o futuro

Eu acho que voces nao estao a analisar bem a questao.
Isso das maquinas que vocês falam, já existe!
O ponto aqui é quando as maquinas forem mais inteligentes do que nos! Quando elas próprias se repararem e criarem!!

Um futuro totalmente dependente das máquinas assusta. Ainda há um mês tive a experiência de ir levantar o meu cartão do cidadão, que tinha renovado. O atendimento decorria com normalidade e, de repente, falha a rede....deixou de haver internet. A senhora anunciou que não era possível continuar os serviços porque estavam dependentes da internet. Ao que eu disse, que só ia buscar o meu cartão e que poderia facilmente comprovar a minha identidade. A senhora disse que não...tinha de fazer a identificação biométrica (impressão digital). Ao que eu repliquei se não havia nenhum plano alternativo, de contingência, para estes casos....não, não havia! E assim se empancou todo o serviço e se transtornou a vida a dezenas de pessoas...Fiquei logo a pensar; o que aconteceria ao Mundo se a internet desaparecesse de um momento para o outro. Acho que estamos muito longe da plenitude das máquinas e acho que ainda vamos voltar à estaca zero, ou quase, muitas vezes, antes de tal acontecer...é só um feeling.....

Um futuro totalmente dependente das máquinas assusta. Ainda há um mês tive a experiência de ir levantar o meu cartão do cidadão, que tinha renovado. O atendimento decorria com normalidade e, de repente, falha a rede....deixou de haver internet. A senhora anunciou que não era possível continuar os serviços porque estavam dependentes da internet. Ao que eu disse, que só ia buscar o meu cartão e que poderia facilmente comprovar a minha identidade. A senhora disse que não...tinha de fazer a identificação biométrica (impressão digital). Ao que eu repliquei se não havia nenhum plano alternativo, de contingência, para estes casos....não, não havia! E assim se empancou todo o serviço e se transtornou a vida a dezenas de pessoas...Fiquei logo a pensar; o que aconteceria ao Mundo se a internet desaparecesse de um momento para o outro. Acho que estamos muito longe da plenitude das máquinas e acho que ainda vamos voltar à estaca zero, ou quase, muitas vezes, antes de tal acontecer...é só um feeling.....

Nem todas as máquinas precisam de internet. A falha de internet será vista como uma falha de luz no futuro.

A solução para esse mundo tão perfeito ou imperfeito (depende do ponto de vista)..
A concretização de algumas dessas marcas descritas nos vários posts de vários users só poderá ser instituida, aplicando algumas das ideias, tanto do passado, como do tempo mais recente, incluindo o descrito por ex nas pedras da Georgia.
Uma espécie de Roseta stone, com escritos em várias linguas referentes á depopulação da terra, mandada erguer não se sabe bem por quem.

Devia-se começar a pensar bem no assunto.
Quem pensa que as coisas vão melhorar, porque temos a tecnologia, engana-se, com os numeros humanos a aumentar de modo incontrolável, vai haver uma rutura a todos os niveis.

A tecnologia não consegue suportar tudo, muitos indicam o transistor como o item que revolucionou o mundo.
A humanidade sempre viveu sem transistores.

O que revolucionou o mundo não foi o silicio, ninguem se alimenta de silicio.
Sem alimentos a humanidade não teria vingado ou sequer aumentado para numeros que temos hoje.

Foram os fertilizantes quimicos, que permitiram extrair do menos mais por hectare.
Foi essa tecnologia que perpetuou desde a primeira decada do sec passado o aumento continuo de produção de alimentos, habilitando assim mais e mais humanos pudessem ser mantidos sem terem de recorrer a territórios agricolas enormes.

Última edição:
Nem todas as máquinas precisam de internet. A falha de internet será vista como uma falha de luz no futuro.

