Não estive lá nesse dia... Edificio AUSTRAL

citação:Originalmente colocada por djmllp

Se a ordem dos Eng. não for cooperativista, suspende o Sr. até se fazer um inquérito a apurar todas as responsabilidades e depois tira-lhe a carteira profissional e o senhor que vá assar frangos, se não sabe assumir responsabilidades.

Cliente:Desculpe foi o sr. que assou este frango?

sr. eng.:Eu ?? Não!! Não estive lá, não sei de nada!

[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

ar156ob4.gif

Uma noticia referente a este edificio já apelidado de Torre de Pisa Algarvia.

Moradores assustados com edifício inclinado

Adélia, de 76 anos, já não tem "idade nem saúde" para tanta ansiedade. A senhora, que vive sozinha num dos 28 apartamentos do edifício Austral, em Quarteira, já apelidado de "Torre de Pisa algarvia", devido à rotação de meio grau que sofreu em relação à vertical, receia pela sua segurança, garantindo que nunca se sentiu tão "nervosa" em toda a sua vida.

Um sentimento partilhado sobretudo pelas oito famílias que vivem em permanência no prédio de sete pisos (as restantes são segunda habitação), que o engenheiro civil que em Abril de 2006 fez uma peritagem ao prédio a pedido da Câmara Municipal de Loulé, Carlos Martins, alivia ao garantir que "o movimento registado no prédio está estabilizado".

"Sob o ponto de vista de protecção civil, se eu tivesse verificado que o edifício continuava a mexer-se, informaria o presidente da câmara, que de imediato mandaria evacuar o edifício", disse ao DN, adiantando que, de qualquer forma, a autarquia "vai tirar a prova dos nove com a monitorização do edifício". Com efeito, ontem de manhã, uma equipa de uma empresa especializada no estudo de estruturas, "tomou de assalto" o Austral, para fazer o levantamento das características do prédio, cujas fundações assentam em areias, água e lodo. "Vamos verificar se há assentamentos, rotações ou deslocações em vários sentidos, gravando ângulos e distâncias", explicou um dos técnicos ao DN.

Medições dos técnicos

O trabalho de avaliação dos técnicos, para Carlos Martins, deverá estar pronto dentro de um ano. É que, justificou, "no âmbito da monitorização do edifício, a geometria do mesmo é tirada à décima de milímetro".

"Os técnicos vão fazendo medições de dois em dois meses para detectarem, num prazo de um ano, se houve ou não movimentos", adiantou. Até lá, asseverou, "os moradores podem ficar descansados quanto à segurança do prédio", construído em 2000.

Medidas "urgentes"

Uma garantia que não descansa, contudo, totalmente, as famílias do Austral, situado na Rua da Alagoa, no centro da cidade. É que, a expensas dos condóminos, dois estudos já foram realizados, um por uma empresa particular de sondagens, o outro, posterior, por uma equipa dos serviços de engenharia civil do Instituto Superior Técnico (IST), que concluiu que "os movimentos continuam presentemente a ocorrer", recomendando, por isso, "medidas urgentes que estabilizem os assentamentos", sob pena de o problema evoluir para "uma situação de risco".

Carlos Martins critica os seus colegas do Instituto Superior Técnico por terem concluído que "não é só o Austral que está a mexer, mas também todos os restantes edifícios da zona". "Os argumentos técnicos do estudo não valem nada e esta é uma boa forma de lançar o pânico infundado em Quarteira", argumenta ainda aquele perito.

Diário de Referência

Já agora uma deliberação da Camara Municipal de Loulé

Reunião Ordinária - 19 de Abril de 2006
Deliberação 29:

Assunto:
Vistoria de Dificiências ao Edificio "Austral" sito na Rua da Alagoa Lote A - Quinta do Romão - Freguesia de Quarteira - Pretensão de: Fernando Mendes de Carvalho - Entrª - 1604/06 - Procº - 21/06

Deliberação:
A Câmara deliberou, por unanimidade e em minuta, dar conhecimento do Auto de Vistoria e relatorio preliminar do perito contactado pela CML ao requerente, para os efeitos previstos nos artigos 100º e 101º do Código do Procedimento Administrativo. - adoptar as recomendações constantes do ponto 4 do relatório preliminar do perito, sem prejuizo de tomar medidas que se justifiquem face ao resultado da monotorização a efectuar.

citação:Originalmente colocada por AMGfan

citação:Originalmente colocada por neoxic

Um familhar meu empreiteiro tem 1 engenheiro que recebe 200€ por mês para fazer o mesmo q este gajo ou seja: enviar todos os meses um recibo verde e assinar não sei o q... Esse pirata, opps ENGENHEIRO depois tem outros qts empreiteiros onde faz basicamente a mesma coisa...

Em termos práticos qq pessoa com a 4º classe que saiba assinar e contar tem mais do que habilitações para ser engenheiro civil... Não sei pq é que são obrigados a andar na sei qts anos na universidade...

Asneira do principio ao fim[:o)]

A serio não sabes do que estás a falar...;)

Julgo que a única asneira que está aí (e não estou seguro) é que há um nº limite de "alvarás" q o engº pode ter... É aí que está a asneira? O resto é tudo verdade!

:D

Ok,o gajo não estava lá nesse dia...mas uma obra dessa envergadura,alem de um director técnico,que por exemplo na minha empresa também raramente vai as obras...mas existe o director de obra,um Engº Civil que está mais abaixo na hierarquia da empresa,que está lá caidinho na obra todo o santo dia...fora isso,e dada a envergadura da obra teriam de existir preparadores e medidores e todos estes deixaram passar isto em claro?Muito estranho no minimo...as vezes é o que dá...escolher os orçamentos mais baixos...BARRACA!!!!

citação:Originalmente colocada por hazakis

.mas existe o director de obra,um Engº Civil

Escreve-se "engº civil" com letra minúscula.
A maiúscula só tem sentido qd a seguir a ao título há um nome: ex: Engº Fulano Tal. E mesmo assim é apenas por cortesia…
;)

Voltar
Superior