O volante está torto

filipebotelho

New member
Hoje sem querer bati com a roda direita no lancil de um passeio e o pneu ganhou uma pequena saliência. Face a esta situação fui ao station marche falei com o técnicos de lá e mandaram-me trocar o pneu.
Esta noite ao voltar a casa notei que tenho de rodar o volante certa de 30º para a direita para que o carro não fuja e continue a rolar a direito. O que pode ser?
Obrigado

Hoje sem querer bati com a roda direita no lancil de um passeio e o pneu ganhou uma pequena saliência. Face a esta situação fui ao station marche falei com o técnicos de lá e mandaram-me trocar o pneu.
Esta noite ao voltar a casa notei que tenho de rodar o volante certa de 30º para a direita para que o carro não fuja e continue a rolar a direito. O que pode ser?
Obrigado

A roda é de que carro?..É que não são todos feitos do mesmo.. e não é o alinhamento da direcção que vai tirar o empeno que ganhou.

Troquei pela roda sobresselente que é exactamente igual às outras. No entanto, tive de encomendar uma roda igual visto n haver em stock.
Mas por que é que não é o alinhamento que vai tirar o empeno? Agradecia que me ajudassem.

Troquei pela roda sobresselente que é exactamente igual às outras. No entanto, tive de encomendar uma roda igual visto n haver em stock.
Mas por que é que não é o alinhamento que vai tirar o empeno? Agradecia que me ajudassem.

Verifica o alinhamento e também se com o embate no passeio não empenou nenhuma peça da suspensão.

O alinhamento pode compensar melhor ou pior o empeno, mas não o vai tirar.
O empeno da(s) peças que ficaram empenadas.
Modelo e ano SFF.
Para sabermos que peças gasta o carro..
Senão são palpites à toa..

Última edição:
Nos corsas é frequente empenar o amortecedor a manga d´eixo ou até mesmo o braço de suspensão.
Com o volante bem centrado, não se nota a roda direita recuada ou cambada?

Última edição:
Há por aí uma ideia errada de que as direcções se desalinham como se desafinassem sozinhas e fosse necessário afinar novamente..
Alinhar um carro que desalinhou não é mais do que alterar o comprimento de cada tirante afim de compensar folgas, empenos e defeitos que vão surgindo na direcção, suspensão e pneus..
Se o empeno for pequeno pode ficar compensado pelo ajuste da convergência, desde que não tenha sido muito afectado o camber, que no corsa não tem afinação, desde quer este esteja dentro dos valores do fabricante.
Muitas vezes são "alinhados" carros de forma a compensar empenos, que por vezes continuam perigosos especialmente a alta velocidade.
É típico abrir um pouco a convergência de uma roda que ficou cambada e a puxar à esquerda, ou fechar se ficou recuada e a puxar à direita (as duas situações que normalmente decorrentes de um embate num passeio).
Se a manga d'eixo ou o amortecedor empenam, devem ser substituídos e só depois se alinha o carro..

Última edição:
Muito obrigado... pela resposta.
Face a essa situação, e visto o carro ser novo, será melhor leva-lo à oficina oficial, ou posso o levar ao stationmarché que fazem a mesma coisa? É um arranjo caro e demorado?
Obrigado

Face a essa situação, e visto o carro ser novo, será melhor leva-lo à oficina oficial, ou posso o levar ao stationmarché que fazem a mesma coisa? É um arranjo caro e demorado?
Obrigado

Antes de mais, tens de levar o carro a uma oficina com bons profissionais.

Se encontrares uma boa oficina cá fora, a reparação ficará bem mais em conta.

Obrigado

Não estou por dentro dos preços do alinhamento nessas casas de manutenção rápida.. mas há por aí muito onde alinhar por 15 euros.
O que convém é explicar que a roda bateu e pedir para ver onde poderá estar o empeno.
Se for mínimo e for possível colocar dentro dos valores do fabricante, então o simples alinhamento pode repor a segurança (que pôr o volante ao meio e o carro sem fugir é quase sempre possível).

Eu já guiei o carro em auto-estrada, já depois deste problema, e apesar de ter a direcção desalinhada, notei que o carro continuava bastante estável sem quaisquer problemas, sem ser a direcção desalinhada. Pode ser um sinal de que a coisa não é assim tão grave?

Eu já guiei o carro em auto-estrada, já depois deste problema, e apesar de ter a direcção desalinhada, notei que o carro continuava bastante estável sem quaisquer problemas, sem ser a direcção desalinhada. Pode ser um sinal de que a coisa não é assim tão grave?

Sim, pode.
Se fores à casa de alinhamento e disserem que os valores não estão muito maus, que dá para alinhar e se não apareceu nenhuma barulhada no paralelo ou ao mexer o volante, pode ficar resolvido só com alinhamento..

Andei em paralelo e andou bem, sem baralho e para além disso fiz bastantes manobras, nomeadamente de marcha-atrás e, apesar do volante torto, o carro andou sempre direito. Para além disso quando está estacionado, o volante fica direito e as rodas tb.
Para além disso, quando no stationmarché me mudaram a roda e tiveram de mexer no carro se algo de grave diziam, tendo apenas referido para alinhar a direcção.

Última edição:
Ok! Boa sorte então para a resolução do problema e sendo assim podes começar pelo alinhamento que em principio não será dinheiro deitado fora![;)]

Voltar
Superior