até pq o mercado nacional de pouco vale a quem quer q seja hj em dia. Deves fazer um registo internacional. Senão copiam a tua idéia e usam-na lá fora.

Cumps, Sepeca.

como o sepeca diz, a unica que vale a pena é a internacional.

o problema das patentes é que sao publicas. ou seja, a partir do momento que está publicada, qualquer um pode chegar lá, copiar, fazer uma pequena alteraçao qualquer e usar à vontade!

eu informava-me dos custos, mas para já o que fazia era tentar desenvolver a ideia sozinho ou rodeado de gente de extrema confiança, até teres poder para mostrar a ideia a uma grande empresa e a vender, sem que eles a copiem;)

enquanto estiver só na tua cabeça, nao corres o risco de te roubarem. corres outros, mas se a ideia for de tal forma inovadora, o segredo é mesmo a alma do negocio

Podes fazer patentes de técnicas sim senhor. Podes fazer uma patente Nacional, Europeia ou Internacional.

No entanto, registar uma patente é CARÍSSIMO, na ordem dos milhares de contos para patentes Internacionais.

citação:As patentes de propriedade industrial, intelectual ou modelos de utilidade têm de ser registadas no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

vê aqui www.inpi.pt
Tnx! ;)

citação:Atenção que de pouco adianta registar patentes a nível nacional, até pq o mercado nacional de pouco vale a quem quer q seja hj em dia. Deves fazer um registo internacional. Senão copiam a tua idéia e usam-na lá fora.

Cumps, Sepeca.
Tb ja tinha pensado nisso...

citação: Podes fazer patentes de técnicas sim senhor. Podes fazer uma patente Nacional, Europeia ou Internacional.

No entanto, registar uma patente é CARÍSSIMO, na ordem dos milhares de contos para patentes Internacionais.
Estava com esperança que não...

A esperança é a ultima a morrer, e morreu agora... :(

citação: como o sepeca diz, a unica que vale a pena é a internacional.

o problema das patentes é que sao publicas. ou seja, a partir do momento que está publicada, qualquer um pode chegar lá, copiar, fazer uma pequena alteraçao qualquer e usar à vontade!

eu informava-me dos custos, mas para já o que fazia era tentar desenvolver a ideia sozinho ou rodeado de gente de extrema confiança, até teres poder para mostrar a ideia a uma grande empresa e a vender, sem que eles a copiem

enquanto estiver só na tua cabeça, nao corres o risco de te roubarem. corres outros, mas se a ideia for de tal forma inovadora, o segredo é mesmo a alma do negocio
É uma coisa tão simples, que não sei se dará para isso...

Vai na volta isto até nem tem sucesso nenhum... :D

Se calhar vou mesmo apostar na minha ideia inicial, que passava por fazer n obras, e tentar expô-las e vendê-las...

Voltar
Superior