O Desgoverno da Educação

Os teus posts são muito importantes neste tópico. Porque certamente haverá quem ache que as histórias de pais que se estão borrifando para o que se passa dentro da escola desde que as crianças por lá fiquem são inventadas. Tu és a prova que não são.

Os pais fazem parte da comunidade escolar. E não apenas por ir levar e ir buscar os meninos à escola. Têm o dever, sendo pais preocupados, com tudo o que se passa no interior da escola.

O MEC tem muitos problemas e nenhum deles é o tempo livre das crianças. Talvez não te lembres mas há uns anos (poucos) o horário de saída no 1º Ciclo era às 15h30! Com as AEC's passou para as 17h30. Perante os muitos outros problemas, cabe a toda a comunidade escolar lutar pela sua resolução. Pais incluídos.

Felizmente ainda existem pais que se preocupam. Tanto com filhos no privado como no público. Pais que vêem a escola como componente fundamental na formação do seus filhos e que querem ajudar no que podem para que essa formação seja o melhor possível. E acredito que o número desses pais é superior aos pais que desde que haja baby-sitting nas escolas está tudo bem.

Vou tentar explicar-te de outra forma já que estamos num fórum de carros.

Se eu quero o melhor para o meu filho pago para ele andar de jaguar. Não lhe vou comprar um Fiat panda e andar a reclamar com a marca disto e daquilo e do que poderia ser melhorado.

A escola para mim é a mesma coisa. Simplesmente quero saber o que se passa, preocupo-me com isso, e o que deduzes é errado. O que eu quero é avaliar a escola e conseguir logo uma avaliação positiva sem que eu tenha de os andar a empurrar para melhorar.

A tua ideia é que eu nem me preocupo. Nada mais errado. Eu quero é no âmbito dessa preocupação ter uma intervenção mínima do lado da escola. Isto acontece no privado, mas pagasse para isso.

Muitos pais andam na luta por ter professores. Eu quero andar na luta pela excelência da aprendizagem. Não me quero preocupar com recursos ou horários.

Deixo aqui uma entrevista muito interessante ao conhecido pediatra Mário Cordeiro. Embora algumas coisas não se identifiquem com o que aqui vem sido discutido, aparecem aspectos salientados que vale a pena reflectir. Nomeadamente a questão difícil da sociedade/educação, a importância da variedade de experiências e conhecimentos e a absoluta necessidade da educação em casa.

Vejam que vale a pena.
Rádio Comercial - Mário Cordeiro no PRIMO

A questão é que o que é os pais (importantes intervenientes na comunidade escolar) estão dispostos a fazer para mudar?

Não levarás a mal certamente, mas isto é um dos problemas na educação no nosso país.

"A mim não me afecta, menos mal" ou o "ainda dá para desenrascar". Não dá, não pode e não aceito: assim deveria ser a reacção dos pais.

No início do ano lectivo e a propósito da confusão das colocações escrevi isto neste tópico. E recupero isto porquê? Por isto:

Em causa estão 11 colégios de ensino especial, dos quais oito são associados da Aeep e acolhem cerca de 700 crianças e jovens com necessidades educativas severas. Segundo a associação, o MEC deve aos seus associados 1,2 milhões de euros, referentes aos serviços educativos, alimentação e transportes prestados desde Setembro de 2014.
Colégios de ensino especial reabrem mas ainda sem dinheiro - PÚBLICO

Alunos sem aulas ao contrário dos colegas, professores e funcionários com salários em atraso, fornecedores sem receber... Onde está a indignação dos pais? Onde está a indignação dos pais que se indignavam no início do ano? Não está porque o filho está ocupado durante o dia, logo não há problema...

Não é O problema na educação mas é um dos problemas.

Para se perceber melhor esta situação, o MEC deve 1,2M€. Desde que este ministro assumiu a pasta, o orçamento para os seus gabinetes aumentou 1 376 162€. A diferença foi de menos de 2,9M€ para mais de 4,2M€. Mais do que os 1,2M€ devidos.

