Problemas 106 xsi

Quanto ao aquecimento, posso falar de experiência pessoal no meu amaldiçoado Jeep. Uma vez comecei a ver o ponteiro da temperatura a subir, subir, subir... e já pensava f***-se, já rebentei com o motor. Foi ao médico e afinal era o radiador que estava entupido. É mais uma hipótese...

Obrigada a tds pela ajuda!!

Agora qd saio com o meu adorável xaço e não ando o suficiente para a bendinta ventoinha disparar, e visto estar calor nestes dias, ao estaciona-lo à porta faço o "teste"!
Deixo-o ligado até a sacana disparar e espero que o faço duas vezes!

Em andamento tem chegado praticamente ao último traço branco (desculpem os meus termos, mas não domino a ciência de 4 rodas...) e claro que ao vê-lo subir até aí fico sempre apreensiva...irritada...e só peço que venha tempo mais fresco!

Temos de ir ambos ao psicologo porque criou-se uma relação tensa desde que ele se decidiu impolar!!!

De facto enquanto o meu pai o poder ir arranjando lá me manterei dona de um carro pelo qual me apaixonei à primeira vista, caso contrário qd não puder paro-o na minha garagem e fica lá! Tipo em exposição....:(

Acho que o BMW da minha cota está mais para as curvas do que o meu...[:D]

Devia era ter comprado um carro menos complicado!!
Tudo quanto é belo por vezes é problemático...

Última edição:
Obrigada a tds pela ajuda!!

Agora qd saio com o meu adorável xaço e não ando o suficiente para a bendinta ventoinha disparar, e visto estar calor nestes dias, ao estaciona-lo à porta faço o "teste"!
Deixo-o ligado até a sacana disparar e espero que o faço duas vezes!

Em andamento tem chegado praticamente ao último traço branco (desculpem os meus termos, mas não domino a ciência de 4 rodas...) e claro que ao vê-lo subir até aí fico sempre apreensiva...irritada...e só peço que venha tempo mais fresco!

Temos de ir ambos ao psicologo porque criou-se uma relação tensa desde que ele se decidiu impolar!!!

De facto enquanto o meu pai o poder ir arranjando lá me manterei dona de um carro pelo qual me apaixonei à primeira vista, caso contrário qd não puder paro-o na minha garagem e fica lá! Tipo em exposição....:(

Acho que o BMW da minha cota está mais para as curvas do que o meu...[:D]

Devia era ter comprado um carro menos complicado!!
Tudo quanto é belo por vezes é problemático...

É normal o motor 1300 do XSi andar sempre com a temperatura perto do ultimo traço branco.. Já o meu Rallye fazia isso e a maioria do pessoal queixa-se do mesmo.

Esse carro como eu ja disse é de manutençao facil e barata.. troca-lo pode em muitos casos nao significar o acabar das chatices, antes pelo contrario...

Alem do mais, a pagar à volta de 18 euros de selo e 150 de seguro anual nao devem haver muitos carros a dar o gozo que um desses dá..

Se achas que devias ter comprado um carro menos complicado, as opçoes nao seriam muitas... até os Toyotas avariam [;)]

Coisas belas e sem darem problemas acho que seria o sonho de muito gajo.. e nao me refiro so aos carros ... heheh

Alguma coisa que precises diz..

Acredito que com o passar dos anos vá tendo peças deterioradas...mas será isso motivo para me desfazer dele??

A minha mãe tem um BMW 318i com uma porrada de anos e o carro ANDA!

(...)

Não tenho dinheiro para comprar outro carro e sinceramente não me queria desfazer do meu carro...:(:(:(

Bem, tal como o BMW, parece-me que o teu xsi também anda, estará é com alguns problemas.

Depois vamos analisar aqui alguns factos: o xsi era um carro de gama baixa, onde a qualidade não pode ser a mesma de um bmw.

Algo que se verifica facilmente, é que esses carros (xsi) dão-se mal com a idade (juntas da cabeça que apodrecem e afins). Também são carros que em novos foram normalmente sujeitos a esforços grandes, fruto do "espírito" do carro.