Compreendo. Mas há alternativas à falha de electricidade (ligas o gerador, acendes um candeeiro a gás ou acendes uma vela).No exemplo que dei, não havia alternativa para a falha da net....esse é o problema e é esse o meu receio. O meu feeling é que a ruptura acontecerá antes de chegarmos a um futuro "maquinal". O crescimento da população é assustador. Quando se falam destes assuntos só me lembro de um velhinho filme, em que entrava o Charlton Heston, Soylent Green...

imagem_K_Simonyi.jpg

De Rerum Natura: EVOLUÇÃO DA CRIAÇÃO CIENTÍFICA E DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA

imagem_K_Simonyi.jpg

Eu cá não estou a ver nenhuma aceleração no desenvolvimento cientifico, bem pelo contrário vejo que cada vez se investe mais para obter um resultado menor.

Última edição:
A mim não me assusta nada, tem sido sempre assim, a maioria dos empregos que requisitava muitos humanos agora necessitam de cada vez menos uma vez que há aposta forma na automação, o grande problema nem é a automação em si, mas sim a velocidade com que está a decorrer. Antigamente havia mais tempo entre o surgimento de uma nova profissão e a automação, ou seja as pessoas podiam ficar desempregadas de um lado mas arranjam emprego noutro, agora o processo de automação está a ser tão rápido que não dá tempo às pessoas de se agarrarem a outra coisa.
O grande mal nisto tudo é que continuamos a ter um sistema de ensino completamente desligado do mundo real e do mercado de trabalho, não há seriedade, como tal a consequência será a formação de desempregados quer porque tiram cursos de encher chouriços ou possuem conhecimentos generalistas. As próximas profissões abater serão certamente os caixas em supermercados, taxistas, lojistas, além das que restam em fabricas por abater ou seja maioria dos serviços que tanta gente empregam podem vir eventualmente a deixar muita gente no desemprego. A solução para contornar o problema passa por obter uma formação adequada ao mercado de trabalho e altamente especializada, porque o conhecimento genérico está condenado a um fim no âmbito das profissões.

A mim não me assusta nada, tem sido sempre assim, a maioria dos empregos que requisitava muitos humanos agora necessitam de cada vez menos uma vez que há aposta forma na automação, o grande problema nem é a automação em si, mas sim a velocidade com que está a decorrer. Antigamente havia mais tempo entre o surgimento de uma nova profissão e a automação, ou seja as pessoas podiam ficar desempregadas de um lado mas arranjam emprego noutro, agora o processo de automação está a ser tão rápido que não dá tempo às pessoas de se agarrarem a outra coisa.<br>
O grande mal nisto tudo é que continuamos a ter um sistema de ensino completamente desligado do mundo real e do mercado de trabalho, não há seriedade, como tal a consequência será a formação de desempregados quer porque tiram cursos de encher chouriços ou possuem conhecimentos generalistas. As próximas profissões abater serão certamente os caixas em supermercados, taxistas, lojistas, além das que restam em fabricas por abater ou seja maioria dos serviços que tanta gente empregam podem vir eventualmente a deixar muita gente no desemprego. A solução para contornar o problema passa por obter uma formação adequada ao mercado de trabalho e altamente especializada, porque o conhecimento genérico está condenado a um fim no âmbito das profissões.

Automatização, invariávelmente traz desemprego, se metes uma máquina a fazer um trabalho ou crias metodos de replicar trabalho feito por humanos, estás a tirar trabalho a esses humanos e por muito que tentes ou consigas formar desempregados nunca conseguirás arranjar trabalho para todos.

O bom disso é que quando chegarmos a uma situação extrema, ou acaba a economia como a conhecemos, exterminam os excessos ou tem que se dar alguns passos atrás em relação a muito metodo produtivo e criativo.

Como não acredito que o mundo financeiro alguma vez vá mudar e muito menos a situação tecnologica actual esteja a olhar para uma evolução tecnologica mais ponderada, acredito que mais cedo ou mais tarde a solução do meio terá de ser iniciada...

Quer conscientemente e por vontade propria do homem, poderia ser um metodo controlado.
Quer numa fase catastrófica que se continuarmos a olhar para o lado, acabará por acontecer, 7 mil milhões, quantos mais destruidores humanos o planeta conseguirá sustentar?...

Última edição:
Voltar
Superior