[Economia] Publicidade: repugnância e intolerância

Por fim, na net, é AdBlock plus e pronto.

Pode ser um erro usar-se o AdBlock qd se consultam site para fins profissionais.
Por vezes os anúncios e bannners apontam exactamente para aquilo procuramos.

Não devemos subestimar a "inteligência artificial" que nos é "dada" com a publicidade online...

Pode ser um erro usar-se o AdBlock qd se consultam site para fins profissionais.

Não devemos subestimar a "inteligência artificial" que nos é "dada" com a publicidade online...

Boa dica!

Não li todas as respostas do tópico, mas também desenvolvi uma intolerância à publicidade. Já deixei de ouvir rádio no carro porque estão SEMPRE a dar publicidade (às horas que eu ouço, claro) ou na conversa mole que não interessa nem a mentecaptos. A música que passam é sofrível, para ser simpático. Já há uns anos que praticamente só ouço música das pens no carro, e quando por algum motivo não posso (carro da empresa, esqueci a pen em casa) acabo por fazer grandes viagens em silêncio! Sem rádio, apenas os meus pensamentos (afinal de contas é o que eu faço há anos com a mota). Numa das últimas viagens que fiz com carro da empresa foi até à zona de Hannover (umas 4 horas de carro) e tive a sorte de encontrar uma estação de rádio espectacular: era a rádio das tropas britânicas! Só dava música boa, ZERO publicidade, e ainda ouvi umas entrevistas interessantíssimas de militares a contarem missões e a vida de destacado.

Na TV a mesma coisa. Já há muito tempo que deixei de ver canais generalistas, e os dedicados estão cada vez piores no que toca à publicidade. Canais como Discovery, History, etc, estão sempre a anunciar produtos ou outros programas da rede de canais. Mas o que me irrita mesmo é que eu já sigo esses programas, NÃO PRECISO que anunciem mais! No entanto, tenho que gramar com aquela m.!! Aqui há uns dois meses tomei a decisão radical de acabar com a TV em casa. Tenho uma SmartTV e agora só a uso para conteúdos via pen ou net. Vejo YouTube (tem muita coisa interessante e zero publicidade na TV - por enquanto) e a EuroNews, que é gratuita e resume muito bem o que se passa no mundo. De resto, escolho criteriosamente o que quero ver e saco tudo da net. Também posso usufruir de Netflix, mas por enquanto ainda não senti necessidade de me inscrever. A verdade é que tenho passado muito menos horas sentado no sofá.

Por fim, na net, é AdBlock plus e pronto.

A tua posição em relação à publicidade é interessante, mas também acaba por ser "egoísta", assim como a maior parte das opiniões deste tópico. O que acontece é que se não houvesse publicidade, as pessoas não seriam capazes de assistir aquilo que mais gostam, nem na TV, nem na NET, nem em lado nenhum. Porque o mundo não vive de caridade. Quando assistes alguma série ou programa de TV, mesmo no teu PC, só o fazes porque os sites que disponibilizam esses conteúdos ganham dinheiro com publicidade. Só tens jogos gratuitos no Android ou iPhone por causa da publicidade. Só assistes futebol e notícias na TV por causa da publicidade. Só tens estações de rádio por causa da publicidade. Só tens google, Gmail, google maps, dropbox, etc etc etc por causa da publicidade. Enfim, tudo gira em torno do dinheiro publicitário. É muito bom quando temos a possibilidade de ignorá-la, mas muito pouca gente se recorda que se não fosse a publicidade não teriam a chance de escolher aquilo que querem assistir ou utilizar ;)

Última edição:
A tua posição em relação à publicidade é interessante, mas também acaba por ser "egoísta", assim como a maior parte das opiniões deste tópico. O que acontece é que se não houvesse publicidade, as pessoas não seriam capazes de assistir aquilo que mais gostam, nem na TV, nem na NET, nem em lado nenhum. Porque o mundo não vive de caridade. Quando assistes alguma série ou programa de TV, mesmo no teu PC, só o fazes porque os sites que disponibilizam esses conteúdos ganham dinheiro com publicidade. Só tens jogos gratuitos no Android ou iPhone por causa da publicidade. Só assistes futebol e notícias na TV por causa da publicidade. Só tens estações de rádio por causa da publicidade. Só tens google, Gmail, google maps, dropbox, etc etc etc por causa da publicidade. Enfim, tudo gira em torno do dinheiro publicitário. É muito bom quando temos a possibilidade de ignorá-la, mas muito pouca gente se recorda que se não fosse a publicidade não teriam a chance de escolher aquilo que querem assistir ou utilizar ;)

Concordo com tudo, e se calhar eu não sou o público alvo, mas nota: para mim, o problema não é a publicidade - o problema é os moldes em que é feita!

