Pelo carro, supus que tivesses algum tipo de deficiencia motora. [] No teu lugar iria primeiro a alguem que pudesse ver o carro localmente. Esse de espanha obriga-te a enviares a centralina e estares sujeito a que o problema seja de outro lado qualquer. Essa EBI, o nome não me diz nada, mas não me parece que te possa ajudar muito. Uma questão, já andaste por foruns estrangeiros, inglaterra, talvez, onde esse carro tenha sido mais vendido, e consequentemente, alguem tenha tido o mesmo problema que tu? é que sinceramente, não me parece que seja da centralina.
Também preferia encontrar um sítio em território luso, mas não tem sido fácil. Estes sistemas não são muito vendidos por cá e também não há muita malta a mexer neles fora das marcas. Encontro, de facto, muita informação em fóruns ingleses e para o erro P1600 (o tal que o meu mecânico leu no scanner) encontro também as seguintes descrições:
P1600 Replace ECU
P1600 Reprogram or Replace Electronic Control Unit (ECU)
P1600 Reprogram or Replace Electronic Control Unit (ECU)
P1600 EEPROM Comfort Values Malfunction
P1600 EEPROM System Values Malfunction
P1600 Replace Electronic Control Unit (ECU)
Todas elas reportam para falhas na ECU da caixa, o que me tem levado a crer que tem sido esse o motivo da avaria.
Até agora tenho-me safado com a boleia de amigos e familiares mas não é fácil estar sempre depende de terceiros para ir onde quer que seja (até porque o uso de transportes públicos nem sempre é viável/possível). O carro continua com o comportamento errático. Desde a vinda da Opel que não o usava, com receio de ficar novamente pendurado. No sábado precisava mesmo de sair, carro pegou e funcionou normalmente e como se nada se passasse. Ontem fui tentar a sorte novamente e voltou o F...