Qual a transmissão do Ibiza?

pacheco784

New member
Boas, tenho que tirar a transmissão do Ibiza de 93 para fora, já tirei da roda mas agora como a tiro da caixa, disseram me que se nao tem nenhum freio é de impacto, ou seja é puxando por ela para fora que sai, mas sera mesmo assim?

Ela tem que sair mesmo toda desde da caixa até a roda.

boas, do lado da caixa sao cerca de seis parafusos. pedes a alguem para travar com o pedal de travao enquanto desapertas.

Não, tem que sair tudo de dentro da caixa, é mesmo essa peça que esta a obstruir o caminho para os parafusos do carter, desapertando os parafusos so sai uma parte a da roda essa continua lá, tem que sair tudo desde da caixa.

desculpa mas nao entendo...pretendes tirar o carter certo....? a peça que te referes que fica na caixa é onde a transmissao aperta com esses seis parafusos certo? do lado da caixa...para tirar o carter de um ibiza q referes julgo nao ser preciso sequer tirar a transmissao,,,mas adiante entao o que queres tirar é onde a transmissao aperta do lado da caixa certo? é assim por norma isso tem esses seis parafusos para tirar a transmissao..mas tu queres tirar a peça onde apertam esses seis parafusos para tirar o carter???

Última edição:
Não, essa peça que assinalaste a vermelho é onde entra a transmissão, eu quero tira la desde dai, porque os parafusos que dizes ficam mais a frente um bocado numa peça redonda, segundo um amigo meu é uma chumaçeira ou algo assim para calibrar a transmissão e o que acontece é que o parafuso do carter está de baixo[Literalmente pois o carter fica por cima da transmissão]dessa tal pessa redonda impedindo que qualquer chave entre la para o tirar.

Ve esta imagem, salvo erro a tal peça de 6 parafuso que enrreda e o que esta nessa imagem assinalada com cardan.

http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/imagens/a124.jpg

os seis parafusos que me refiro apertam a transmissao a peça que assinalei a vermelho na imagem que pus! ao tirares esses seis parafusos e a porca da ponteira, salvo erro uma trinta de caixa que fica mesmo no centro do disco de travao espero fazer me entender.. ...naturalmente teras do lado da roda de desapertar a rotula de baixo e desencaixa-la para dar espaço para tirar a ponteira da roda!! o que te referes é uma coisa em borracha que esta a meio da transmissao sera isso que nao te deixa chegar ao tal parafuso? tira a transmissao toda fora ... :confused: nao te aconselho a retirar os dois parafusos que fixam o amortecedor porque esses carros medem "sopé" ou seja se nao ficar igual ao montar vai começar a comer o pneu ou por dentro ou por fora, portanto por baixo do disco se espreitares tens uma porca com um parafuso montada da frente pa tras e tens ai ao pe tres porcas treze que fixam a rotula ao triangulo sera mais simples retirares essas tres porcas, depois puxas o disco pa fora e a transmissao esta fora....simples..espero ter ajudado...

Última edição:
Não isso ja esta feito e ela não sai, a porca no centro do disco sim é um 30 de caixa ja esta fora e a transmissão já saiu do disco mas nao sai e da caixa de velocidades, ou seja a outra ponta da transmissão nao desencaixa de dentro da caixa de velocidades, isso é o que nao consigo fazer.

A peça redonda que digo é uma especia de Coxim do Cardan penso ser este o nome, ou seja a transmissão tem um cardan 10cm mais ou menos depois da saida da caixa de velocidade e a caixa redonda onde esta esse cardan é que nao me deixa chegar ao parafuso.

Vou colocar imagems do parafuso que nao sai, e da peça que nao o deixa tirar. Já agora ao desapertar o parafusos da tal peça a transmissão anda a volta e nao consigo desapertar, como a travo? ja engatei o carro e nada.

23022010014.jpg

23022010013.jpg

Última edição:
ora bem...poe a transmissao na roda normal como se estivesse montada arranja alguem para o travar obviamente se a transmissao nao estiver montada na roda mm q o traves nao resolves nada ...portanto encaixa a transmissao nas estrias na roda depois pede a alguem que trave o carro com o travao de pe e desapertas estes parafusos assinalado a vermelho sao 6 veras que assim ja deves chegar ao parafuso...porque a transmissao sai por onde pus a marca a amarelo

Anexos

• 23022010013.jpg
    23022010013.jpg
    33,7KB · Visualizações: 0
Última edição:
a transmissao ao desapertares os parafusos que te assinalei a vermelho...ve esta imagem ao desapertares os tais parafusos a transmissao sai por onde esta marcado a amarelo assim teras espaço pa chegar ao parafuso.

mas encaixa a na roda para alguem travar e desapertares os parafusos porque nao vais conseguir desapertar os parafusos todos com a transmissao sempre no mesmo sitio portanto desapertaras um a pessoa alivia o travao...rodas a transmissao a pessoa volta a travar e desapertas mais um e sempre assim ate os desapertares todos...

Anexos

• 23022010014.jpg
    23022010014.jpg
    48,4KB · Visualizações: 0
Ok, então basta tirar isso, grande ricardo excelente ajuda, agora o meu problema e so um, não posso travar o carro porque o motor esta aberto a meio, logo nao tenho travoes pois não há pressão do servo freio, não há outra maneira de o fazer?

Cumprimentos e Obrigado!

aaaaaaaaaaah ganda pacheco...experimenta dizer logo tudo de uma vez...mas tens o motor nao??? epa...tens o motor aberto ao meio ??? [:D]

tao e se travares com o de pe nao trava as rodas?

troca la isso por miudos...mesmo estando o servo freio desligado acho que trava na mesma tens é de fazer mais pressao no pedal...digo eu....desde que nao tenhas nenhum sangrador das bombas de travao aberto...acho q trava...

ja experimentaste pa ver se trava ou nao?

tas a ver uma chave de tirar filtros de oleo daquelas de corrente?? entao...segura a parte da caixa com isso e pode ser q te safes a desapertar os tais 6 parafusos....

Última edição:
Sim acho que para desapertar o parafuso no meio do disco de travão tentei travar mas ele andava a volta na mesma.

Tenho que ver então, vou montar então disco e travão de novo que tinha tirado isso fora.

Não fiz falta, seguraram na transmissão enquanto eu desapertei os parafusos e ja esta transmissao ca fora e carter desapertado agora vou substituir os segmentos e logo se ve que tal, a ver se anda.looool

Voltar
Superior