[Sociedade] O tuga e a chico-espertice

Estado
Não está aberto a mais respostas.
Se acham normal uma casa que a ultima vez que foi habitada andava a minha sogra na escola primaria, que foi deixada ao abandono, e agora está a ser reconstruida noutro local, e que o mais provável é ser vendida depois de acabadas, quem sou eu para dizer o contrario...

Falando por mim, não, não é isso que estou a discutir.

Mas é o que está a acontecer lá, e não é só isso, casas a levarem telhados novos, que não foram afetadas pelos fogos, entre outras situações do género.

Isso é outra história.
Estou a falar do exemplo prático que dei.

De resto, concordo que a haver trafulha, é punir os responsáveis.

Realmente era estranho conseguirem viver em zonas caras e chiques da moda so com o ordenado de funcionário publico

Não ha uma que têm ua exploração ou herdade agricola enorme aka latifúndio no alentejo?

Como já disseram, vento é diferente de incêndios que em parte resultam da incompetência de quem gere a floresta.

Agora uma coisa te digo, tivesse eu casa ou empresa no interior do país e faria logo um seguro de incêndios causados pela natureza . Resta saber é quanto custa e se muitos o podem pagar.

Nesse caso, segundo esta teoria do "se as regras existem, eu aproveito" estarias a ser tonto.
Pois se o resultado final (reconstrução) é igual para quem tinha e quem não tinha o seguro, qual a vantagem em ser cauteloso?
Essa sim é das coisas mais injustas que vejo em qualquer coisa?
Trabalhou com um salário fatela? Tem uma porcaria de reforma.
Não fez descontos a vida toda? Tem a porcaria de reforma igual à do outro e ainda leva com a "benesse" de ser pobre [8b]

Estás a falar de coisas completamente distintas... e tens de ter em atencao várias coisas...

1 - Em Portugal os fogos sao um negócio, caso contrário nao se via incendios da maneira que se ve todos os anos,
2 - O estado tem a obrigacao de proteger os seus cidadaos e prevenir que coisas como estas acontecam,
3 - O estado falhou,
4 - Os meios falharam,
5 - As pessoas nao tem culpa dos interesses de alguns,

Logo, nesta situacao é óbvio que o estado tem mais do que a obrigacao de ajudar as pessoas e de lhes reconstruir as casas, quer elas tivessem ou nao seguro.

Até agora ainda nao existe forma controlar terramotos ou ventanias, logo se uma coisa dessas acontecer, apesar de o estado ter a obrigacao de apoiar as familias e ajudar a que tenham meios de recuperar nao considero que tenha de reconsutruir casas.

Achas que também falhou em Monchique?
É que quer parecer-me, que se está a abrir um muito grave precedente.
Ardeu? A culpa é do Estado e pagamos.
Mas pergunto eu pagam o que??, toda e qualquer casa vale o mesmo? A casa no fim do mundo sem saneamento básico é reconstruída para ficar de marco histórico?

Espero estar enganado mas um dia ainda vai haver um genio que se lembra que ha locais com varias casas abandonadas onde pode ir buscar um bom subsídio para fazer novo

O tuga é macaco, toda a gente sabe, só olha para o seu umbigo, mete a mão a tudo o que pode, basicamente é igual aos governantes que tem; por isso é que os países latinos estão como estão e não é por acaso que os países mais corruptos da Europa (Grécia, Espanha, Itália e Portugal) têm as maiores dívidas e o povo mais à rasca.

Achas que também falhou em Monchique?
É que quer parecer-me, que se está a abrir um muito grave precedente.
Ardeu? A culpa é do Estado e pagamos.
Mas pergunto eu pagam o que??, toda e qualquer casa vale o mesmo? A casa no fim do mundo sem saneamento básico é reconstruída para ficar de marco histórico?

Claro que falhou, se nao tivesse falhado tinhamos meios e principalmente mesmo tendo poucos meios nao teriamos os bombeiros parados por 5 horas a espera para saberem o que haveriam de fazer

https://sicnoticias.sapo.pt/pais/20...ue-estiveram-cinco-horas-parados-em-Monchique

Ora pergunto eu... a tua casa está a arder, entao tu ficas 5 horas a espera a olhar para a tua casa a arder ou vais lá e pelo menos tentas fazer alguma coisa?

Ainda ninguém percebeu que isto é um negócio?

O precedente que estamos a abrir é que todos os anos Portugal é noticia por esses jornais todos onde se fala dos incendios.

Por isso sim, a culpa é do governo que deveria de usar os impostos (extremamente altos) para pelo menos tentar impedir que coisas como estas se tornassem realidade.

Claro que falhou, se nao tivesse falhado tinhamos meios e principalmente mesmo tendo poucos meios nao teriamos os bombeiros parados por 5 horas a espera para saberem o que haveriam de fazer

https://sicnoticias.sapo.pt/pais/20...ue-estiveram-cinco-horas-parados-em-Monchique

Ora pergunto eu... a tua casa está a arder, entao tu ficas 5 horas a espera a olhar para a tua casa a arder ou vais lá e pelo menos tentas fazer alguma coisa?

Ainda ninguém percebeu que isto é um negócio?

O precedente que estamos a abrir é que todos os anos Portugal é noticia por esses jornais todos onde se fala dos incendios.

Por isso sim, a culpa é do governo que deveria de usar os impostos (extremamente altos) para pelo menos tentar impedir que coisas como estas se tornassem realidade.

OK, criemos então mais um imposto e não se fala mais nisso.

@tonyV

Seguro habitação? Mas tua achas que se a tua casa arder toda o seguro te vai pagar uma casa nova? Pagam-te meia dúzia de itens do recheio e já vais com sorte.

@ImoThep

Compreendo o que dizes, no entanto, como contribuinte, tenho tanto direito como os outros ou não? O problema como dizes é que grande parte do dinheiro proveio de doações e não do estado como deveria ter sido.

O que eu acho é que a falta experiência em lidar com imóveis e recheios segurados leva a pensar que as seguradoras são incumpridoras quando a experiência neste país de caloteiros, chicos espertos e desresponsabilizados diz precisamente o contrário.[:cool:]

E portanto eu não acho, tenho a certeza que nos termos dos contratos dos seguros, seja nos imóveis de uso pessoal, no imobiliário de investimento ou no imobiliário de trabalho pagam o que devem, como o têm feito até agora. Tal como o fazem com seguros de danos próprios em veículos e afins.

E nas excepções em que houve desacordo entre seguradora e segurado, nunca precisei de ir para tribunal[:p]

Estado
Não está aberto a mais respostas.
Voltar
Superior