Aqui parece-me que só tens duas hipóteses:

- Gostas mesmo do carro e gastas dinheiro a arranja-lo em condições (e isto implica substituir tubagens e tudo o que já esteja visivelmente deteriorado pelo uso e idade). Nunca consegues evitar todas as avarias de um carro muito usado, mas consegues diminuir as probabilidades de ficar na estrada;

- Se não queres gastar dinheiro nele, vale mais a pena vender, porque dificilmente ele não te vai pregar partidas como as que tem pregado. O problema de ires reparando apenas o que avaria no momento é que arranjas uma peça e deixas a do lado velha à beira do colapso. Isso depois pode causar problemas grandes, como um gripar de motor, por exemplo.

O problema neste momento deve ser relativamente fácil de identificar. Deve ser a válvula do termostato, ou algum problema eléctrico.

Depois ainda poderás (ou não) ter problemas na bomba de àgua e/ou radiador.

Não percebo nada deste motor da PSA, mas se ele tem tendência a aquecer em demasia, não se pode optar por outro termoestato que ligue mais cedo?

Tal como já foi dito, verifica a ligação da ventoinha, lá porque os circuitos eléctricos foram todos mudados, isso não significa que estejam bons...

O gonexplorer também já deu uma pista...pode ser o radiador entupido.

Ficar ou não com o carro tem de ser uma decisão tua. Desconfio que um 106 xsi não é o carro ideal para carro do dia-a-dia, pois cada vez mais, os dias e os anos vão pesando-lhe em cima, e só havendo muita disponibilidade financeira é que permitiria fazer tal coisa.

Percebo a tua comparação com o BMW. São carros com intuitos diferentes. O peugeot é de um segmento diferente e tem uma filosofia totalmente diferente. No entanto, essa diferença na filosofia significa que se tenha de abdicar de certas coisas, por exemplo da fiabilidade.

O Bmw foi feito para durar, tive um 316, que já conta com 24 anos e ainda anda, manutenção foi muito pouca enquanto esteve cá em casa e mesmo o novo dono a quem o vendi há 5 anos está bastante contente com ele, é meter gasolina e andar...aguenta tudo e passa sempre na inspecção...foi o melhor carro que passou cá por casa...pouca despesa deu, nunca nos deixou apeados foi rara a vez que precisou de peças novas, apenas o normal de desgaste... e eu que enquanto o tive não era nada meigo com ele...:sh)
O peugeot já é mais complicado de ser assim...foi construido com o intuito de ser barato e simples...é normal que não aguente tanto, mas bem tratado e com manutenção cuidada pode aguentar tb algum tempo...como já foi dito...com um termostato que abra mais cedo talvez se aguente melhor.

BMW é BMW! [:D]

O meu pai teve um 1602 que comprou batido, arranjou-o td e eu adorava aquele xaço!
Dps de o venderem compraram este 318i a um cota que tinha o carro muito bem estimado. Vinha com poucos quilómetros, pneus novos.
Tem sido sempre "seguido" pelo meu pai...já teve de levar algumas peças, mas de resto a minha mãe só precisa de atestar e andar...

Em relação ao meu, vou continuando a ter os mesmos cuidados que tinha desde que o comprei, ver água e óleo, e qd passar a telha ao meu pai falo-lhe no radiador e na ligação da ventoinha!
É que ele já não me pode ouvir falar no carro...diz que está td bem...mas quem apanhou o cagaço fui eu...e não desejo o sufoco que passei a ninguém...[s)]

Já agora, eu coloco no radiador água destilada, da mesma que uso para o ferro de engomar...[:D][:D] Porque a água aqui na minha zona tem calcário.
Não faz mal o uso desta água??

OBRIGADA mais uma vez a tds!
Cumprimentos

Última edição:
BMW é BMW! [:D]

O meu pai teve um 1602 que comprou batido, arranjou-o td e eu adorava aquele xaço!
Dps de o venderem compraram este 318i a um cota que tinha o carro muito bem estimado. Vinha com poucos quilómetros, pneus novos.
Tem sido sempre "seguido" pelo meu pai...já teve de levar algumas peças, mas de resto a minha mãe só precisa de atestar e andar...

