Perder pontos na carta é irreversível?

Pois é, mas ou muito me engano ou lá fora a perca de pontos normalmente não implica uma inibição acessória de conduzir por x meses como cá, a não ser que se percam os pontos (quase) todos.

Outra coisa que me irrita, é que, se não tiveres nenhuma infracção ao fim de 3 anos, são acrescentados 3 pontos à carta (isto é, passas de 12 para 15). Mas nesse caso quem não teve qualquer infração nos ultimos 3 anos deveria logo ter começado com 15 pontos em vez dos actuais 12. Não é justo.

É justo. É começar do "zero".

[;)]

Concordo.
Chego a pensar que o único fim deste sistema é o de cassar o maior número possível de cartas, ou seja, é a caça à carta. Já não bastam 2 anos sem conduzir, num caso extremo, e ainda se tem que repetir todo o processo de aquisição de carta. É desmoralizante. Quando eu andava a estudar e queria levantar a nota de uma cadeira, mesmo que depois tivesse nota para chumbar, não chumbava, ficava com a nota inicial. O que está feito, feito está, a não ser que fosse mediante burla. Acredito que, a partir de uma certa idade, já não há pachorra para repetir tudo o que já se fez e bem. Não estou aqui a incluir os casos mais graves, de crime rodoviário, de causa de ferimentos e mortes, etc.
Não estou contra as reciclagens facultativas no que diz respeito às regras de trânsito. Mas isto é válido para todos os condutores. É bom as pessoas actualizarem-se de vez em quando, pois a legislação muda. As autoridades deveriam incentivar esta actualização, a bem, e não com o fim e espírito de punição.

Até mesmo quem parar num estacionamento para deficientes é punido com contra-ordenação grave. Parte-se do princípio que numa paragem o condutor está no carro, podendo-o tirar facilmente quando for necessário. Se quiserem punir, basta a multa neste caso.

Não é desmoralizante... é incentivo. Incentivo ao cumprimento. Infelizmente, os números da sinistralidade em Portugal dão e servem de alicerce factual a este tipo de legislação. Aliás... falta é MUITA fiscalização nas estradas portuguesas.

Basta sair de casa... eu TODOS os dias que faço a VCI/Via Norte vejo imensas infracções por pura incúria e desrespeito pelo Código de Estrada e pelos outros condutores. TODOS os dias!

Deixem-se de choramingar e inventar "caças" á multa e a cartas de condução. São os condutores que não sabem conduzir (só sabem guiar), que não respeitam, intencionalmente, o Código de Estrada, que arriscam a sua vida e, principalmente e mais grave... a dos outros, que não têm civismo.

Já defendo, há muito, que para se ter carta de condução, se deveria melhorar e muito... o ensino, e principalmente... só deixar ter carta, quem passasse em exames de psicologia e de civismo/cidadania.

Não há pachorra é para quem defende uma "despenalização" como as que aqui tu defendes.

[;)]

Última edição:
Não é desmoralizante... é incentivo. Incentivo ao cumprimento. Infelizmente, os números da sinistralidade em Portugal dão e servem de alicerce factual a este tipo de legislação. Aliás... falta é MUITA fiscalização nas estradas portuguesas.

Basta sair de casa... eu TODOS os dias que faço a VCI/Via Norte vejo imensas infracções por pura incúria e desrespeito pelo Código de Estrada e pelos outros condutores. TODOS os dias!

Deixem-se de choramingar e inventar "caças" á multa e a cartas de condução. São os condutores que não sabem conduzir (só sabem guiar), que não respeitam, intencionalmente, o Código de Estrada, que arriscam a sua vida e, principalmente e mais grave... a dos outros, que não têm civismo.

Já defendo, há muito, que para se ter carta de condução, se deveria melhorar e muito... o ensino, e principalmente... só deixar ter carta, quem passa-se em exames de psicologia e de civismo/cidadania.

Não há pachorra é para quem defende uma "despenalização" como as que aqui tu defendes.