Ainda há publicidade boa e que nos dão a conhecer produtos que nem sabíamos que existiam. Produtos esses, que provavelmente até é mesmo o que nos faz jeito em certas alturas.

Acho que é preciso separar a boa publicidade daquela publicidade dos comprimidos que emagrecem 10kg numa semana, do creme que milagrosamente elimina as rugas, dos cogumelos mágicos que nos tornam 10 anos mais novos, etc...

Mas sim, é introsiva demais, é ridículo um filme de 90min demorar 120, porque meia hora é publicidade metida lá no meio. Felizmente sou pouco afectado por isso, visto que faço quase tudo online, raramente vejo TV.

Eu so sei que já não vejo nada em directo, vejo tudo gravado, inclusive o telejornal, isto para quê? pular a Publicidade. 10m de noticias 15m de pub.. Vergonhoso.

Existe uma simples solução para o forum sem necessidade de plugins, basta adicionar a seguinte entrada no host file(Windows/OSX/Linux):

Código:
127.0.0.1 adsauto2008.mpl.pt

Ou então bloquear esse endereço no router/servidor DNS.

Também sou dos que acha que ninguém pode dizer que é imune à publicidade. Isso não é possível. Até porque a publicidade é muito mais que anúncios.

Existe uma simples solução para o forum sem necessidade de plugins, basta adicionar a seguinte entrada no host file(Windows/OSX/Linux):

Código:
127.0.0.1 adsauto2008.mpl.pt

Ou então bloquear esse endereço no router/servidor DNS.

Tenho sentimentos contraditórios quanto a este tipo de solução. Por um lado sinto-me tentado a fazê-lo, mas se o fizer não me posso surpreender nem queixar quando chegar o dia em que o fórum encerre por falta de anunciantes que o sustentem...
Por exemplo, para o caso em concreto do FAHO eu continuo a ter os banners todos visíveis. Nunca bloqueei nenhum. Acho que devo isso à "casa".

Tenho sentimentos contraditórios quanto a este tipo de solução. Por um lado sinto-me tentado a fazê-lo, mas se o fizer não me posso surpreender nem queixar quando chegar o dia em que o fórum encerre por falta de anunciantes que o sustentem...
Por exemplo, para o caso em concreto do FAHO eu continuo a ter os banners todos visíveis. Nunca bloqueei nenhum. Acho que devo isso à "casa".

Sem dúvida, aliás com alguma regularidade "clicko" nos banners do forum, não que esteja interessado no que estes contêm mas mais pelo contributo.

Simplesmente apresentei uma solução software free(de entre muitas outras todas conhecidas e acessíveis ao comum público) para quem use plugins vulgo ad blockers nos seus browsers.

Eu gosto de andar atento às várias formas de publicidade que me rodeiam, aquelas para as quais tenho menos paciência serão talvez os anúncios televisivos.

Uma reação de intolerância e repugnância, dita desta forma, parece-me um excesso, poderá eventualmente ser o reflexo de alguns problemas ? depressão ? esgotamento ?

Digo isto sem qualquer intenção depreciativa, mas sinceramente devemos andar atentos aos sinais e aquilo que às vezes nos provova uma reacção excessiva, muitas vezes não está mal em si mesmo, apenas põe a descoberto o que pode ser um problema nosso.

De qualquer forma consegue-se sempre evitar alguma sobre-exposição para quem não gosta.

Eu não sou imune à publicidade.

Pelo contrário, vejo/ouço os anúncios e começo a ganhar aversão ao produto.

Quando na rádio passa publicidade, mudo de estação. É a publicidade e o João Pedro Pais.

Eu não sou imune à publicidade.

Pelo contrário, vejo/ouço os anúncios e começo a ganhar aversão ao produto.

Quando na rádio passa publicidade, mudo de estação. É a publicidade e o João Pedro Pais.

Eu é igual mas é com o gajo dos Silence4 [:D]

Eu só utilizo adblock para sites de stream e similares. De resto acho perfeitamente possível filtrar a publicidade sem que isso afecte a minha experiência online. Quantas vezes já não vi promoções bem interessantes de hipermercados, do ebay, do amazon, etc etc, e se tivesse o adblock ligado não teria visto e comprado os respectivos produtos? Só nos últimos tempos, já fiz bons negócios em dias sem IVA da radio popular, media markt, worten, etc, que se tivesse bloqueado a publicidade nunca saberia da sua existênicia. Acho que existe um lado bom na publicidade, por muito que se queira dizer mal dela ganericamente.

Voltar
Superior