Que óleo usar?

abarth_hp

Banido
Possuo dois carros:
-Toyota Avensis 1.6 16v 110cv (gasolina) de 1998
-Fiat Punto 1.2 8v 60cv (gasolina) de 2002
Quanto ao Avensis a marca recomenda Mobil mas nas revisões sempre meteram Shell Helix 10w40 semi-sintético óleo que eu tb uso nas mudanças de óleo entre revisões q faço em casa. No Punto recomendam Selénia 20k, óleo q usam na marca e que eu tb uso nas mudanças de óleo entre revisões q faço em casa.
Aqui q algum tempo a Salvador Caetano mudou e começou a pôr óleo da Bp; perante esta situação preferi mudá-lo em casa, usando Shell Helix 10w40 semi-sintético e eles faziam o resto da revisão. Agora a Fiat tb mudou para o Bp e quando fui buscar o carro à revisão vi que já tinham metido óleo da Bp.
Será que as marcas podem mudar assim de óleo?
Vi num catálogo da Feuvert os preços dos óleos:
-Shell Helix Plus 10w40 semi-sintético 4L = 49,90€
-Bp Visco Sport 7000 5w40 sintético 4L = 39,90€
(se não me engano)
Perante todas estas mudanças das marcas estou disposto a escolher um só óleo, sintético, visto ser melhor e mais barato que os que eu uso quer o selénia 20k como o shell helix plus 10w40 semi-sintético.
O qu acham?

Se quiseres posso dar-te as referências para os teu carros dos óleos da petrolifera nacional recomendados.
Se são mais baratos ou n, n faço ideia.

O que eu queria saber era a vossa opinião sobre as marcas mudarem de óleo de "um dia para o outro" e sobre a possivel mudança para um único óleo sintético para os dois carros.

Toyota Avensis 1.6 (110 cv) 1998 – gasolina - Galp Energy Ultra FE (API SL)

Above -20 API: SH SAE 10W-30

Above -10 API: SH SAE 10W-40

year-round API: SH SAE 5W-30

Above -20 API: SJ SAE 10W-30

Above -10 API: SJ SAE 10W-40

year-round API: SJ SAE 5W-30

Fiat Punto 1.2 8V (60 cv) – 2002 – gasolina – Galp Energy Premium (ACEA A3) ou Galp Formula 1 (ACEA A3) ou Galp Energy Ultra FE (ACEA A5)

year-round ACEA A3-98 SAE 10W-40

Below -20 ACEA A1-98 SAE 5W-30

Tenho uma questão para vós.
O óleo esta caro e o meu gasta óleo BP visco 5 - 40 que custa cerca de 20€ litro. Vi no EcoMarche um óleo semi-sintético 5 - 40, marca Ecauto a custar menos de 10€ litro. Estou a pensar comprar deste último. Haverá riscos em usar este óleo? Alguém tem experiência disto?
Obrigado!

citação:Originalmente colocada por LFMB

O óleo esta caro e o meu gasta óleo BP visco 5 - 40 que custa cerca de 20€ litro. Vi no EcoMarche um óleo semi-sintético 5 - 40, marca Ecauto a custar menos de 10€ litro. Estou a pensar comprar deste último. Haverá riscos em usar este óleo? Alguém tem experiência disto?
Obrigado!
Boas, podes comprar esse óleo do intermarché á vontade, o que importa numa muda de óleo é respeitar os parametros minimos aconselhados pela marca.
Nesse caso o indice de viscosidade aconselhado pelo que dizes é 5-40 logo o Ecauto cumpre esses requesitos pelo que podes comprar com segurança.
Como é obvio um motor não gasta, nem é feito para gastar um só óleo, o facto de a Renault por exemplo recomendar óleo 15-40 mineral elf para o meu carro não invalida que compre um 15-40 mineral de outra marca( a titulo de exemplo), aliás eu nem sei o que ela recomenda porque eu uso o óleo mais adequado ao uso que faço ao carro, neste caso uso um 10-50 mas também já usei 5-40 porque dá uma optima protecção a frio e para andar na cidade isso é quase imprescindivél, depois tenho o cuidado de escolher um óleo 40 ou 50 pois tenho um carro rotativo e costumo puxar por ele, no entanto estou sempre a respeitar as recomendações minimas da marca, ou seja os normais 15-40...;)

citação:Originalmente colocada por abarth_hp

Possuo dois carros:
-Toyota Avensis 1.6 16v 110cv (gasolina) de 1998
-Fiat Punto 1.2 8v 60cv (gasolina) de 2002
Quanto ao Avensis a marca recomenda Mobil mas nas revisões sempre meteram Shell Helix 10w40 semi-sintético óleo que eu tb uso nas mudanças de óleo entre revisões q faço em casa. No Punto recomendam Selénia 20k, óleo q usam na marca e que eu tb uso nas mudanças de óleo entre revisões q faço em casa.
Aqui q algum tempo a Salvador Caetano mudou e começou a pôr óleo da Bp; perante esta situação preferi mudá-lo em casa, usando Shell Helix 10w40 semi-sintético e eles faziam o resto da revisão. Agora a Fiat tb mudou para o Bp e quando fui buscar o carro à revisão vi que já tinham metido óleo da Bp.
Será que as marcas podem mudar assim de óleo?
Vi num catálogo da Feuvert os preços dos óleos:
-Shell Helix Plus 10w40 semi-sintético 4L = 49,90€
-Bp Visco Sport 7000 5w40 sintético 4L = 39,90€
(se não me engano)
Perante todas estas mudanças das marcas estou disposto a escolher um só óleo, sintético, visto ser melhor e mais barato que os que eu uso quer o selénia 20k como o shell helix plus 10w40 semi-sintético.
O qu acham?

1 óleo para os 2 carros acho complicado.

tens de ver as especificaçoes de cada um deles e ver se há algo em comum, se nao houver, paciência tens de comprar 2 óleos diferentes.

quanto às marcas... desde que metam algo que se adapte ao motor nao vejo problema, eles costumam é ter acordos com fabricantes (até a nível de desenvolvimento) e por isso a casa-mae recomenda uma coisa. o problema é que há certas oficinas que gostam de inventar.

citação:Originalmente colocada por LFMB

Obrigado!

mesmo que seja 5-40 tem atençao à norma minima do óleo podem nao ser exactamente equivalentes (quase de certeza)

Boas pessoal, ja agora alguem me sabe dixer que oleo usar num megane coupe de 1998 com 175 mil km? É um 1600e...

E num Alfa Romeo 145 1.4 boxer de 1995, com 160 mil km?

Nao faço ideia qual o oleo mais apropriado, mas ja me disseram que teria que ser um mais "grossito" devido aos klm de ambos.

:confused::confused:

Agradeço a vossa ajuda![;)][;)]

Voltar
Superior