Questão acerca da caixa

Pauliteiro

New member
Caros foristas,

A questão que venho colocar é:

-É prejudicial circular em sentido contrário ao "seleccionado" na caixa? Ou seja, ter a marcha atrás metida mas circular para a frente..

Pergunto isto pois quando estou a arrumar em vias com inclinação, seja a descer ou a subir, meto a mudança que contraria a inclinação (se for a descer MA e vice-versa) e para não estar sempre a trocar, quando quero descair o carro simplesmente meto o pé na embraiagem e espero que a gravidade faça o resto.. Mas o barulho da caixa é diferente e demais evidente..

Será que isso estraga alguma coisa?

Os melhores cumprimentos

Adquiri o mesmo hábito ao efectuar as manobras e ultimanente tenho reparado um ruído proveniente da caixa ao andar para a frente com a R engrenada (com o pedal da embreagem no fundo). O barulho que ouço é igual ao de um carro a andar para trás com a R engrenada. A minha dúvida é: visto que ao carregarmos no pedal de embreagem estamos a desligar o motor da caixa de velocidades, o ruído que ouço é normal?

Obrigado

Se for devagar e por pouco tempo não tem mal nenhum.

Se for a andar depressa desconheço se fará algum mal mas também não faz sentido andar assim. O barulho que a marcha atrás tipicamente faz penso que se deve ao facto dos carretos dessa mudança serem direitos.

Os carros de rallie usam caixas com carretos direitos e em qualquer mudança fazem esse barulho, basta estarem atentos nas filmagens.

Tb faço isso, especialmente em manobras e coisas do género.

Mas penso que por a velocidade ser muito diminuta e serem breves metros não provoquem qualquer dano.

A partir do momento em que estão a carregar na embraiagem, não existe qualquer ligação entre o movimento das rodas do carro e a caixa de velocidades, por isso, não há problema algum deixarem descair o carro no sentido contrário à mudança que está engrenada se, mais uma vez, ESTIVEREM A CARREGAR NA EMBRAIAGEM.

Se não o fizerem, o motor vai-se abaixo pois não tem força para contrariar o movimento.

O único problema julgo eu é fazer isso por hábito ...

Pois se desce com marcha à ré engatada ... das duas uma :

Ou estanca devidamente o veiculo com o travão antes de largar embraiagem .

Ou de vez em quando a caixa de velocidades está a levar uns coices .

Não esqueçam que a direito todos andam bem , mas é nas manobras que se destingue um bom condutor .

O meu 147 Jtd não faz ruído nenhum, mas o 1.6 TS já faz simplesmente porque no Jtd a marcha-atrás é sincronizada como as outras, e os carretos não são direitos. Ou seja posso ir a andar para a frente em baixa velocidade e meter marcha-atrás que não arranham, entra normalmente.

Voltar
Superior