programa novas oportunidades

programa novas oportunidades

• sim, acho que é uma boa medida

Votos: 9 45,0%
  • Não, acho que é só para enganar as estatísticas..

Votos: 11 55,0%

• Total de eleitores
    20

paralelo

Well-known member
Hoje estive a ver o telejornal da SIC. Numa das reportagens referiam que num hospital ( julgo que em Penafiel) os trabalhadores tinham aderido ao programa e agora tinham tirado o 9º ano.

Mas ficou-me na cabeça o testemunho de uma inocente sra que foi qualquer coisa deste género :

_" Estou muito contente por ter tirado o 9º ano já que só tinha a 4ª classe. O próximo passo é ir aprender Inglês e assim fazer o 12º ano!"

Então mas espera lá, eu quando tirei o 9º ano,só do 5º ao 9º ano levei com 5 anos de Inglês e 3 de Francês!!!
Felizmente que continuei a estudar, porque senão levava com esta gente que iria ter as mesmas qualificações que eu e conhecimentos 0, mas para arranjar um emprego eles só perguntam pelas qualificações...

Que raio é que esta senhora andou a estudar nas novas oportunidades para nem ter estudado uma disciplina essencial como o Inglês?

Isto não será um bocado ultrajante para todos os que tiraram o 9º ano " normalmente"?

Eu sei que este programa foi apadrinhado pelo nosso P.M., aquele que tirou um curso ao Domingo, mas isto também parece um bocadinho de mais. Dá-se diplomas ao pessoal com qualificações que eles não têm para enganar as estatisticas.

Que tristeza....:(

Qual é a vossa opinião?

Não tenho nada contra, apesar de reconhecer que é uma medida tomada pelo governo para aumentar no papel a taxa de escolaridade dos cidadãos, para a União Europeia ver.

No entanto, educação não se nega a ninguém e é certo que a experiência da vida nos faz aprender muito mais do que na escola. Certo é, que não se aprende "cá fora" como calcular raizes quadradas ou as propriedades quimicas de um qualquer composto, mas para a maioria do cidadão comum, isso interessou na altura dos testes e nada mais.
Se for um factor de motivação para o cidadão que não quis/pode continuar a estudar, então força. Eduquem-se... Se tiraste um curso superior ou andas lá perto, tb nao te poderás sentir ameaçado ou incomodado por alguem q terminou o 12º na escola da vida e quer aprender inglês...

E ja agora a 4ªclasse de antigamente nada tinha a ver com o 4ºano que a grande maioria de nós teve. o meu avô chegava a dizer-me que coisas q eu estava a dar nos 7º, 8º ou 9º deu ele na 4ªclasse. Obviamente que pelos anos que passou de pouca ajuda me serviu.

PS: não votei, pq acho q devia haver uma opção de escolha "Ambas", visto q como disse acredito q seja para enganar as estatisticas mas ao mesmo tempo servir de um empurrao à formação

Nao me importo nada,ate fico contente que seja dada a oportunidade a estas pessoas,afinal de contas ninguem vai para la so para fazer o secundario pelo caminho mais facil mas sim porque antes nao teve essa oportunidade ,e agora numa fase de vida mais avançada tem hipotese de concluir o secundario ,que convenhamos hoje em dia nao serve para nada.
E obviamente aquilo nao é como essa senhora diz.Pelo que me disseram eles la nao ensinam nada,la as pessoas depois de serem selecionadas fazem um curriculo com diferentes experiencias da sua vida e no fim sao apresentadas perante um juri.
Ou seja quantas mais experiencias de vida em diferentes areas tiveres mais hipoteses tens de concluir o secundario.
É uma oportunidade a quem ja nao é novo e se calhar esta desempregado etc...
É sempre uma ajuda por isso concordo.
Sabes que tenho uma amiga que é orientadora num desses centros e no outro dia ao falarmos, ela la teve me a explicar como aquilo funciona e uma das coisas que ela mencionou é a quantidade de pessoas que pensam que aquilo é facil e tal,a pessoa chega la nao precisa de estudar e tem logo o 12º,mas basta informares-te melhor que vês que aquilo nao sao favas contadas.
Alias tu la nao aprendes nada,tu la contas a tua vida toda e consoante isso é que podes ou nao tirar um certificado escolar de equivalencia ao 12º(nao é a mesma coisa que o 12º no secundario)porque la nao tens notas.
E segundo o que ela me disse sao milhares as pessoas que ficam pelo caminho.

