Que faculdade de direito ?

São as duas muito boas, mas em termos de vivência académica e qualidade de vida, sem dúvida a de Coimbra. Lisboa não se passa nada.

Quanto ao curso, convém teres bem a noção ao que vais. Se pretender exercer como advogado, prepara-te para depois do curso andares pelo menos 2,5 anos a trabalhar de borla (ou quase), a fazer trabalho de caca, a tirar cafés e fazer fotocópias. Os estágios obrigatórios são do pior que pode haver e, ou tens "sorte" de entrares num escritório que respeita e até paga os estagiários, ou ainda vais dar muita despesa aos teus pais. Trabalhar 14h por dia de segunda a segunda também não é muito invulgar, mesmo nos tais escritórios ditos justos.
Isso apenas para dizer que é preciso gostar muito, ter muita motivação e um bom suporte familiar e financeiro. Minha noiva é advogada e há dias que só me apetece dizer-lhe para madar tudo às favas e fica em casa.

De facto nota-se mto a cultura do horário nessas profissões. Principalmente em Lx e no Porto, há a ideia que o estagiário ou mesmo o advogado, que sai mais tarde, é que é o interessado, competente e no final mais bem sucedido, o que nem sempre é assim.

Conheço mtas pessoas nessa situação, mais em Lisboa. Claro que no final o tempo de trabalho útil fica substancialmente reduzido, se ponderarmos a hora de entrada, a hora dos lanchinhos, e da converseta banal.

O estágio nos outros locais tem o inconveniente de raramente ser remunerado, e nem sempre a "exigência" de tempo por parte do patrono ter essa parte em equação.

Depois é de ponderar que demora pelo menos 2 anos e meio a tirar.

De facto nota-se mto a cultura do horário nessas profissões. Principalmente em Lx e no Porto, há a ideia que o estagiário ou mesmo o advogado, que sai mais tarde, é que é o interessado, competente e no final mais bem sucedido, o que nem sempre é assim.

Conheço mtas pessoas nessa situação, mais em Lisboa. Claro que no final o tempo de trabalho útil fica substancialmente reduzido, se ponderarmos a hora de entrada, a hora dos lanchinhos, e da converseta banal.

O estágio nos outros locais tem o inconveniente de raramente ser remunerado, e nem sempre a "exigência" de tempo por parte do patrono ter essa parte em equação.

Depois é de ponderar que demora pelo menos 2 anos e meio a tirar.

O meu estágio durou precisamente 3 anos... e não chumbei em nenhuma prova ou pedi revisão de prova... A OA não é assim tão fácil, é preciso ter alguma sorte com o exame e com os examinadores...sei de casos que nem inventados acreditava, se não visse com os meus próprios olhos as correcções :sh)

O meu estágio durou precisamente 3 anos... e não chumbei em nenhuma prova ou pedi revisão de prova... A OA não é assim tão fácil, é preciso ter alguma sorte com o exame e com os examinadores...sei de casos que nem inventados acreditava, se não visse com os meus próprios olhos as correcções :sh)

Basicamente, além do teu esforço tiveste sorte!

Basicamente, além do teu esforço tiveste sorte!

Não o nego ... é como em tudo na vida [;)]

Penso que a maior parte da população não sabe, nem tem consciência daquilo que é exigido a um Advogado em estágio da OA... a quantidade de legislação que temos que ter presente para os exames... a discricionariedade das correçoes...basta ver as noticias recentes

Retomando o tópico... Muitas das dificuldades que a malta aqui enumera são comuns às profissões liberais: o difícil está em começar, em arranjar clientela. Mas isto é igual nas profissões jurídicas como em qualquer outra profissão liberal.
A malta tem a ideia que Direito é só advocacia. Mas esquece-se que o curso tem mais saídas profissionais. Além da advocacia há a solicitadoria, a agência de execução (que na prática é uma profissão relativamente distinta destas duas) e o notariado.
É até um curso de banda larga porque permite trabalhar em várias áreas, muitas vezes algo deslocadas da área de formação (banca, fiscalidade, auditoria por ex.). O grande "mal" do curso é a (quase) obrigatoriedade de possuir carteira profissional, a via sacra para se obter, e a incompatibilidade que há entre elas.

Quanto à instituição de ensino superior... eu que fiz o meu percurso académico todo na FDUC (licenciatura, PG e mestrado) recomendo-te qualquer uma de Lisboa (clássica e católica principalmente).

Eu escolheria Lisboa ou Católica. São as que (pelo menos em teoria) garantem melhores saídas. Coimbra viria como 3ª opção.

Estás enganado, no que toca a direito as mais conceituadas são:
Em 1º vem a Católica sem duvida; 2º é Coimbra; 3º Lisboa. Em Coimbra na fac. de direito é mais dificil tirar um 14, por exemplo, do que em Lisboa. Não é que Lisboa seja má e não dê saída, mas Coimbra é mais difícil de tirar notas altas e daí os melhores alunos serem mais valorizados, pelo menos nos maiores escritórios de advogados.

Estás enganado, no que toca a direito as mais conceituadas são:
Em 1º vem a Católica sem duvida; 2º é Coimbra; 3º Lisboa. Em Coimbra na fac. de direito é mais dificil tirar um 14, por exemplo, do que em Lisboa. Não é que Lisboa seja má e não dê saída, mas Coimbra é mais difícil de tirar notas altas e daí os melhores alunos serem mais valorizados, pelo menos nos maiores escritórios de advogados.

Duvido.

As médias de acesso não tem nenhum peso na cotação do curso em vossa opinião?

Para mim não.

Meu exemplo: tinha média para entrar na boa na Nova (era cerca de 15.5 no meu ano) e na FDUL (que era bem mais baixa) e escolhi a FDUL

As médias de acesso não dizem nadasobre a qualidade de ensino de determinado curso/instituição. Correspondem apenas à relação entre vagas e colocados, nada mais.

A Nova em Direito mete 100 por ano. A Clássica mete 500. Logo, na Nova as médias são de 15 e na Clássica de 13.

Então como se justifica uma média quase nos 17 na Universidade do Porto com 155 vagas e nunca foi aqui mencionada?
A média de acesso diz apenas que os alunos que frequentam esse curso foram em média melhores alunos do que os alunos que em média frequentam outro curso com média de acesso inferior.

Voltar
Superior