O peixe que comemos

Vi o documentário de como se faz salsichas, tanto de porco como as de frango, com os restos das carcaças que dantes era lixo ou para fazer rações para o gado e agora é "comida"... deixei de comer salsichas e fiambre...

Depois vi o das vacas, que levam antibióticos e hormonas de crescimento, e mais uma data de coisas.... deixei de comer vaca.

Vi o documentário sobre o "cultivo" de frangos de aviários, que os bichos são criados e monitorizados ao dia para crescer e ganhar peso, com tudo que é antibiótico e hormonas, que muitos morrem e os outros alimentam-se ou então apanham bactérias, que quando do transporte a máquina que os apanham lhes partem as pernas e asas e se mijam e cagam todos uns por cima dos outros.. e claro, baterias por todo o lado.

Depois vi o como se planta a fruta, legumes e cereais, todos transgénicos, que por ex, o tomate tem ADN do salmão para tolerar melhor as temperaturas baixas.. e etc, tudo regado com água de lavar o cu, cheio de pesticidas e a fruta encerada para parecer mais bonita....

Também vi o documentário sobre o sal e açúcar, e as comidas de pacote....

Agora vi o documentário sobre o peixe....

Que raio sobra para comer?!

Qual é o nome desse?

Acabei agora de ver o documentário. Fica-se sempre chocado como é óbvio.

E a ministra da pesca norueguesa? Sim senhor, a ser verdade tudo o que dizem temos ali uma rival à altura dos políticos do sul da europa.

eu sei bem do que essa gaja merecia...

e quando ele lhe foi perguntar aquilo e ela desviou o assunto e dizer que nao sabia nada? tem mesmo ar de ser uma c*****...

Não vejo as tardes da Julia...

"In one large, long-term Danish study, children whose mothers ate the most fish during pregnancy (an average of 14 ounces a week) had better motor and cognitive skills at 6 months and at 18 months than those whose mothers ate little fish. And those whose mothers ate the least fish had the lowest developmental scores."

http://www.babycenter.com/0_eating-fish-during-pregnancy-how-to-avoid-mercury-and-still_10319861.bc

babycenter? [:)][:)][:)] afinal parece que ves o tardesdajulia, mas a versão inglesa! [:)]
o zepovo quando lê algo em ingles acha logo que é uma fonte super credível!

http://edition.cnn.com/2016/02/16/health/fish-pregnancy-childhood-obesity/

http://www.latimes.com/science/sciencenow/la-sci-sn-pregnancy-fish-obesity-20160215-story.html

http://www.reuters.com/article/us-health-pregnancy-fish-diet-idUSKCN0VO226

Mas convém saber ler o que se posta (pun intended)... o zepovo acho que basta botar uns links e passa logo a ter razão, mas esquece-se que convém ler o que dizem os links.

3 artigos, completamente irrelevante para a discussão em causa... NENHUM, vou repetir, NENHUM dos artigos que citas, dizem que "Basta ver que os medicos recomendam que as gravidas não comam peixe (de qualquer tipo) mais que uma vez por semana!"

O artigo do LA times até diz "Women who eat at least 12 ounces of oily fish per week have been shown to give birth to children who have better childhood IQ scores, fine motor coordination, and communication and social skills, along with other benefits." e o da Reuters "Women shouldn’t avoid fish altogether, because it’s a rich source of important nutrients like protein, vitamin D and omega-3 fatty acids – but they shouldn’t overindulge (...) In general, women should eat a variety of types of fish each week (...) "

Mas enfim, continua na tua onda (outro pun intended)...

Última edição:
Estes documentários são muito giros e interessantes mas no fundo só servem para demonstrar que estamos completamente cercados e não temos por onde fugir. Até a dita alimentação biológica tem problemas. Eu tenho um amigo que se dedica à produção de horto-frutícolas e vende tudo a uma cooperativa da região. Ele tem uma parte de produção em regime de agricultura biológica e mesmo assim aparecem contaminações químicas nesses produtos, todas dentro dos limites legais, mas aparecem. São os lençóis freáticos, são as próprias chuvas, o ar, tudo tem algum nível de contaminação. Não há como fugir. Não há forma de alimentar mais de 7 mil milhões de pessoas sem recorrer a isto, infelizmente. Cabe a cada um de nós escolher o menos mau.

Soilent Green e acabam-se os problemas dos 7b de habitantes da terra....

Acabei agora de ver o documentário. Fica-se sempre chocado como é óbvio.