Última edição:
Não tenho nada contra, apesar de reconhecer que é uma medida tomada pelo governo para aumentar no papel a taxa de escolaridade dos cidadãos, para a União Europeia ver.

No entanto, educação não se nega a ninguém e é certo que a experiência da vida nos faz aprender muito mais do que na escola. Certo é, que não se aprende "cá fora" como calcular raizes quadradas ou as propriedades quimicas de um qualquer composto, mas para a maioria do cidadão comum, isso interessou na altura dos testes e nada mais.
Se for um factor de motivação para o cidadão que não quis/pode continuar a estudar, então força. Eduquem-se... Se tiraste um curso superior ou andas lá perto, tb nao te poderás sentir ameaçado ou incomodado por alguem q terminou o 12º na escola da vida e quer aprender inglês...

E ja agora a 4ªclasse de antigamente nada tinha a ver com o 4ºano que a grande maioria de nós teve. o meu avô chegava a dizer-me que coisas q eu estava a dar nos 7º, 8º ou 9º deu ele na 4ªclasse. Obviamente que pelos anos que passou de pouca ajuda me serviu.

PS: não votei, pq acho q devia haver uma opção de escolha "Ambas", visto q como disse acredito q seja para enganar as estatisticas mas ao mesmo tempo servir de um empurrao à formação

Dissestes tudo,tbem acho que para a maioria de nós muitas das coisas que aprendemos ja nem sequer nos lembramos delas e nao tenho duvidas que as experiencias de vida nos fazem aprender muito.
Eu pelo menos ainda sou novo mas ja tenho algumas que me fizeram crescer,imagino uma pessoa de 40 anos,para que é que precisa de saber aquelas noçoes de matematica ou português que nos faziam uma dor de cabeça do caraças ou no meu caso geometria[8b]

Dissestes tudo,tbem acho que para a maioria de nós muitas das coisas que aprendemos ja nem sequer nos lembramos delas e nao tenho duvidas que as experiencias de vida nos fazem aprender muito.
Eu pelo menos ainda sou novo mas ja tenho algumas que me fizeram crescer,imagino uma pessoa de 40 anos,para que é que precisa de saber aquelas noçoes de matematica ou português que nos faziam uma dor de cabeça do caraças ou no meu caso geometria[8b]

pois é só que aqui estámos a falar de Inglês ou a falta dele e não de noções de matemática que para nada servem. Exige-se a um aluno do 9º ano que saiba o básico de inglês, para se desenrascar se tiver de ir para o estrangeiro ou para receber alguém cá no burgo.

E o Inglês é importantissimo nos dias de hoje!

E deixa-me que te diga uma coisa, com as tuas palavras ainda concordo menos co a iniciativa tal como ela está!

Já que é assim como tu dizes porque não dar a carta de condução ao pessoal que agora tem 40 e tal anos e que à 20 por motivos vários não a pôde tirar?

Sentam-se todos à mesa, o que tiver o percurso de vida mais trabalhoso ou desgraçadinho recebe a carta de condução e depois é só espetar-se contra uma parede!!!

Continuo a não concordar. Acho boa a ideia mas não me conformo com forma como é aplicada.

Que seja mais facil concordo, mas tem que haver exames e deveria ser-lhes leccionadas disciplinas de Português, inglês, Introdução à Informática e qualquer coisa parecia com Temas da Actualidade...

Era o essencial para de facto "tirarem um nono ano"

Assim como está para mim não é mais do que dar-se diplomas ao domingo...

Voltar
Superior