[;)]

Assim os standes e os concessionários iam à falência[:D]

É justo. É começar do "zero". [;)]

Não é. Começar do "zero" só é bom para quem tinha infracções nos ultimos 3 anos, já que também começam com 12 pontos. Portanto, começar do "zero" recompensa quem se 'portou mal' e prejudica quem se 'portou bem'. :-P

Até mesmo quem parar num estacionamento para deficientes é punido com contra-ordenação grave. Parte-se do princípio que numa paragem o condutor está no carro, podendo-o tirar facilmente quando for necessário. Se quiserem punir, basta a multa neste caso.

Esta para mim está demais! Compreendo a motivação, mas é absolutamente imoral tirar 4 pontos por estacionamento abusivo! Até por situações como a que me aconteceu a mim uma vez:

Vou sempre cortar o cabelo ao pé do jardim dos passarinhos no Monte Estoril. A determinada altura os lugares de estacionamento em frente ao estabelecimento, paralelos à estrada, passaram a ser pagos. Até aqui tudo bem. O problema é que um desses lugares é uma verdadeira armadilha para qualquer condutor que não saiba já que, bem camuflado *no meio* daqueles lugares todos, há um reservado para deficientes.

Acontece que o chão é daquela pedra Portuguesa, e eles usam essa desculpa para justificarem o facto do lugar NÂO estar claramente assinalado na horizontal com linhas amarelas, etc. Assim, práticamente a única indicação que um condutor tem é uma placa vertical no meio de um par de outras e de uma paragem de autocarros - só que, como os lugares de estacionamento são do lado direito e paralelos à estrada, essa mesma placa fica ao lado e atrás do carro após o estacionamento do mesmo. Da maneira como aquilo está, torna-se práticamente invisivel para quem vá estacionar ali.

Assim, quando ainda não sabia daquela armadilha, fui um dia cortar o cabelo, estacionei ali, paguei o parquimetro, e, apesar do bilhete bem visivel já tinha o carro bloqueado quando voltei 20 minutos depois! Claro que fui obrigado a pagar tudo e mais umas botas para me debloquearem o carro logo na altura (os meninos, que pertencem a uma empresa privada, ainda lá estavam).

Mais tarde, em conversa com quem me corta o cabelo, fiquei a saber que as 'vitimas' eram mais que muitas, e que as pessoas já estavam fartas de se queixar por causa daquilo.

Felizmente isto passou-se numa altura onde a multa era leve. Mas e se se tivesse passado agora?!

Última edição:
Já defendo, há muito, que para se ter carta de condução, se deveria melhorar e muito... o ensino, e principalmente... só deixar ter carta, quem passasse em exames de psicologia e de civismo/cidadania.

[;)]

Blábláblá wiskas saquetas. Devo ter mais categorias de carta e mais formação (a profissão assim obriga) que o pessoal que aqui postou no topico, e coincidência do carvalho, faço alguma m€rd@. È sistemático, o ser humano erra, distracções, dia mau etc

Na empresa onde andava além de 2 tirs, ainda havia carrinhas, quando não havia trabalho para o tir, mandam-me para as carrinhas, eu tentava sempre fugir de ir para o centro de Porto, (Santa Catarina, Batalha, aquela corda toda) e quem diz centro do Porto, o de Braga, Gaia, Matosinhos.

Um dia/ou semana se experimentarem andar como estafeta (seur, chronopost, etc) vai ser só m€rd@ que fazem, então exceder a velocidade é pão nosso de cada dia

Um dia/ou semana se experimentarem andar como estafeta (seur, chronopost, etc) vai ser só m€rd@ que fazem, então exceder a velocidade é pão nosso de cada dia

andas com alguma arma apontada á cabeça para andar a fazer o serviço a correr???, pois já que a empresa não te paga as multas...[;)]

Blábláblá wiskas saquetas. Devo ter mais categorias de carta e mais formação (a profissão assim obriga) que o pessoal que aqui postou no topico, e coincidência do carvalho, faço alguma m€rd@. È sistemático, o ser humano erra, distracções, dia mau etc

Na empresa onde andava além de 2 tirs, ainda havia carrinhas, quando não havia trabalho para o tir, mandam-me para as carrinhas, eu tentava sempre fugir de ir para o centro de Porto, (Santa Catarina, Batalha, aquela corda toda) e quem diz centro do Porto, o de Braga, Gaia, Matosinhos.