Em relação ao meu, vou continuando a ter os mesmos cuidados que tinha desde que o comprei, ver água e óleo, e qd passar a telha ao meu pai falo-lhe no radiador e na ligação da ventoinha!
É que ele já não me pode ouvir falar no carro...diz que está td bem...mas quem apanhou o cagaço fui eu...e não desejo o sufoco que passei a ninguém...[s)]

Já agora, eu coloco água destilada no radiador, da mesma que uso para o ferro de engomar...[:D][:D] Porque a água aqui na minha zona tem calcário.
Faz mal o uso desta água??

OBRIGADA mais uma vez a tds!
Cumprimentos

Como mimar o leãozinho

Como mimar o leãozinho

Eu tive umas chatices com o meu, que agora não quero nem falar nisso.
O meu quando veio para as minhas mãos, o ponteiro da temperatura da àgua chegava ao traço do meio do manómetro e por lá ficava. Depois quando queimou a junta, varias coisas ficaram danificadas e foram por isso substituídas.

Radiador em alumínio de competição (32 milimetros e o dobro dos favos)
Termostato da ventoinha (fica sempre danificado)
Válvula termostato da àgua (fica sempre danificado)
Sensor da temperatura da àgua para a centralina (fica sempre danificado)
Sensor da temperatura da àgua para o manómetro do painel de instrumentos (fica sempre danificado)
Catalisador (tinha derretido com a àgua e ficou entupido)
Sonda lambda (ficou danificado com a àgua)
Sensor da temperatura do ar
Sensor da pressão do colector de admissão - MAF
Válvula reguladora da pressão da gasolina
Junta da cabeça, juntas do colector de admissão e de escape.

Foi detectado um problema na informação da sonda Lambda (por vezes enviava valores negativos para a centralina quando só deve oscilar entre os 300 mV e os 800 mV, o que fazia com que a temperatura do motor subisse porque a mistura andava sempre muito pobre. Levou um cabo que faz uma ligação especial da massa da centralina.

Enquanto não descobri o problema, troquei o colector de admissão, o corpo da borboleta, todos os tubos que ligam ao colector de admissão, bomba central dos travões, cervo-ao-freio, tubos da gasolina que ligam à rampa de injecção e o de retorno.

Agora está 5 estrelas outra vez. Puxa, anda que se desunha, e não aquece. Como é evidente, agora tenho um aparelho todo xpto para entrar na centralina de modo a ver os datastream, efectuar o scanner aos códigos de erro da centralina e apagar. Com este aparelho consigo ver o que se passa entre a centralina e os sensores, pois tem um break-out-box que fica intercalado entre a centralina e a cablagem do motor. Na maioria das oficinas não conseguem entrar em comunicação com a centralina magnetti marelli iaw 8p .40

Tenho também vários osciloscópios diferentes e com funcionalidades diferentes, mas a maioria deles são de 2 canais. Consegui arranjar todos os manuais da sistema eléctrico, electrónico e do motor (para desarmar e voltar a armar, com as folgas de reparação e com os valores de aperto dos pernos da cabeça).

Sangrar 106 xsi

Sangrar 106 xsi

Boa tarde,

Quando postei aqui os problemas que o meu carro me tem dado, mencionei o facto de no dia em que o mandei parafinar, ter-me aquecido ao ponto de acender a luz vermelha da temperatura.
Isto ocorreu no mês passado e desde então tenho-o deixado encostado às boxes porque não quero ter mais surpresas.

Há dois dias mais uma vez liguei-o e deixei-o estar a trabalhar até disparar a ventoinha.

O que reparo é que o ponteiro da temperatura sobe até ao ultimo traço branco (ñ passa daí) e é então que a ventoinha dispara.
Deixo-a inclusive disparar duas vezes.

É certo que têm estado mais de 30 graus desde há uma semana e tal e que isso contribua para o carro aquecer mais, mas pergunto duas coisas:
é normal atingir este último traço branco??
é normal a ventoinha SÓ disparar quando chega ao último traço ou deveria disparar mais cedo???

Sinceramente nunca me dei bem conta de ser situação que acontecesse desde que tenho o carro, porque tenho sempre cuidado em ver o nível da água.

Na altura, disseram que podia ser desde um mau contacto nas fichas da válvula termostática, ao termostato ou mesmo o radiador entupido.

Hoje falei com o meu pai e ele lembrou-se de sangrar o meu xaço porque podia ter ar do circuito.
Ele mostrou-me como se fazia no dele (AX Sport).

