Os deficientes e o emprego.

citação:Originalmente colocada por Nhoco

É de louvar.
A minha namorada é Psicomotricista/Musicoterapeuta/Hidroterapeuta em 2 associações aqui do distrito, e realmente há muita empresa que receia empregar um deficiente por "ter menos" capacidades que as pessoas ditas "normais", mas eu digo que eles têm uma capacidade maior que todos nós. Conseguem ser mais humanos que nós os ditos "normais" poderemos algum dia vir a ser.
Sempre pensei que não me ia sentir la muito bem perto de um deficiente mais a nivel psicologico, e felizmente enganei-me, pois ja conheço muitos e por vezes são melhores companhias e conversadores que certas pessoas que eu vou conhecendo.
POr isso é sempre de louvar que uma empresa empregue deficientes, seja la qual q natureza da sua deficiencia.

Disseste literalmente tudo aquilo que eu penso. Literalmente mesmo!

Não é bem assim...

Naturalmente que um deficiente não é um excluído da sociedade, mas por vezes tanto se abusa para um lado como para o outro.

Houve um caso recente em que um amigo do meu pai, sabendo que eu estava a contratar pessoal para informática, veio falar de um rapaz, surdo-mudo licenciado pela Feup em Engª Informática.

No princípio até achei uma ideía bonita (eu facilmente adiro a boas causas...), mas na 1ª entrevista verifiquei que seria impossível. Tinhamos dificuldade em comunicar. Pior, seria uma pessoa para contactar com Clientes e dar suporte....

Sugeri-lhe que procurasse colocação numa grande empresa, onde pudesse desenvolver o su trabalho num meio onde não fosse exigível o contacto humano directo. ;)

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Não é bem assim...

Naturalmente que um deficiente não é um excluído da sociedade, mas por vezes tanto se abusa para um lado como para o outro.

Houve um caso recente em que um amigo do meu pai, sabendo que eu estava a contratar pessoal para informática, veio falar de um rapaz, surdo-mudo licenciado pela Feup em Engª Informática.

No princípio até achei uma ideía bonita (eu facilmente adiro a boas causas...), mas na 1ª entrevista verifiquei que seria impossível. Tinhamos dificuldade em comunicar. Pior, seria uma pessoa para contactar com Clientes e dar suporte....

Sugeri-lhe que procurasse colocação numa grande empresa, onde pudesse desenvolver o su trabalho num meio onde não fosse exigível o contacto humano directo. ;)

ora bem.
e se calhar a empresa que recusou trabalho ao rapaz de que se fala tinha um emprego que também não se adequava a ele.
estas coisas não são tão simples quanto parecem.
ld

citação:Originalmente colocada por michaelreznor

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Não é bem assim...

ora bem.
e se calhar a empresa que recusou trabalho ao rapaz de que se fala tinha um emprego que também não se adequava a ele.
estas coisas não são tão simples quanto parecem.
ld

adquação de um emprego a deficiente é algo que muitas vezes pode ser discutivel, e como tal, muitos usam isso para nada fazer

Olá a todos...
Em primeiro lugar quero dizer que um próprio deficiente tem de ser conciente das suas limitações, e a partir dai, é que pode procurar um emprego que lhe goste, mas também, que lhe é possivel fazer-lo .... Todos sonharam pilotar aviões, ou ser piloto de formula 1, ou entrar no mundo do espectáculo, mas por vezes não conseguimos entrar desses trabalhos. Ou seja, em cima de tudo o deficiente deverá ter consciência dos seus limites. Depois disso procurar um emprego adequado as suas possibilidades...
Algumas grandes empresas em Portugal, nomeadamente a PT, a Sonae, a Texto Editores, entre outros, têm pessoas com necessidades especiais, mas essas empresas não podem suportar todos os deficientes... ou seja são as empresas pequenas, medias e grandes empresas é que são responsáveis para empregrar pessoas competentes, quer seja deficiente ou não.

Por outro lado, Portugal é o pais de 8 a 80 , ou seja, ou se ajuda demasiado os deficiente, até ser injusto para as outras pessoas, ou, por outro lado, excluiem as pessoas deficientes...

Na minha opinião sinceras, só alguns deficientes é que se adaptam e participam na sociedade, isto é devido a dois factores: uma dela, é ao próprio deficiente, que, por vezes, sentem-se como os coitadinos... o outro casos é devido a sociedade racista que ainda existe... e como ainda é um pais de racista, o estado tem de dar subsidios para entregrar pessoas com deifciência... é lindo não é...