Isso é outro mito que muitos assumem como aceitável...

Andam a trabalhar, logo... o Código de Estrada pode ser "suspenso", porque "isto e aquilo"...

Tretas. Parece que as infracções cometidas por quem anda a trabalhar estão isentas de perigo, quando em comparação...

... quer dizer, passar linhas contínuas, não dar piscas, mudarem de via sem olhar, estacionar nas passadeiras, rampas, curvas e passeios, entre muitas outras infracções... se for o comum condutor, pratica actos graves e que incomodam terceiros, se for quem anda em trabalho... esses actos não devem ser graves nem incomodam.

O português arranja sempre justificação para tudo.

.., estacionar nas passadeiras, rampas, curvas e passeios,

Deixa-te de tretas, achas mesmo que quem anda nisso é masoquista para andar uns 300/500 metros ou mais para levar uma carga ao cliente, ainda que a mesma fosse leve. [:)]

(Quando vim de férias, meteram-me a levar electrodomésticos (sozinho) numa carrinha com bascula, achas mesmo que ia andar á procura de lugar ,depois andar com máquinas de lavar, fogões etc uns 100, 200, 300 ........ metros.)

Isso foi muito bem falado por quem não anda no ramo, Mas não deixas de ter razão

Deixa-te de tretas, achas mesmo que quem anda nisso é masoquista para andar uns 300/500 metros ou mais para levar uma carga ao cliente, ainda que a mesma fosse leve. [:)]

(Quando vim de férias, meteram-me a levar electrodomésticos (sozinho) numa carrinha com bascula, achas mesmo que ia andar á procura de lugar ,depois andar com máquinas de lavar, fogões etc uns 100, 200, 300 ........ metros.)

Isso foi muito bem falado por quem não anda no ramo, Mas não deixas de ter razão

Há países onde as entregas e cargas e descargas, salvo algumas (poucas) excepções, são feitas noutros horários, nocturnos, ou bem cedo no dia.

Claro que teria de haver adaptação legislada, e por parte das empresas e trabalhadores.

Não é. Começar do "zero" só é bom para quem tinha infracções nos ultimos 3 anos, já que também começam com 12 pontos. Portanto, começar do "zero" recompensa quem se 'portou mal' e prejudica quem se 'portou bem'. :-P

Esta para mim está demais! Compreendo a motivação, mas é absolutamente imoral tirar 4 pontos por estacionamento abusivo! Até por situações como a que me aconteceu a mim uma vez:

Vou sempre cortar o cabelo ao pé do jardim dos passarinhos no Monte Estoril. A determinada altura os lugares de estacionamento em frente ao estabelecimento, paralelos à estrada, passaram a ser pagos. Até aqui tudo bem. O problema é que um desses lugares é uma verdadeira armadilha para qualquer condutor que não saiba já que, bem camuflado *no meio* daqueles lugares todos, há um reservado para deficientes.

Acontece que o chão é daquela pedra Portuguesa, e eles usam essa desculpa para justificarem o facto do lugar NÂO estar claramente assinalado na horizontal com linhas amarelas, etc. Assim, práticamente a única indicação que um condutor tem é uma placa vertical no meio de um par de outras e de uma paragem de autocarros - só que, como os lugares de estacionamento são do lado direito e paralelos à estrada, essa mesma placa fica ao lado e atrás do carro após o estacionamento do mesmo. Da maneira como aquilo está, torna-se práticamente invisivel para quem vá estacionar ali.

Assim, quando ainda não sabia daquela armadilha, fui um dia cortar o cabelo, estacionei ali, paguei o parquimetro, e, apesar do bilhete bem visivel já tinha o carro bloqueado quando voltei 20 minutos depois! Claro que fui obrigado a pagar tudo e mais umas botas para me debloquearem o carro logo na altura (os meninos, que pertencem a uma empresa privada, ainda lá estavam).

Mais tarde, em conversa com quem me corta o cabelo, fiquei a saber que as 'vitimas' eram mais que muitas, e que as pessoas já estavam fartas de se queixar por causa daquilo.

Felizmente isto passou-se numa altura onde a multa era leve. Mas e se se tivesse passado agora?!

