Oleo de ciaxa automática

migueldefender

New member
Boas,

descubri que andava a ver erradamente o nível do óleo da minha caixa. Andava a ver o nível com o motor desligado quando o deveria ver com o motor ligado.... Conclusão, julgava eu que o nivel estava correcto, mas afinal de contas não tenho óleo quase nenhum...

Agora a minha questão, não percebo nada de óleo de transmissão automática, mas pelo que andei a ver sobre esta caixa em específico fala-se muito num óleo Drexron III. Andei a ver em hipers e não achei este óleo, pleo que não sei se o "Drexron III" é uma marca ou uma convenção/homologação.

A caixa em questão é uma ZF 4HP 22, alguém me pode dar alguma dica sobre estes óleos?

Cumprimentos,

Miguel, dá aqui uma olhada

O melhor a fazeres é ires a uma casa de peças e comprares lá o oleo.

Alpiger, no fundo quando criei este tópico estava era mesmo à espera de uma resposta tua. :) Desde já obrigado pela tua resposta. ;)

O Link que colocaste infelismente não está a funcionar (pelo menos no meu PC), mas aconselhas alguma loja em específico?

Edit: Já consegui aceder ao link. ;)

Um abraço,

hmmm, segundo vejo tenho mesmo de colocar um Dexron III, e pelo que vejo este nome é estilo uma especificação da GM. :)

Já agora, a marca Delphi é de confiança?

Cumprimentos,

Ver anexo OP273.pdf

O Dexron III é a especificação do oleo.

Vai a qualquer casa de peças e pede oleo para transmissões automaticas com a especificação Dexron III, por exemplo o Autran DXIII da BP.

[FONT=Arial,Helvetica,sans-serif]Here are the most commonly specified ATFs: [/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Times New Roman,Georgia,Times][/FONT][FONT=Arial,Helvetica,sans-serif]DEXRON® -III
[/FONT][FONT=Times New Roman,Georgia,Times]This is a specification for General Motors vehicles, but many foreign manufactures specify a DEXRON approved ATF as well. DEXRON-III can be used in transmissions that call for DEXRON-IIE or DEXRON-II.
[/FONT][FONT=Arial,Helvetica,sans-serif]more info[/FONT][/FONT]

[FONT=Arial,Helvetica,sans-serif]MERCON®
[/FONT][FONT=Times New Roman,Georgia,Times]Most Ford vehicles manufactured between 1980 and 1999 specify a MERCON ATF. ATFs that meet DEXRON-III requirements usually meet the MERCON requirements as well.
[/FONT][FONT=Arial,Helvetica,sans-serif]more info. [/FONT]

[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Times New Roman,Georgia,Times][/FONT][FONT=Arial,Helvetica,sans-serif]MERCON® V
[/FONT][FONT=Times New Roman,Georgia,Times]Beginning with the 1997 model year, Ford introduced a higher performance level ATF with the MERCON V specification. Many Ford automatic transmissions from 1999 on will require a MERCON V fluid. The most notable exceptions are the E40D, 4R100, and CD4E transmissions, which still specify regular MERCON ATF.[/FONT][FONT=Arial,Helvetica,sans-serif]more info[/FONT][/FONT]

[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Times New Roman,Georgia,Times][/FONT][FONT=Arial,Helvetica,sans-serif]Type F
[/FONT][FONT=Times New Roman,Georgia,Times]Type F is specifically designed for all pre-1977 Ford vehicles and some makes between 1977 and 1981. Effective March 1997, Ford discontinued administration of approvals for Type F fluids. However, there are still many vehicles on the road that use Type F. Type F and MERCON fluids are not interchangeable.
[/FONT][FONT=Arial,Helvetica,sans-serif]more info[/FONT][/FONT]

[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Times New Roman,Georgia,Times][/FONT][FONT=Arial,Helvetica,sans-serif]ATF+3® /ATF+4®
[/FONT][FONT=Times New Roman,Georgia,Times]DaimlerChrysler has had their own ATF specifications for many years, but as of 1997, Chrysler owners' manuals no longer list DEXRON as an acceptable replacement. ATF+3 is a readily available mineral oil-based ATF that is suitable in any application calling for ATF PLUS® , ATF+2® , or a Type 7176® fluid. Vehicles manufactured after 1999 require ATF+4® , a synthetic-based ATF only available through DaimlerChrysler.
[/FONT]more info

[/FONT]

Não te esqueças de mudar também esse filtro de óleo (e parece que se deve aproveitar a ocasião para limpar os magnetes).

Não te esqueças de mudar também esse filtro de óleo (e parece que se deve aproveitar a ocasião para limpar os magnetes).

Exactamente, vou mudar o filtro, o o-ring, a junta do depósito, todos os parafusos e o parafuso da drenagem e o respectivo o-ring. Além disso limpo também as peças magnéticas e todo o interior. ;)

Já agora deixo aqui o how-to da mudança de óleo das caixas ZF visto que este tipo de caixas e comum em algumas marcas como BMW, Land, GM, etc. ;)

Peças a mudar "obrigatoriamente" a vermelho; peças de mudança facultativa a amarelo:
esquemadepeasem7.png

manualdb7.jpg

E já agora algumas fotos que ilustram este processo
Caixa ainda fechada:
36959791ce6.jpg

Sem a tampa
51472866ya2.jpg

Localização das peças magnéticas para atrairem a limalha da erosão:
15219405jy6.jpg

Peças magnéticas em pormenor (cobertas de sujidade)
51146681708pt7.jpg

Óleo velho v.s. óleo novo:
61146681708pd3.jpg

Algumas peças a mudar:
71146681708if0.jpg

Quando fazemos a drenagem do óleo, alguma parte do óleo velho irá ficar no circuito. Para podermos renovar uma maior parte irei fazer uma segunda muda passado um mês e outra passado seis meses.

Cumprimentos,

Fotos retiras do jag-lovers
Manuais retirados do manual oficial da Jaguar Vehicle Service

Última edição:
Voltar
Superior