Comecei por colocar a chauffage na posição de quente, tirei o pipo (tampão roscado), abri o depósito e mandei lá para dentro água destilada até sair pelo outro orificio!

Liguei-o e esperei que a bendita ventoinha dispara-se.

Queria saber na vossa opinião o que acham de ter sangrado o carro?
Poderia ter sido ar no circuito a causa de ele me ter aquecido ao ponto de acender momentaneamente a luz vermelha??

Muito obrigada e desculpem lá ser tão chata :(

Última edição:
Boa tarde,

Quando postei aqui os problemas que o meu carro me tem dado, mencionei o facto de no dia em que o mandei parafinar, ter-me aquecido ao ponto de acender a luz vermelha da temperatura.
Isto ocorreu no mês passado e desde então tenho-o deixado encostado às boxes porque não quero ter mais surpresas.

Há dois dias mais uma vez liguei-o e deixei-o estar a trabalhar até disparar a ventoinha.

O que reparo é que o ponteiro da temperatura sobe até ao ultimo traço branco (ñ passa daí) e é então que a ventoinha dispara.

É certo que têm estado mais de 30 graus desde há uma semana e tal e que isso contribua para o carro aquecer mais, mas pergunto duas coisas:
é normal a ventoinha SÓ disparar quando chega ao último traço ou deveria disparar mais cedo???

Sinceramente nunca me dei bem conta de ser situação que acontecesse desde que tenho o carro, porque tenho sempre cuidado em ver o nível da água.

Na altura, disseram que podia ser desde um mau contacto nas fichas da válvula termostática, ao termostato ou mesmo o radiador entupido.

Hoje falei com o meu pai e ele lembrou-se de sangrar o meu xaço porque podia ter ar do circuito.

Comecei por colocar a chauffage na posição de quente, tirei o pipo (tampão roscado), abri o depósito e mandei lá para dentro água destilada até sair pelo outro orificio!

Poderia ter sido ar no circuito a causa de ele me ter aquecido ao ponto de acender momentaneamente a luz vermelha??

Vamos descomplicar:

O parafina não prende travões.
Sendo uma gordura, mete-se nos calços e discos, travando menos no início até secar completamente. Só isso.
Não faz prender os travões, muito menos a ventoínha.
Já o jacto de água usado na lavagem do motor pode ter causado um mau contacto numa ficha em mau estado impedindo o funcionamento da ventoínha.
O calor do verão não é suficiente para causar sobreaquecimentos num circuito de refrigeração em bom estado e funcionamento.
Um circuito de refrigeração com motoventilador tem duas peças fundamentais para regular a temperatura do motor.
O termostato limita inferiormente a temperatura.
A válvula da ventoínha limita superiormente.
No verão a ventoínha trabalha mais vezes, só isso.
Os tubos de gasolina degradam-se com vários anos de uso e calor do motor. Se já foram substituídos não há razão para mais preocupações.
Já as comparações com bmw´s 316 não fazem grande sentido.
Por exemplo no E36 316i a falange do termostato é em plástico e deve ser substituida com frequência (faz parte do plano de manutenção).
Ganha fugas de água com frequência.
Não há carros perfeitos.
Na oficina é que eles estão bem, até terem alta depois de curados...[:D]
Só aí se pode andar com eles sem receios.

Última edição:
Problema electrico/ electronico

Problema electrico/ electronico

Boa tarde,

Decididamente o carro está com um problema.

XSi quando está bem o ponteiro da temperatura da àgua chega ao meio da escala e lá fica. Não é normal subir nem descer. Pode ser um problema de mistura pobre (no meu era).

Sangra o circuito de refrigeração. Troca o que tem que trocar a nível de sensores e actuadores. Depois tem que estar tudo OK.

Pode ser uma ficha, um cabo partido ou em curto circuito com outro cabo ou com a massa. No meu foi corrigido isso e ficou bem. No entanto estou a pensar em mudar mesmo a cablagem do motor. Tenho dum outro XSi igual, mas estou tentado a considerar meter uma cablagem nova.

Tem que efectuar as medições estáticas dos sensores e actuadores. Corrente, voltagem, resistência, continuidade. Depois deve efectuar medições dinâmicas aos sensores e actuadores. Ondas eléctricas que a centralina vê está e produzir para os actuadores.

Voltar
Superior