Passou-se comigo! No meio de uma data de sinais de proibição, estava um sinal azul com um P grande e com um minusculo logótipo de deficiente, no qual não reparei. Não hesitei e arrumei. Fui tirar o ticket e fui tratar do que tinha a tratar. Demorei uns 15 min se tanto (esperei mais tempo para me desbloquearem o carro).
Fiquei espantado quando vi o carro bloqueado. Será que me enganei e estacionei no outro lugar? Depois vi bem a placa e lá esta o minúsculo logótipo!
Esperei que me viessem desbloquear o carro. O indivíduo da emel, arrogante pediu-me a carta ao que eu lhe mostrei o cartão de cidadão mais o DU do carro. mais arrogante repetiu a carta de condução. Porquê perguntei-lhe eu? (ainda não sabia da legislação), ao que ele me ameaçou com a polícia e que não me safava!!! Para não perder tempo e paciência, mostrei a carta, pois não era tabu. A caminho da carrinha deles ele disse-me que me tinha visto tirar o ticket!!! SACANA! Não disse nada mais apetecia-me partir-lhe a cara. Na carrinha fizeram o auto ele e outro que estava num computador e avisaram-me que ia perder 2 pontos na carta!!! O outro mais calmo educado disse-me o dec-lei que os comparava à polícia nestes casos e a tal alinea q) que penalizava excessivamente um mero estacionamento, mesmo onde não se devia. Nunca tive nada de contraordenações e multas de trânsito, foi a primeira vez. Fiquei muito chateado. É só espera 3 anos para recupera os pontos e 5 anos (é muito tempo!!!) para limpar o cadastro. Pela minha conduta limpa e consciente ao longo dos anos fiquei bastante em baixo nos dias seguintes. Ainda não recebi nada em casa, também é cedo.
E assim se perdem estupidamente pontos...

Edit: Devia ser obrigatório desenharem o tal logótipo no pavimento (sinalização horizontal). Era muito mais seguro e o cidadão, incluindo o deficiente, só lucrava. Assim, pode servir para uma caça à multa do mais desonesto que há.

Última edição:
Edit: Devia ser obrigatório desenharem o tal logótipo no pavimento (sinalização horizontal). Era muito mais seguro e o cidadão, incluindo o deficiente, só lucrava. Assim, pode servir para uma caça à multa do mais desonesto que há.

Completamente de acordo.

599dba66cd70d65d258e3b07.jpg

Deixa-te de "estórias"!

Não têm de ter medo, basta conduzir como vos ensinaram e valorizar a condução defensiva. Se o fizerem... páram no amarelo e evitam o que aqui usas (mal) como exemplo. Aliás... todos somos testemunhas que a GRANDE maioria das ocasiões em que vemos o pessoal passar amarelos é porque na sua presença... aceleram, seja no inicio, seja já "a meio" do mesmo.

Andas aqui, desde o princípio... a tentar desculpabilizar as infracções e a criticar a actual legislação deste contexto.

Vou ressuscitar o topico.

Mas hoje fui alevantar uma carta do MAI, por ter passado um vermelho de mota (semáforos de velocidade, e neste sentido) nesta zona (e eu conheço muito bem esta zona) https://www.google.pt/maps/@41.2435...4!1sw7rIxxBBrl6nxs_ZyrrJfg!2e0!7i13312!8i6656

E sabes o que acontece nestes semáforos, , vir alguém todo lançado na esquerda (esses nem param) accionar o vermelho, e gajo que vai na direita todo descansado ou por falta de reacção por ser em cima, ou por distração lá passa o vermelho, que nem foi ele que accionou. O que acho engraçado é que nas cartas do MAI, eles só descrevem o que aconteceu, não descrevem como se passou, isto já foi a 27 janeiro 2018, por isso já nem me lembro a incidência.

Mas nestes semáforos já parei em vermelhos que foram accionados por outros antros armados em corredores. Mas de carro é uma coisa, de mota é uma outra, porque ao pressionares o travão de "gás", tás sujeito que tanto uma roda ou outra, te bloqueiem, e ires varrer chão (entre passar o vermelho, e ir varrer chão, passar o vermelho sem duvidas)

Voltar
Superior