Ou seja, na minha opinião, as pessoas com deficiência têm de ser tratado como os outros cidadãos com seus plenos direitos e deveres, para que isso aconteça, primeiro temos que mudar as mentalidades, segundo, teremos que adaptar e eliminar todas as barreiras arquitectónicas que em 90 % do país ainda é visivel, em terceiro, teremos que explicar aos condutores que colocam o seu carrinho do estacionamento para pessoas com deficiência motoras... entre outras mudanças que teriamos que fazer... Assim, poderemos ter uma igualdade absoluta entre os cidadãos com necessidade especiais, e as pessoas ditas normais... Bem, mas isso é algum utópico...´

Pensem nisso...

Eu vou relatar por experiência própria a situação que tenho na minha empresa.
Eu tenho cá 6 "miúdos";) com necessidades especiais. A minha empresa é mais uma como tantas outras neste pais, mas por alguma razão que não foi mais do que um "e porque não?", aceitamos integrar 6 pessoas com deficiencias. Já lá vão 6 anos e tudo corre bem. De referir que eu não tenho formação de qualquer espécie em sociologia/psicologia que me preparasse de alguma forma para lidar com eles... no entanto tudo se resolve e eu aprendi a lidar com as particularidades de cada um!
Todos desenvolvem tarefas menores e simples, mas que teriam que ser sempre feitas... o que levanta a questão do facto de eles poderem estar a retirar emprego a alguém "normal". Aqui há duas maneiras de ver a coisa: na perspectiva contabilistica e na perspectiva social. Na 1ª ve-se que pagamos menos do que pagariamos a uma pessoa normal para efectuar o mesmo trabalho, uma vez que o vencimento é assegurado em 50% pela empresa e 50% pelo IEFP. Na 2ª ve-se que estamos a valorizar pessoas que tem os mesmos direitos que nós e que por razões ás quais são absolutamente alheios, são injustiçados por uma sociedade egoista e que só olha para o umbigo!
É absolutamente fantástico ver o que estas pessoas evoluiram desde que entraram cá. Há um caso em que ele até já aprendeu a escrever o nome dele!!!
Por isso vos digo, se algum de vós for empresário e vos colocarem esta questão, não torçam logo o nariz... pensem, reflitam e pensem que podia ser um filho nosso...

olha so por o teu amigo conseguir fazer os porta chaves com o problema que tem na mao[^][^][^][^][^][^][^][^]
as empresas aos poucos estao a mudar e a ver com uma pessoa com dificuladades pode ate ser bem mais empenhada que outra!
força para todos os que temtam arranjar emprego contra todas as dificuldades

citação:Originalmente colocada por ZingaZinga

Eu vou relatar por experiência própria a situação que tenho na minha empresa.
Eu tenho cá 6 "miúdos";) com necessidades especiais. A minha empresa é mais uma como tantas outras neste pais, mas por alguma razão que não foi mais do que um "e porque não?", aceitamos integrar 6 pessoas com deficiencias. Já lá vão 6 anos e tudo corre bem. De referir que eu não tenho formação de qualquer espécie em sociologia/psicologia que me preparasse de alguma forma para lidar com eles... no entanto tudo se resolve e eu aprendi a lidar com as particularidades de cada um!
Todos desenvolvem tarefas menores e simples, mas que teriam que ser sempre feitas... o que levanta a questão do facto de eles poderem estar a retirar emprego a alguém "normal". Aqui há duas maneiras de ver a coisa: na perspectiva contabilistica e na perspectiva social. Na 1ª ve-se que pagamos menos do que pagariamos a uma pessoa normal para efectuar o mesmo trabalho, uma vez que o vencimento é assegurado em 50% pela empresa e 50% pelo IEFP. Na 2ª ve-se que estamos a valorizar pessoas que tem os mesmos direitos que nós e que por razões ás quais são absolutamente alheios, são injustiçados por uma sociedade egoista e que só olha para o umbigo!
É absolutamente fantástico ver o que estas pessoas evoluiram desde que entraram cá. Há um caso em que ele até já aprendeu a escrever o nome dele!!!
Por isso vos digo, se algum de vós for empresário e vos colocarem esta questão, não torçam logo o nariz... pensem, reflitam e pensem que podia ser um filho nosso...

[^][^][^]
Excelente

Assim como a iniciativa que o TB referiu, em que a iniciativa
partiu, das própria pessoas provando a sua autonomia e capacidade.[^]

Voltar
Superior