Tenho 2, um mais básico que entretanto vai ser substituído e outro com ventilador electrico que me foi oferecido. e 1 salamandra já velha também,
Não sou expert no assunto, até porque se deve poder contar pelos dedos das mãos as x que os acendi, mas o que faço é abrir mais o ar da parte de baixo para ajudar a arder, que depois fecho para não consumir tanta lenha.
Também cria aprender mais sobre isto.
- Está localizado numa sala, pelo que a estética de um a pellets não é muito atractiva.
- Neste caso o recuperador é usado uns 3 meses por ano, e umas 4h por dia, digamos umas 500h por ano, ou nem isso.
- tenho a vantagem de arranjar a lenha sem qualquer custo, pelo menos nos próximos anos.
Dizem que recuperador a pellets aquece muito, e o facto de poder ser programado e menos sujo parece-nos uma vantagem, no entanto já me pus a fazer contas e não creio que gaste menos de 100€ por ano em pellets, contra "0" da lenha.
Este motivo associado às obras que é preciso, penso que são decisivos para optar por um recuperador a lenha neste momento.
A partir daqui é que não percebo nada e preciso de ajuda.
- Como se avalia a capacidade de aquecimento de um recuperador, é pelos KW? esses KW têm equivalência aos de pellets ou é diferente?
- A Sala tem entre 25 a 27m2, mas o ideal era conseguir aquecer o resto da casa, que é só 1 piso e cerca de 110m2 úteis. A exposição solar é má (vertente a norte e o lado Sul é terra) e o isolamento térmico também é mau.
- a lareira localiza-se no ponto assinalado na planta, e estamos a pensar deixar uma saída de calor para um quarto, é viável?
Sobre o recuperador, estava a pensar aproveitar esta promoção, pois não pretendemos gastar muito dinheiro e arranjo instalador. Que me dizem?
Leroy Merlin - Produtos