O sotaque do Porto é atraente?

Podes dar um exemplo de concordância verbal?

Não, erro é escrever "acama" [:)]

"Vós sois" (2ª pessoa do plural)
"Vocês são" (3ª pessoa do plural)

Ou seja, apesar de nos estarmos a dirigir às mesmas pessoas, o "vocês" não substitui taxativamente o "vós" pois a pessoa verbal é diferente, tendo que haver concordância verbal.

Errado seria dizer "vocês sois".

Ou seja, apesar de nos estarmos a dirigir às mesmas pessoas, o "vocês" não substitui taxativamente o "vós" pois a pessoa verbal é diferente, tendo que haver concordância verbal.

Certo.

O que eu percebi foi que tinhas dito que se existisse concordância verbal, podia-se trocar o "vocês" pelo "vós", mas eu não estou a ver nenhum caso onde isso seja possível...

Certo.

O que eu percebi foi que tinhas dito que se existisse concordância verbal, podia-se trocar o "vocês" pelo "vós", mas eu não estou a ver nenhum caso onde isso seja possível...

E foi o que eu disse.

Na prática, dizer "vós sois" é a mesma coisa que dizer "vocês são" (isto num registo +/- coloquial, não me refiro a conversas com Sua Majestade [:D]). Temos é que ter em atenção o facto de se tratarem de duas pessoas verbais diferentes e que por isso não pode haver só a substituição do pronome, tendo que concordar o verbo em número e pessoa com aquele. Ou seja, havendo concordância verbal, é possível substituir.

Sem concordância verbal:

Vós sois / Vocês sois -> Errado

Com concordância verbal:

Vós sois / Vocês são -> Correcto

E onde fica o eles são?

Vós sois
Vocês são
Eles são

estamos a inventar uma 4ª pessoa do plural?

E onde fica o eles são?

Vós sois
Vocês são
Eles são

Ninguém está a inventar nada nem a querer reinventar a roda.

O "vocês" é um pronome que tem vindo a ser usado em detrimento do "vós" e não é de ontem nem de há 10 ou 50 anos. Apenas obriga a uma sintaxe diferente. Assim como "a gente" está perfeitamente correcto e é uma locução que é muito usada em vez do pronome "nós". São evoluções que a língua sofre. Em ambos os casos ambas as situações estão correctas.

E onde fica o eles são?

Vós sois
Vocês são
Eles são

A MrsX já respondeu...mas qual é a dúvida mesmo???

- você [ó]

pronome pessoal

usa-se para indicar a pessoa a quem se fala ou escreve, sendo acompanhado de um verbo na terceira pessoa quando desempenha a função de sujeito <você acertou; vocês foram muito espertos>

(Contracção de vossemecê, de vossa mercê)

......

O sotaque micaelense é o mais giro de todos!

[;)]

Hummm?

micaela.jpg

" Epá...que ricos magnórios!" ,

[:D]apr:)

Moro numa freguesia que se chama Nespereira, mas toda a gente aqui chama ao fruto magnorio . [:D]

por acaso a primeira vez que usei o termo em coimbra, ficou tudo com cara de wtf,

depois habituei-me a dizer nêspera, e quando voltei para casa, tive que voltar a dizer magnorio. [:D]

Voltar
Superior