Problema com médios H7

Gambuzino

New member
Boas

Tenho um Opel Vectra C, e o carro come médios como quem come tremoços
Em 3 anos já mudei de médios umas 5 ou 6 vezes. Leva lampadas H7 55W

O electricista uma vez disse-me que era normal devido à vibração do carro e que porque os médios não se desligavam quando eu ligo os máximos (esta ultima justificação nunca me convenceu muito, porque devo usar os máximos 5% do tempo)

Há dias fui para mudar um médio, e reparei que a lampada estava boa, mas o casquilho estava meio derretido, e os fios que ligam no casquilho estavam queimados e o isolamento já nao existia

A lampada estava meio solda, e apertei os pinos
Voltou a acender mas passados alguns segundos começa a deitar fumo

É normal uma lampada aquecer assim tanto ? Ou terei um problema de corrente ?

Ricardo

Em H7 nem faz diferença o médio não apagar. É importante é em H4 pois são as duas na mesma e pode derreter os filamentos com o calor. Em H7 não se coloca essa questão.

Não necessariamente. A passagem de corrente faz aquece os fios por onde ela passa e por vezes eles descarnam-se pois a "cobertura" simplesmente derrete. Depois, e com os fios descarnados, juntando o movimento do carro, tens fios electrificados a tocar na chapa do carro, o que originando picos de corrente pode exceder a capacidade do material a aguentar o calor e fundir as lâmpadas devido ao mesmo pico.

Obrigado pelas vossas respostas

Os terminais não estarem em contacto estável e permanente pode ser ao causa do aquecimento a este ponto ?

Sem dúvida.
Quando os terminais não estão em contacto firme, a corrente eléctrica passa entre os mesmos provocando micro faíscas que são a causa de um excessivo aquecimento.
Este aquecimento é de tal ordem que faz com que os bordos dos terminais vão progressivamente derretendo aumentando o espaço entre si; e fazendo com que as referidas faíscas aumentem de tamanho e consequentemente a temperatura, and so on, and so on, and so on...
Isto é um processo lento, gradual e que ocorre quase a nível microscópico, mas que quando é desencadeado é como uma bola de neve.

eblase; disse:
pmmsilva; disse:
Boas a meu ver essas lampadas sao muito potetentes.

Mete com menos W

Duvido que seja disso.

Tanto quanto eu saiba 55W é o valor de origem
Eu cheguei foi a por daquelas lampadas que dizem que têm mais 50% de iluminação, mas mantive sempre os 55W
Quando comprei o carro (usado), tinha 80W do lado do condutor, e nunca tive problemas a nao ser a lampada ter de ser substituida ao fim de algum tempo
Pus 55W como tinha no lado esquerdo

Voltar
Superior