o que terá acontecido ?

offpring

Banido
boas ! vinha hoje do trabalho com uma chuva torrencial , passei por uma estrada com muita agua , a carrinha andou uns metros engasgou e depois parou.
Tentei varias vezes a chave mas nada , esperei uns 15 min. meti a chave e trabalhou mas com uma grande falha , andei alguns metros e começou a deitar muito fumo , continuei andar ( queria chegar pelo menos a oficina ) sempre deitando muito fumo ao meio do caminho vejo que estabiliza e ja não treme tanto quando mais ando melhor fica , quase chegando a oficina a carrinha tem um comportamento normal , andei mais 1 kms cheguei a casa como se nada fosse , meti a chave e pegou normal !! o que acham que foi ? será que entrou agua no escape ? será grave ? terá consequências ?
Obg.

Mais depressa molhaste o filtro de ar. Se não entrou água em estado líquido para o cilindro estás cheio de sorte, caso contrário podias ter uma despesa das antigas aí...

Provavelmente entrou água pelo escape e tiveste muita sorte, no meio disso tudo, consequências só se for um escape podre, tem catalisador? Pode ir à vida mais tarde..

o motor é igual a este :

485613SAM7710.jpg

o filtro de ar esta debaixo daquela tampa grande ?

Tenho ideia que alguns Renault antigos (R19 por exemplo) têm a entrada de ar para o filtro a puxar muito baixo (para-choques) tanto que são conhecidos por serem muito sensíveis ao passam em grande possas de agua porque muito facilmente entra agua para o motor.

Tenho ideia que alguns Renault antigos (R19 por exemplo) têm a entrada de ar para o filtro a puxar muito baixo (para-choques) tanto que são conhecidos por serem muito sensíveis ao passam em grande possas de agua porque muito facilmente entra agua para o motor.

É verdade sim. Os clio I também sofriam disso. Aliás morriam com frequencia de "afogamento".

Penso que neste caso isso já foi corrigido apesar do motor ser o mesmo. Obviamente que não sabemos até que altura de água o carro andou...

Se aspirou água.... a probabilidade de o motor ter ido a vida é enorme. Não o ponhas a trabalhar. Verifica o filtro de ar.

Quando deixou de trabalhar , não quis logo chamar o reboque esperei uns 15 / 20 min. depois pegou com dificuldade , deitando muito fumo, queria pelo menos chegar ate a oficina, os primeiros metros andou sempre a tremer , mas quase a chegar o senti normal , desisti de ir a oficina e chegue a casa a andar como se nada tivesse acontecido, desliguei , esperei 1 min. voltei a ligar , e normal ! ate agora não o mexi mais.

mas se fosse agua no escape , porque deixou de trabalhar ? e quando trabalhou foi com uma grande falha ? eu acredito que entrou agua na câmara de combustão !! penso eu que não sou mecanico.

Não é complicado, é só retirar aqueles parafusos da tampa e aligeirar aquela abraçadeira do lado direito na foto. O filtro está bom de encontrar depois. Espero que não encontres por aí água.

não consegui tirar a tampa ( não tinha chave ) mas hoje de manha pegou e andou normal , só senti a embraiagem mais rija, se calhar ficou ressequida pela agua.

Mais depressa molhaste o filtro de ar. Se não entrou água em estado líquido para o cilindro estás cheio de sorte, caso contrário podias ter uma despesa das antigas aí...

Para mim é disto que se trata.

Tiveste muita sorte, porque entrar água pela admissão pode dar lugar a trancar um piston e... kabum! Até a cambota costuma sofrer grandes danos com situações dessas...

Voltar
Superior