Seria importante, mesmo fundamental, que os pais assumissem também o seu papel na educação.

Ontem, na TVCine2 deu um documentário sobre o bullying. Recomendo.

Um tema complicado, muito difícil de gerir.
Mas que indirectamente alerta para a necessidade da união de todas as partes no processo educativo.

No início do ano lectivo e a propósito da confusão das colocações escrevi isto neste tópico. E recupero isto porquê? Por isto:

Colégios de ensino especial reabrem mas ainda sem dinheiro - PÚBLICO

Alunos sem aulas ao contrário dos colegas, professores e funcionários com salários em atraso, fornecedores sem receber... Onde está a indignação dos pais? Onde está a indignação dos pais que se indignavam no início do ano? Não está porque o filho está ocupado durante o dia, logo não há problema...

Não é O problema na educação mas é um dos problemas.

Para se perceber melhor esta situação, o MEC deve 1,2M€. Desde que este ministro assumiu a pasta, o orçamento para os seus gabinetes aumentou 1 376 162€. A diferença foi de menos de 2,9M€ para mais de 4,2M€. Mais do que os 1,2M€ devidos.

Seria importante, mesmo fundamental, que os pais assumissem também o seu papel na educação.

É de borla os pais querem lá saber...
Eu acho piada é a isto, esses colégios privados têm 80% dos alunos pagos pelo MEC e os restantes pela SS, depois quando o único cliente que têm que no fundo é o Estado, falha pagamentos, ficam-se a chorar que não têm dinheiro para mais nada. Mais uma vez a mania de criar empresas mesmo que privadas que pertencem ao Estado ou dele dependem exclusivamente. O Governo que obrigue os meninos a ir para uma alternativa pública que os pais começam já a dar de si.

http://lifestyle.sapo.pt/familia/no...m-missa-nas-escolas-se-nao-prejudicarem-aulas
O presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais admitiu esta sexta-feira a realização de missas durante o horário letivo nas escolas públicas, caso estas não prejudicarem a atividade educativa e desde que o ministério investigue eventuais discriminações.
Jorge Ascensão reagia assim, em declarações à agência Lusa, à denúncia, divulgada hoje no Jornal de Notícias (JN), da Associação República e Laicidade de que “há escolas públicas, principalmente no norte do país, a realizar missas durante o horário letivo".

Aleluia! Haja alguém a fazer alguma coisa pare melhorar o estado do ensino em Portugal. Defendo ainda a recolocação de todas as fotos do Salazar nas salas, bem como a obrigatoriedade em iniciar o dia com o Hino Nacional![kiss]

[:vm)][:vm)][:vm)]

http://lifestyle.sapo.pt/familia/no...m-missa-nas-escolas-se-nao-prejudicarem-aulas

Aleluia! Haja alguém a fazer alguma coisa pare melhorar o estado do ensino em Portugal. Defendo ainda a recolocação de todas as fotos do Salazar nas salas, bem como a obrigatoriedade em iniciar o dia com o Hino Nacional![kiss]

[:vm)][:vm)][:vm)]
Por acaso, há tanta coisa pior que isso nas escolas, que sinceramente se isto for verdade (que duvido), não olho com maus olhos.
Aos jovens de hoje falta educação, civismo, respeito, esforço, enfim uma série de valores, e este é um problema que já vem de muitos pais.
Acho que há problemas mais graves para se perder tempo do que este que nem considero um problema.

Por acaso, há tanta coisa pior que isso nas escolas, que sinceramente se isto for verdade (que duvido), não olho com maus olhos.
Aos jovens de hoje falta educação, civismo, respeito, esforço, enfim uma série de valores, e este é um problema que já vem de muitos pais.
Acho que há problemas mais graves para se perder tempo do que este que nem considero um problema.

Se querem promover a educação, respeito e civismo, dêem aulas de civismo.

Voltar
Superior