Tópico interessante!
No meu caso é simples, se tivesse € com fartura, nem uma nem outra, nunca mais tinha carro em meu nome. Era renting mesmo particular, sem preocupações e todos os anos (depende do contrato que eu quisesse..) andava com carro novo.
Nunca tive carro novo, mas claro que gostava.
Se eu fizesse milhares de kms, comprava novo. Agora, dar 30k€ (números redondos) por uma carrinha segmento C, nova, daqui a 10 anos ter 150-200k€ e valer 5k€?! Não obrigado!
Compro usado, 2-4 anos, dependendo do caso/anos, por metade desses 30k€, com menos de 100kkm.
Uma coisa estou vacinado, usado é tudo igual, pode é vir da rent a car, leasing, renting, Uber....
Mas sem ser destas origens, onde se arranja usados???

O meu pai à 20 anos acreditava na história da velhinha que só andava ao fim de semana.
O carro para mim é uma coisa descartável.
Não tenho garagem, passa o dia ao sol, chuva, sofrer bate portas nos estacionamentos da cidade, para eu fazer o meu desporto e não ter de trocar de roupa para entrar no carro. Está lá para me servir, ponto!
Claro está, não é sinônimo de não cuidar. Manutenção, as suas limpezas, etc. Mas não vou andar 3 km quando vou para a praia só para deixar o carro à sombra, ou a todo o santo domingo puxar o lustre ao carro.
Mete-me confusão pessoas terem carros mais caros que as suas próprias casas.
É só a minha opinião e vale zero.