E a ministra da pesca norueguesa? Sim senhor, a ser verdade tudo o que dizem temos ali uma rival à altura dos políticos do sul da europa.
Vi agora o documentário, posso dizer que fiquei chocado e eu já vi de tudo na matéria ou n fosse eu Eng. de Ambiente (por ex. ainda a maioria n sabia o q era a Monsanto, já eu sabia certas maravilhas q por lá se praticavam).
TODOS os que têm filhos deviam de o ver e tirar as suas conclusões.
Que a coisa estava negra na aquacultura eu já o sabia, mas num estado de "capitalismo selvagem" como ali se vê, nem eu estava à espera!!!
Uma vergonha os países nórdicos darem cobertura a uma mer.d@ destas, como o outro diz no documentário, verdadeiramente digno duma máfia siciliana!!! :mad:

Sabem como é que isso muda? Quando se começar a deixar o recado no pingo doce e continente a dizer que só se compra peixe se for apanhado no nosso mar e se a carne for portuguesa, principalmente carne dos açores.
Com o leite, batatas e cebolas a mesma coisa.
O governo nessa matéria não pode interferir, mas nós consumidores podemos. Só se vende se houver procura.

Mas os supermercados vendem peixe capturado em alto mar e carne de vaca que passou a vida ao ar livre a pastar apenas erva natural.
Agora a diferença é que o robalo de alto mar custa 30€/kg e o de aquicultura custa 7€/kg e o bife da vazia normal custa 10€/kg e o da vaquinha que andou a pastar erva natural custa 30€/kg. As batatas que não levaram quimicos absolutamente nenhuns custam 2€/kg e as outras custam 0,30€/kg.

O pior é quando um gajo se habitua a comer os produtos naturais. Eu tenho a sorte de ter um quintal enorme e tenho 2 galinhas para produção de ovos e um galo e planto as minhas próprias batatas. Quando como ovos ou batatas do supermercado vomito-me todo. É que não tem nada a ver o sabor. Mas nada mesmo. Até já experimentei uma vez provar ovos biológicos no supermercado e vão-se lixar. O ovo biológico é redondinho, com uma cor alaranjada, perfeitinho. Como é que isso é possível? Eu não acredito nem nessa porcaria dos "biológicos". Os meus ovos têm um aspecto tosco, todos disformes e a cor não é grande coisa. Mas f**a-se, são mesmo saborosos e deliciosos, coisa que os de supermercado (incluíndo os biológicos) não são.

Mas os supermercados vendem peixe capturado em alto mar e carne de vaca que passou a vida ao ar livre a pastar apenas erva natural.
Agora a diferença é que o robalo de alto mar custa 30€/kg e o de aquicultura custa 7€/kg e o bife da vazia normal custa 10€/kg e o da vaquinha que andou a pastar erva natural custa 30€/kg. As batatas que não levaram quimicos absolutamente nenhuns custam 2€/kg e as outras custam 0,30€/kg.

O pior é quando um gajo se habitua a comer os produtos naturais. Eu tenho a sorte de ter um quintal enorme e tenho 2 galinhas para produção de ovos e um galo e planto as minhas próprias batatas. Quando como ovos ou batatas do supermercado vomito-me todo. É que não tem nada a ver o sabor. Mas nada mesmo. Até já experimentei uma vez provar ovos biológicos no supermercado e vão-se lixar. O ovo biológico é redondinho, com uma cor alaranjada, perfeitinho. Como é que isso é possível? Eu não acredito nem nessa porcaria dos "biológicos". Os meus ovos têm um aspecto tosco, todos disformes e a cor não é grande coisa. Mas f**a-se, são mesmo saborosos e deliciosos, coisa que os de supermercado (incluíndo os biológicos) não são.
Desculpa que te diga, mas há anos que como ovos caseiros, e são iguais a muitos que compro em supermercado. Volta e meia há um ou outro mais claro, mas de resto em aspecto são iguais.

Nota-se sim quando abres o ovo, os caseiros e frescos ficam com a clara muito mais agrupada ao pé da gema e os outros não espalham-se todos.
A cor da gema também é mais intensa nos caseiros.

Também como ovos "da horta" e são bonitos, passavam por ovos de compra (por fora) têm é a gema muito mais vívida. A clara ser mais ou menos consistente depende se são + ou - frescos (recentes).

Sobre o documentário.... um bom trabalho jornalístico. Só queria acrescentar um comentário algo maldoso. É sempre interessante ver ministros corruptos e boas regras da saude serem ultrapassadas em países nórdicos e por motivos gananciosos.

Afinal o cliché dos países do sul trapaceiros e mafiosos em oposição aos imaculados nórdicos não passa disso: um cliché...

Também como ovos "da horta" e são bonitos, passavam por ovos de compra (por fora) têm é a gema muito mais vívida. A clara ser mais ou menos consistente depende se são + ou - frescos (recentes).

Sobre o documentário.... um bom trabalho jornalístico. Só queria acrescentar um comentário algo maldoso. É sempre interessante ver ministros corruptos e boas regras da saude serem ultrapassadas em países nórdicos e por motivos gananciosos.

Afinal o cliché dos países do sul trapaceiros e mafiosos em oposição aos imaculados nórdicos não passa disso: um cliché...

Não, não é um cliché.

São apanhados num esquema de corrupção já são os piores do mundo e equiparados aos países do Sul? Haja bom senso e acima de tudo coerência. Nem 8 nem 80.
Tal como os outros são humanos e também erram.
E claro que também gostam muito de dinheiro [;)]

Quem acredita que não existe corrupção nesses países é que certamente é bastante ingénuo. Não existem sociedades perfeitas.

Nós nadamos em corrupção. Estes meninos brincam à corrupção.

ShakesBeer, eu sei que existem diferenças entre as duas sociedades. Aliás enormes.

Agora eu não considero aquilo propriamente um esquema de corrupção.

Quando o Salmão de Bergen é apregoado por cá em campanhas do governo da Noruega (sim aquela sra já cá esteve) e quando este é alimentado com rações com compostos ilegais... isso não é propriamente corrupção. Vai bem além disso.

Reparem que para além da ração ser produzida com base em pescado do báltico (que ja ninguem come) usam uma substancia da Monsanto que é um pesticida. Pesticida esse cujas quantidades são aferidas e controladas nos vegetais... mas no peixe não... porque supostamente o peixe não contém essa substancia*.

Chamas a isto corrupção? Isto tem muitos nomes. Corrupção não é.

Corrupção é a sra ministra fazer parte do negócio, e isso sim é comparável ao que se faz cá. Promiscuidade. Aos montes nos países do sul, eu já nem ligo, infelizmente.

Os nórdicos nisto da segurança alimentar conseguiram por-se a nível do Vietnam. É obra.

* E a dra que fez o estudo sobre o impacto desta substancia na saúde humana perdeu o emprego... nível: Mafia....

Afinal quem são os meninos aqui?

Última edição:
Tens razão. Quando me referi a corrupção estava só focado na parte da ministra que é sem dúvida corrupção da pura e dura. Uma cabr* essa tipa.

É interessante que o tal investigador norueguês afirma que antes desta ministra a indústria não era assim.
Dá a entender que foi uma máquina muito oleada para colocar lá esta espécie de ser humano e criar todo este esquema degradante.

Quanto à contaminação do peixe e da ração.. é mesmo nojento. Nem tenho adjetivos. É desumano.

Os meus ovos têm um aspecto tosco, todos disformes e a cor não é grande coisa. Mas f**a-se, são mesmo saborosos e deliciosos, coisa que os de supermercado (incluíndo os biológicos) não são.

Tens que te informar, porque deve estar a faltar algo na alimentação das galinhas, e é por isso que não conseguem produzir bem a casca do ovo. Se não me engano acho que basta pores areia lá no galinheiro.

Na perspectiva que me toca a mim, digo que no melhor pano caiu a nódoa. Porque, bem ou mal, preconceito ou não, eu nunca comi Panga. Simplesmente não confiava no peixe de aquicultura daquela zona da ásia. Assim como não compro o camarão vannei.

Agora confiava cegamente nos Noruegueses... sempre comprei Bacalhau e Salmão deles. Essa é a grande desilusão que tenho mesmo. :(

Desculpa que te diga, mas há anos que como ovos caseiros, e são iguais a muitos que compro em supermercado. Volta e meia há um ou outro mais claro, mas de resto em aspecto são iguais.

Nota-se sim quando abres o ovo, os caseiros e frescos ficam com a clara muito mais agrupada ao pé da gema e os outros não espalham-se todos.
A cor da gema também é mais intensa nos caseiros.

Isso depende da ração/milho que dás às galinhas. De nada serve teres galinhas "biológicas" se lhes vais dar milho comprado numa loja. E se as galinhas estiverem presas num galinheiro, isso altera (e muito) o sabor dos ovos.

As minhas galinhas têm um terreno de 2500 m2 onde andam à vontade, livres e têm uma capoeira onde pernoitam (sempre com a porta aberta, nunca estão aprisionadas) e só comem comida que eu próprio produzo, livre de quaisquer porcarias (milho caseiro, ervas, sementes, etc.). A diferença de sabor nos ovos nota-se e muito.

Voltar
Superior